Veja como as lagoas de Tatajuba deixam Jericoacoara mais especial

6 minutos para ler

Que Jericoacoara é incrível, ninguém duvida disso. No entanto, o pequeno paraíso do litoral cearense reserva atrações próximas, muitas vezes desconhecidas por grande parte dos turistas que o visitam. As magníficas lagoas de Tatajuba são um exemplo perfeito disso. Um verdadeiro oásis que permite refrescantes banhos de água doce bem pertinho do mar.

Se você  procura por pacotes de viagens para conhecer Jeri e quer explorar cada cantinho especial que esse destino oferece, fique com a gente e leia o artigo até o final. Trouxemos dicas imperdíveis para você aproveitar o que tem de melhor por lá. Acompanhe!

O que as lagoas de Tatajuba têm que os outros lugares não têm?

Sabemos que todo o Nordeste esbanja cenários incomparáveis a qualquer outra região do Brasil e do mundo. Mas, sinceramente, em Tatajuba, a natureza caprichou e a impressão que dá é que tudo foi desenhado pelo melhor dos artistas. A paisagem, de fato, é uma pintura exuberante e, por isso, deixa tanto turista de queixo caído.

O local é formado por um pequeno vilar de pescadores, que foi soterrado pela areia e reconstruído na outra margem do rio. Por ser uma vila litorânea, a praia banha sua costa, porém, essa não é a única forma de refrescar seus moradores e visitantes. Afinal, as lagoas de Tatajuba são um dos atrativos mais procurados por quem visita a região e não é à toa.

São verdadeiras piscinas de águas verdinhas e bem calmas, rodeadas por vegetação nativa e por enormes dunas de areia branca, o que torna o lugar um verdadeiro oásis. Um passeio perfeito tanto para famílias, amigos, mochileiros ou casais apaixonados. Para adiantar sobre o que você pode conhecer e explorar por lá, separamos algumas dicas importantes nos próximos tópicos. Confira!

O que dá para fazer em um passeio até as lagoas de Tatajuba?

As lagoas de Tatajuba já fazem parte do roteiro de muita gente que visita Jericoacoara. Sem dúvidas, o que não faltam são atrativos para conhecer e muita aventura para encarar por todo o caminho.

Por isso, antes de fazer as malas e embarcar para o paraíso, veja algumas das opções de lazer que você pode aproveitar por lá!

Passeio de bugre

Basicamente, esse passeio é o que vai definir o roteiro da região pelas lagoas de Tatajuba. Afinal, por todo o caminho, é possível parar para mergulhos, se deliciar com a gastronomia local e observar e curtir a natureza. Porém, muito além disso, o passeio em si, permite sentir aquele vento no rosto e o frio tomar conta da barriga ao descer e subir as dunas.

Simplesmente, um passeio imperdível por cenários incríveis — que veremos nos próximos tópicos — para pessoas de qualquer idade.

Mangue Seco

A primeiro atrativo do circuito das lagoas de Tatajuba é pela incrível praia de Mangue Seco. São cerca de 5 km apenas de Jericoacoara e, desde o início do trajeto, a paisagem começa a chamar a atenção. São árvores secas e com galhos retorcidos que compõem o cenário um tanto quanto diferente para as demais praias vizinhas.

Alguns locais apelidaram o atrativo de cemitério de árvores, mas com toda a certeza, o que não falta ali é vida… e muita! Nessa mesma parada, é possível curtir um passeio de barco pelo rio Camboa, no qual os turistas conseguem ver, de perto, os cavalos-marinhos que habitam e colorem o local.

Esse pequeno tour é cobrado aos visitantes que se interessam em observar os pequenos animais e os preços são praticamente simbólicos, ou seja, um passeio realmente imperdível!

Travessia do Rio Guriú

A próxima parada é a praia do Rio Guriú. Dali, já dá para sentir um pouco do que o restante do passeio reserva. Nesse ponto, o bugre sobe em pequenas balsas para chegar ao outro lado da margem. Mas não pense que você assistirá tudo isso de longe, pois também acompanhará e, se preferir, de dentro do veículo.

Para dar aquele ar ainda mais “roots”, as embarcações não contam com nenhum tipo de mecanismo para a travessia. É tudo baseado na força e experiência dos barqueiros que utilizam apenas troncos e braços para remar. Aguarde, pois o melhor ainda está por vir!

Velha e nova Tatajuba

De um lado uma vila soterrada e algumas histórias de moradores locais mais antigos. Do outro, uma nova Tatajuba ganha forças com o turismo local e permite o ganha-pão de um povo incrivelmente receptivo. Uma oportunidade única de provar sabores, sentir a vibe daquela vida simples e bater um papo com pessoas que conhecem cada canto desse paraíso.

O roteiro pelas lagoas de Tatajuba envolve muito mais do que cenários e paisagens. Além disso, o contato com a história dos locais também é obrigatório por lá.

Passeio pelas dunas

Ver toda a imensidão de areia dá a impressão de que o passeio não terá fim — quem dera! O fato é que as dunas parecem ultrapassar a linha do horizonte e se assemelham aos grandes desertos que vemos em filmes e novelas por aí. Nada mal para quem ama uma aventura, não é mesmo?

A Duna do Funil é uma dessas imensas montanhas que convidam o turista a se aventurar por essa incrível paisagem. Além do bugre, o famoso skibunda — esporte tipicamente nordestino — também pode ser praticado por lá, ao alugar uma prancha com um dos vendedores.

Mergulho nas lagoas

Entre os morros de areia, eis que surgem os espelhos d’água . As famosas lagoas de Tatajuba se espalham por esse deserto cearense e, debaixo daquele sol, convidam — para não dizer que obrigam — um belo banho refrescante em suas águas claras e calmas.

A chamada Lagoa da Torta é mais conhecida e estruturada. Pode ser uma parada para aproveitar e matar a fome em uma de suas barracas ou, se preferir, descansar em alguma rede dentro d’água, que fica à disposição para aluguel.

Enfim, essas foram algumas dicas sobre as lagoas de Tatajuba. Sem dúvidas, um passeio imperdível e que completa, ainda mais, o seu roteiro por Jericoacoara. Vale lembrar que, a recomendação é realizar todo o trajeto com uma agência de turismo de aventura renomada, de referência e que conte com uma estrutura de veículos, embarcações e guias de primeira linha. Assim, você curte e não se preocupa com a segurança e conforto!

Curtiu? Quer mais algumas dicas de roteiros em Jericoacoara? Então conheça outros imperdíveis passeios na região e prepare-se para a maior aventura de sua vida!

Você também pode gostar

4 thoughts on “Veja como as lagoas de Tatajuba deixam Jericoacoara mais especial

Deixe um comentário