Porto das Barcas: Onde Fica, Quando Ir e O Que Fazer?

porto das barcas
6 minutos para ler

Já imaginou caminhar pelas ruas de um lugar que testemunhou o auge do comércio de um dos maiores deltas do mundo — o Delta do Parnaíba? O Porto das Barcas, em Parnaíba, proporciona essa experiência. 

Construído no século XVIII, ele foi o coração econômico da cidade. Hoje, é um museu ao ar livre, onde ruínas de antigos armazéns contam a história de um passado próspero.

Ou seja, esse é o lugar perfeito para quem busca uma ‘’viagem no tempo’’ e uma imersão na cultura local. Você se identificou? Então, continue a leitura e saiba mais detalhes sobre o Porto das Barcas, como:

  • Onde fica o Porto das Barcas?
  • Qual é a história do Porto das Barcas?
  • Quem construiu o Porto das Barcas?
  • O que fazer no Porto das Barcas?
  • Quando ir para o Porto das Barcas?

Onde fica o Porto das Barcas?

O Porto das Barcas fica na Parnaíba (PI). Mais especificamente, ele está localizado na beira do rio Igaraçu, bem pertinho da ponte que liga a cidade à Ilha Grande de Santa Isabel. Inclusive, a Ilha Grande de Santa Isabel é a porta de entrada para o Delta do Parnaíba.

Por esses motivos, é fácil achar o Porto das Barcas. Afinal, esse é um ponto turístico bastante conhecido. Então você pode perguntar para qualquer pessoa local e com certeza eles vão te indicar o caminho certo.

Qual é a história do Porto das Barcas?

O Porto das Barcas é um símbolo da história, da cultura e da identidade de Parnaíba.

Coração econômico da cidade

Imagine um tempo em que Parnaíba era um dos portos mais movimentados do Brasil. No início do século XX, o Porto das Barcas era o coração da cidade, pulsando com a energia do comércio. 

Assim, grandes armazéns foram construídos para guardar itens valiosos, como a cera de carnaúba e o babaçu. Estes viajavam para a Europa em navios, levando a fama de Parnaíba para o mundo todo.

Crise do mercado internacional

A prosperidade era grande, e a cidade vivia um momento de grande desenvolvimento. Mas, nem tudo são flores: a partir da década de 1940, com a crise do mercado internacional, o Porto das Barcas começou a perder sua importância. Os navios deixaram de chegar, e o lugar passou a ficar mais quieto.

Patrimônio Histórico e Cultural do Brasil

Mas a história não para por aí! Mesmo com o passar dos anos, o Porto das Barcas continua sendo um lugar muito especial. Em 2008, ele foi reconhecido como um patrimônio histórico e cultural do Brasil. Isso enfatiza para todos a sua importância para a história de Parnaíba e do nosso país.

Atualmente

Hoje, o Porto das Barcas é um convite para uma viagem no tempo. Ao visitar o local, você pode sentir a energia do passado, admirar a arquitetura dos antigos armazéns e entender como a cidade se desenvolveu. Com isso, você pode descobrir um pouco mais sobre a cultura e o povo de Parnaíba.

Quem construiu o Porto das Barcas?

O Porto das Barcas foi construído por um conjunto de eventos e pessoas que moldaram a história da região. Porém, o grande impulsionador do comércio e desenvolvimento foi Domingos Dias da Silva

Isto é, ele chegou de Portugal com uma grande fortuna e se estabeleceu na região. Assim, com a ajuda de outros moradores e comerciantes, Dias da Silva:

  • construiu armazéns – para armazenar os produtos que seriam exportados para a Europa, como a cera de carnaúba e o babaçu;
  • incentivou o comércio – atraindo cada vez mais navios para o porto e impulsionando a economia local;
  • construiu uma capela – dedicada a Nossa Senhora de Mont Serrat, demonstrando sua fé e contribuindo para a vida religiosa da comunidade.

O que fazer no Porto das Barcas?

Ao chegar no Porto das Barcas, você pode fazer as seguintes atividades:

  • visitas lojas de artesanato local – encontre peças únicas e autênticas, como artesanato em cerâmica, peças em palha e trabalhos em madeira;
  • galerias de arte – conheça o trabalho de artistas locais e admire as diversas manifestações artísticas da região;
  • restaurantes – experimente a culinária típica do Piauí, com pratos saborosos e ingredientes frescos;
  • eventos culturais (a depender da época do ano) – é o caso de feiras de livros, feiras de artesanato, bazar etc;
  • Museu do Mar do Delta do Parnaíba – o espaço mostra a fauna e a flora local, conta a história do Delta e da população ribeirinha da região;
  • Parque das Ruínas – localizado ao lado do Museu do Mar, é o local onde você conhece as ruínas do antigo porto e se aprofunda na história da região.

Quando ir para o Porto das Barcas?

Você pode ir para o Porto das Barcas nos meses de julho, agosto, dezembro e janeiro, período de alta temporada e com maior movimentação turística. Durante a noite, o porto também está mais movimentado, com alguns bares próximos abertos e com música ao vivo. 

Porém, se preferir a baixa temporada — quando a cidade está mais tranquila e os preços mais convidativos — os meses de março a maio são ideais. Nessa época, o clima é mais chuvoso, mas a paisagem se torna ainda mais exuberante, com a vegetação mais verde. 

Conheça o Porto das Barcas com a Eco Adventure

O Porto das Barcas oferece uma experiência que combina passado e presente. Ao visitar, você encontrará lojas de artesanato e galerias de arte, além da culinária típica do Piauí e eventos culturais que celebram a identidade local. Então, quer embarcar nessa jornada? Para tornar a viagem ainda mais especial, oferecemos pacotes com o melhor custo-benefício para o Porto das Barcas. Acesse o nosso site e fique por dentro!

Você também pode gostar