Em busca de um paraíso? Conheça a praia de Carnaubinha

6 minutos para ler

Enfim, as férias estão chegando. Você está em busca de locais e pacotes interessantes e tranquilos para conhecer? Pois Carnaubinha é uma boa opção para isso!  Aliás, todo o litoral do estado é bastante atrativo.

Embora não seja tão movimentado quanto outros locais famosos do nordeste, ele também conta com infraestrutura de hotéis, belas praias e opções de lazer à diferentes preços. Quer saber mais sobre a Praia de Carnaubinha para incluí-la em seu roteiro da próxima viagem? Então, continue a leitura e confira as dicas que separamos para você!

Principais características do litoral piauiense

O estado do Piauí tem paisagens muito diversas que encantam e surpreendem os turistas, desde cachoeiras a dunas, praias etc. Um dos principais atrativos dessa região é o Delta Parnaíba, que tem uma beleza exuberante e rica biodiversidade.

O litoral piauiense é o menor do Brasil. Ele tem apenas 66 km de extensão, distribuídos em 4 cidades: Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Parnaíba e Luís Correia. Essa dimensão, no entanto, é compensada por praias com lindas paisagens! E um dos melhores destinos para quem quer curtir essas praias piauienses é Luís Correia.

O município é pequeno (tem cerca de

,,,,

 30 mil habitantes), mas conta com boa infraestrutura para receber os turistas. Por esse motivo, inclusive, o número de pessoas na região aumenta bastante durante a alta temporada ou em feriados prolongados.

As praias mais procuradas são a Atalaia, que tem boas opções de restaurantes e hotéis, e a Praia do Coqueiro, conhecida por seus recifes de corais. Mas ainda há outros destinos que também merecem a visita, a exemplo de Carnaubinha, Praia do Arrombado, Peito de Moça e Maramar.

Diferenciais da Praia de Carnaubinha

Carnaubinha é um ótimo destino para quem busca tranquilidade durante as férias. Você quer passar horas de relaxamento, curtindo o sol, o mar e a paisagem em um ambiente reservado? Então, esse é o local perfeito!

Sua paisagem é formada pela água calma em tom esverdeado, além das pedras, corais e piscinas naturais. Há também a carnaúba, que lhe dá o nome, uma palmeira característica do semiárido do nordeste.

Essa praia fica a cerca de 20 km da Praia do Atalaia, entre as praias do Arrombado e de Macapá — você pode chegar de carro pela rodovia PI-116 ou contratar um serviço de transfer. Para hospedagem, o Carnaubinha Praia Resort é a opção. Ele oferece boa infraestrutura para o turista, com piscina adulta e infantil, bar, restaurante, passeio de catamarã, entre outras comodidades.

Dicas para o roteiro da viagem

Como falamos acima, Carnaubinha fica entre as praias do Arrombado e do Macapá, então, vale a pena programar passeios para esses locais. Na primeira, é possível observar vegetação de mangue e canais de água salgada. Já na segunda você encontra a foz do rio Macapá, que forma uma linda paisagem.

Ainda outro lugar para incluir no roteiro é a Árvore Penteada, um dos pontos turísticos da região. Ela fica próxima à estrada principal e recebe a visita de muitos turistas, que aproveitam a característica diferenciada do tronco e da copa para tirar muitas fotos.

– O que comer em Carnaubinha?

A praia de Carnaubinha conta com a peculiar e marcante gastronomia do tempero piauiense.

Isso significa que o destaque da região é a queridinha carne de sol, presente em vários pratos, como no arroz Maria Isabel, na paçoca, no escondidinho e muito mais. 

Outro prato muito comum da região é a galinha d’Angola que também acompanha diversos pratos, como o arroz com capote, a galinhada, o creme de galinha e afins.

No mais, podemos citar como outros pratos típicos do Piauí e de praia de Carnaubinha:

  • Maria Isabel
  • Carne de sol
  • Bolo de Goma
  • Baião de dois
  • Cajuína
  • Galinha Caipira
  • Arroz com capote
  • Panelada Piauiense
  • Beiju de goma
  • Paçoca
  • Bode assado
  • Carneiro
  • Sarapatel.

– Onde ficar na praia de Carnaubinha?

Na praia de Carnaubinha você pode ficar hospedado em pousadas e hotéis da região ou em espaços disponibilizados pelo Airbnb.

– O que fazer na praia de Carnaubinha?

Na praia de Carnaubinha, você deve desfrutar dos deliciosos pratos da culinária piauiense, conforme indicamos acima, principalmente se você não mora no nordeste brasileiro. 

Além disso, curta a praia e as belezas naturais que estão ao seu redor com um banho de bar revigorante, acompanhado de um banho de sol para pegar um bronzeado!

Reserve também um tempinho em sua estadia para assistir o nascer e pôr do sol na praia de Carnaubinha.

Melhores passeios no litoral piauiense: confira

Abaixo separamos passeios no litoral piauiense para quem viaja em família, em lua de mel e até mesmo para os aventureiros mochileiros. Confira! 

– Passeios com a família

Para quem vai para o litoral piauiense com a família, a nossa indicação é o tradicional passeio no Delta do Parnaíba.

Ele é feito em barcos grandes com capacidade para 70 e até mesmo 150 passageiros.

Esses barcos saem do porto de Tatus, em Ilha Grande, e fazem um roteiro deslumbrante no Delta do Parnaíba, possibilitando que você e a sua família conheçam Ilhas e façam paradas para tomar um banho em dunas.

Além do mais, esses passeios tem incluso o almoço e lanche para vocês não se preocuparem com nada, apenas com a diversão! 

– Passeios para lua de mel

Para casais em lua de mel, a nossa indicação é o passeio Revoada dos Guarás, que pertence ao roteiro Delta do Parnaíba.

A diferença é que ele é feito em lanchas rápidas e para grupos pequenos, de 4 até 20 pessoas.

Neste passeio, você e o seu par usufruem de paradas para banho para apreciar as Dunas no Delta do Parnaíba, finalizando à tarde com uma vista de quando os pássaros de coloração vermelha, conhecidos como Guarás, vão para a ilha do Delta se recolher para dormir.

A visão que vocês terão é de um céu vermelho, que é a cor desses pássaros,  acompanhado de um pôr do sol incrível! 

Mochileiros na praia de Carnaubinha

– Mochileiros na praia de Carnaubinha

Por fim, aos mochileiros, a nossa indicação de passeio é o quadriciclo pelos lençóis piauienses.

Os lençóis piauienses estão localizados o município de Luís Correia e são repletos de dunas de areia branca e lagoas de águas cristalina

O passeio pode ser feito pilotando um quadriciclo ou a bordo em uma Hilux jardineira que comporta até 10 pessoas.

 

Pensando em fazer a Rota das Emoções? Conte com a EcoAdventure.

Conclusão

Enfim, essas foram as nossas dicas sobre a Praia de Carnaubinha! Sem dúvida, o estado do Piauí tem diversos atrativos, e esse é mais um local interessante para incluir no seu roteiro, aproveitar dias de lazer e descanso e apreciar uma linda paisagem.

Então, gostou das nossas dicas? Se ficou interessado em programar uma viagem ao Piauí, aproveite para conferir tudo o que você precisa saber sobre o assunto!

Você também pode gostar

10 thoughts on “Em busca de um paraíso? Conheça a praia de Carnaubinha

  1. I loved you even more than you’ll say here. The picture is nice and your writing is stylish, but you read it quickly. I think you should give it another chance soon. I’ll likely do that again and again if you keep this walk safe.

  2. Rastreador de teléfono celular – Aplicación de rastreo oculta que registra la ubicación, SMS, audio de llamadas, WhatsApp, Facebook, fotos, cámaras, actividad de Internet. Lo mejor para el control parental y la supervisión de empleados. Rastrear Teléfono Celular Gratis – Programa de Monitoreo en Línea.

  3. La mejor aplicación de control parental para proteger a sus hijos – monitoriza en secreto GPS, SMS, llamadas, WhatsApp, Facebook, ubicación. Puede monitorear de forma remota las actividades del teléfono móvil después de descargar e instalar apk en el teléfono de destino.

Deixe um comentário