Tire suas dúvidas sobre flutuação no Rio Formiga em Cardosa

6 minutos para ler

Que o Maranhão é repleto de belezas naturais nós já sabemos, mas são tantos atrativos que alguns podem passar despercebidos dos turistas. Por exemplo, você já ouviu falar na flutuação no Rio Formiga? A atividade é realizada no município de Barreirinhas, mais precisamente no povoado de Cardosa. Com água cristalina, cercado de palmeiras de buritis e correnteza leve, o rio faz a alegria dos turistas.

Quer saber como chegar lá e os detalhes do passeio? Então continue a leitura!

Como chegar

O povoado de Cardosa fica a, aproximadamente, 1 hora de distância de Barreirinhas. O percurso é realizado por veículos com tração 4X4 — jardineiras —, pois a estrada alterna entre asfalto, via secundária e trilhas. As saídas acontecem pela manhã e o tempo total do passeio dura 4 horas.

Para otimizar o tempo, vale a pena unir dois passeios no mesmo dia. A flutuação no Rio Formiga e os Lençóis Maranhenses, por exemplo.

Características

O Rio Formiga tem características totalmente diferentes dos demais rios da região, por isso ele é ideal para a prática da flutuação. A fauna, a vegetação e a transparência da água são os principais destaques do lugar.

Você pode avistar pássaros e macacos durante o percurso enquanto admira as margens com palmeiras e vegetação do bioma cerrado.

Esse é um ótimo passeio tanto para quem viaja sozinho quanto para quem viaja acompanhado. Com amigos e com a família fica mais divertido ainda, pois o lugar é um verdadeiro parque aquático natural. Rende belas fotos!

Como funciona a flutuação no Rio Formiga

Ao chegar na comunidade de Cardosa, os visitantes são recepcionados pela comunidade local. Em seguida, recebem coletes salva-vidas, boias e instruções para realizar a descida com segurança. Apesar do cuidado, não há nenhum risco. A flutuação é recomendada para todas as idades.

Também chamada de boia-cross, a atividade é muito comum no local. Além dos turistas, você vai encontrar muitos nativos se divertindo no local. O rio tem águas cristalinas de cor esmeralda. Já a boia é feita com câmaras de ar de pneus de caminhão. Vale lembrar que a correnteza é leve e o rio não é fundo. Ou seja, diversão garantida!

A descida percorre 3 km do rio e dura aproximadamente 1 hora e 20 minutos, com direito a um banho de rio relaxante no final. O passeio é acompanhado por três guias locais que orientam o percurso e evitam que os turistas se choquem com a vegetação ou venham a encalhar na margem do rio. Esse cuidado também impede que a boia fure em alguma raiz ou pedra.

Após a descida e o banho de rio é hora de conhecer melhor a cultura local. Os moradores recebem os turistas com alimentos preparados por eles mesmos. Você pode saborear peixes, tapioca e bebidas. Uma ótima parada para descansar e recarregar as energias.

Para conhecer melhor a gastronomia do povoado de Cardoso, conheça o Restaurante Santa Rosa. O lugar é simples, mas tem uma comida deliciosa. Lá você poderá experimentar o prato típico que leva galinha caipira, arroz, feijão, macarrão e pirão.

Preparação

Para fazer a descida no Rio Formiga é recomendado ir com traje de banho, levar toalha e protetor solar. A temperatura no Maranhão é alta, portanto leve água para hidratar-se no caminho. Apesar de não haver muitos insetos no local, também é válido colocar um repelente na bolsa.

No mais, esse é um passeio para relaxar, então não espere por velocidade ou adrenalina. Curta o momento, observe a natureza e aproveite para conhecer a cultura local. Registre o momento e desfrute da diversão em grupo.

Contrate uma agência local

Antes de fechar esse passeio, certifique-se de que está contratando uma agência de turismo especializada. Isso é muito importante para garantir a sua segurança e para atestar a qualidade do serviço.

Portanto, verifique se a empresa e seus respectivos profissionais estão cadastrados no Ministério do Turismo. Basta acessar o Cadastur e confirmar se a agência possui autorização e está certificada para prestar seus serviços no local.

Outra vantagem de contratar uma agência local é a condução pelos guias nativos da região. Eles sabem chamar atenção para fatos relevantes e trazem curiosidades locais. Vale lembrar: por mais que você procure informações sobre o destino em sites, revistas e redes sociais, ter a companhia de um profissional que mora no destino torna a experiência muito mais enriquecedora.

Já a empresa de turismo receptivo é capaz de otimizar a sua estadia no destino. Desde traslado e hospedagem até reservas de passeios e transfers. Dessa forma você ganha mais comodidade e conforto. Não precisa se preocupar com a logística e pode personalizar a viagem do seu gosto.

Uma das maiores contribuições do turismo receptivo é a contribuição com a economia local. Por estar mais próxima da comunidade, as agências dão visibilidade a roteiros inexplorados comercialmente que têm potencial para tornarem-se fonte de renda para os nativos. Seja na condução dos turistas, na alimentação ou em outras atividades, os moradores são beneficiados com o trabalho direto ou indireto.

E como se trata de um atrativo natural, esse ciclo é muito importante pois aumenta a conscientização local e a preservação da biodiversidade. Ou seja, o atrativo turístico terá cuidados permanentes e alcançará um número maior de visitantes.

Portanto, contratar uma agência local em Barreirinhas é mais do que pagar por um serviço, é colaborar com o meio ambiente, ampliar as possibilidades de trabalho para os moradores e ter novas experiências com o destino. Resumindo, é um serviço que movimenta a economia local, permite maior contato com a natureza e proporciona inúmeras lembranças positivas aos turistas à um valor apropriado.

Viu como vale a pena fazer a flutuação no Rio Formiga? Para quem vive em uma rotina agitada, parar um pouco e ter esse contato com a natureza é revigorante! E também com tantas atividades para aproveitar os Lençóis Maranhenses, fazer o passeio da flutuação vai equilibrar o ritmo da sua viagem e dar mais disposição para os outros atrativos — que não são poucos!

Gostou das informações? Então entre em contato com nossos parceiros e reserve o seu passeio!

Você também pode gostar

3 thoughts on “Tire suas dúvidas sobre flutuação no Rio Formiga em Cardosa

  1. Nice post. I was checking continuously this blog and I’m impressed!
    Very useful information particularly the last part :
    ) I care for such information a lot. I was looking for this particular
    info for a very long time. Thank you and best of luck.

    Here is my page :: vpn special

Deixe um comentário