Um dos três deltas oceânicos do mundo: conheça a história do Delta do Parnaíba - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
Um dos três deltas oceânicos do mundo: conheça a história do Delta do Parnaíba

Um arquipélago com 2.700 quilômetros quadrados de área e mais de 70 ilhas. Estamos falando do Delta do Parnaíba, um lugar único nas Américas. Suas belas praias, de dunas clarinhas, e suas lagoas de água doce são passeios perfeitos para quem busca mandar o estresse para os ares e apreciar um lugar incrível.

Localizado no litoral piauiense, o delta compreende, por exemplo, a Ilha das Canárias, cuja paisagem é de uma beleza inigualável. Essa região integra, também, a Rota das Emoções, que inclui os Lençóis Maranhenses e Jericoacoara, destinos desejados por turistas de todo o planeta.

Quem visita o Delta do Parnaíba jamais imagina o que os livros contam sobre a sua história. Esse é o seu caso? Então, saiba como a região foi descoberta e por que ela está entre as mais desejadas pelos viajantes!

História do Delta do Parnaíba

A história do Delta do Parnaíba inicia por volta século XVI. Nessa época, o explorador português Nicolau de Rezende levava uma enorme quantidade de ouro em sua embarcação, quando sofreu um acidente na divisa do Maranhão com o Piauí e perdeu todo o seu tesouro.

O que era para ser apenas um canal de passagem para o transporte do metal precioso durou mais de 16 anos. Foi esse o período em que Nicolau ficou instalado na região, habitada inicialmente pelos índios Tremembé. Houve a tentativa de catequizar os povos nativos pelos jesuítas, ao mesmo tempo em que os portugueses beneficiavam-se da atividade extrativista.

Inclusive, a área mostrou-se tão lucrativa, que o Conselho Ultramarino de Portugal, órgão de competência administrativa, interveio. O interesse em construir uma vila e um porto no local, que oferecesse condições de potencializar o comércio, foi grande. No entanto, era preciso realizar um estudo para verificar a viabilidade do projeto.

Mais adiante, no século XVII, o Delta do Parnaíba foi ponto de escoamento de rebanho bovino. A região, onde atualmente fica o Porto das Barcas, recebeu diversos pecuaristas, atraídos pelo bom preço das exportações. O surgimento de povoados ao redor do rio não demorou muito para se tornar uma realidade.

Com o fim desse período, a pesca se transformou na principal fonte de renda dos habitantes locais. Hoje, o Delta do Parnaíba é conhecido como um dos complexos turísticos mais belos do mundo e conta com uma infraestrutura de hospedagens, bares e restaurantes para receber os turistas mais exigentes.

Encantos da região

O Delta do Parnaíba tem maravilhas que proporcionam uma experiência única a seus visitantes. Compondo a paisagem de águas límpidas e areia clarinha, suas ricas vidas selvagem e flora formam um espetáculo natural deslumbrante. Não é à toa que o local está entre os mais encantadores do país!

É nessa região piauiense que, todos os anos, milhares de turistas param para assistir a triunfante revoada vermelha dos guarás logo após o pôr do sol. Muitos aproveitam, ainda, para ir um pouco além e conhecer o famoso e surpreendente cânion do Rio Poty, que deságua no Parnaíba.

Já no município de Parnaíba, é possível observar uma variedade de casarões que sobreviveram ao tempo. Logo, quem passa por lá, tem a oportunidade de visitar monumentos históricos importantes, como a Casa Inglesa, edificação luso-brasileira construída no século XIX.

Por sua vez, as praias estonteantes localizadas na região são um capítulo à parte. Um exemplo é a Pedra do Sal, formada por rochedos que divide o local entre águas tranquilas e agitadas. Enquanto um lado é perfeito para relaxar e recarregar as energias, o outro é ideal para quem adora pegar ondas.

E então, entendeu a história do Delta do Parnaíba e por que essa região situada no litoral do Piauí atrai turistas de todo o Brasil e do mundo? Sem dúvida, esse roteiro precisa ser feito por todas as pessoas que buscam conhecer um lugar incrível e adquirir uma experiência de vida única. Concorda?

Quer conhecer a Rota das Emoções? Estamos prontos para realizar o seu sonho. Basta entrar em contato com nossos parceiros para que possamos planejar a opção de pacote perfeita para você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This