Um dos três deltas oceânicos do mundo: conheça a história do Delta do Parnaíba

4 minutos para ler

Um arquipélago com 2.700 quilômetros quadrados de área e mais de 70 ilhas. Estamos falando do Delta do Parnaíba, um lugar único nas Américas. Suas belas praias, de dunas clarinhas, e suas lagoas de água doce são passeios perfeitos para quem busca mandar o estresse para os ares e apreciar um lugar incrível.

Localizado no litoral piauiense, o delta compreende, por exemplo, a Ilha das Canárias, cuja paisagem é de uma beleza inigualável. Essa região integra, também, a Rota das Emoções, que inclui os Lençóis Maranhenses e Jericoacoara, destinos desejados por turistas de todo o planeta.

Quem visita o Delta do Parnaíba jamais imagina o que os livros contam sobre a sua história. Esse é o seu caso? Então, saiba como a região foi descoberta e por que ela está entre as mais desejadas pelos viajantes!

História do Delta do Parnaíba

A história do Delta do Parnaíba inicia por volta século XVI. Nessa época, o explorador português Nicolau de Rezende levava uma enorme quantidade de ouro em sua embarcação, quando sofreu um acidente na divisa do Maranhão com o Piauí e perdeu todo o seu tesouro.

O que era para ser apenas um canal de passagem para o transporte do metal precioso durou mais de 16 anos. Foi esse o período em que Nicolau ficou instalado na região, habitada inicialmente pelos índios Tremembé. Houve a tentativa de catequizar os povos nativos pelos jesuítas, ao mesmo tempo em que os portugueses beneficiavam-se da atividade extrativista.

Inclusive, a área mostrou-se tão lucrativa, que o Conselho Ultramarino de Portugal, órgão de competência administrativa, interveio. O interesse em construir uma vila e um porto no local, que oferecesse condições de potencializar o comércio, foi grande. No entanto, era preciso realizar um estudo para verificar a viabilidade do projeto.

Mais adiante, no século XVII, o Delta do Parnaíba foi ponto de escoamento de rebanho bovino. A região, onde atualmente fica o Porto das Barcas, recebeu diversos pecuaristas, atraídos pelo bom preço das exportações. O surgimento de povoados ao redor do rio não demorou muito para se tornar uma realidade.

Com o fim desse período, a pesca se transformou na principal fonte de renda dos habitantes locais. Hoje, o Delta do Parnaíba é conhecido como um dos complexos turísticos mais belos do mundo e conta com uma infraestrutura de hospedagens, bares e restaurantes para receber os turistas mais exigentes.

Encantos da região

O Delta do Parnaíba tem maravilhas que proporcionam uma experiência única a seus visitantes. Compondo a paisagem de águas límpidas e areia clarinha, suas ricas vidas selvagem e flora formam um espetáculo natural deslumbrante. Não é à toa que o local está entre os mais encantadores do país!

É nessa região piauiense que, todos os anos, milhares de turistas param para assistir a triunfante revoada vermelha dos guarás logo após o pôr do sol. Muitos aproveitam, ainda, para ir um pouco além e conhecer o famoso e surpreendente cânion do Rio Poty, que deságua no Parnaíba.

Já no município de Parnaíba, é possível observar uma variedade de casarões que sobreviveram ao tempo. Logo, quem passa por lá, tem a oportunidade de visitar monumentos históricos importantes, como a Casa Inglesa, edificação luso-brasileira construída no século XIX.

Por sua vez, as praias estonteantes localizadas na região são um capítulo à parte. Um exemplo é a Pedra do Sal, formada por rochedos que divide o local entre águas tranquilas e agitadas. Enquanto um lado é perfeito para relaxar e recarregar as energias, o outro é ideal para quem adora pegar ondas.

E então, entendeu a história do Delta do Parnaíba e por que essa região situada no litoral do Piauí atrai turistas de todo o Brasil e do mundo? Sem dúvida, esse roteiro precisa ser feito por todas as pessoas que buscam conhecer um lugar incrível e adquirir uma experiência de vida única. Concorda?

Quer conhecer a Rota das Emoções? Estamos prontos para realizar o seu sonho. Basta entrar em contato com nossos parceiros para que possamos planejar a opção de pacote perfeita para você!

Você também pode gostar

2 thoughts on “Um dos três deltas oceânicos do mundo: conheça a história do Delta do Parnaíba

  1. Suivre le téléphone portable – Application de suivi cachée qui enregistre l’emplacement, les SMS, l’audio des appels, WhatsApp, Facebook, photo, caméra, activité Internet. Idéal pour le contrôle parental et la surveillance des employés. Suivre le Téléphone Gratuitement – Logiciel de Surveillance en Ligne. https://www.xtmove.com/fr/

  2. urveillez votre téléphone de n’importe où et voyez ce qui se passe sur le téléphone cible. Vous serez en mesure de surveiller et de stocker des journaux d’appels, des messages, des activités sociales, des images, des vidéos, WhatsApp et plus. Surveillance en temps réel des téléphones, aucune connaissance technique n’est requise, aucune racine n’est requise.

Deixe um comentário