6 atividades que você não deve deixar de fazer nas lagoas

6 minutos para ler

Além de um litoral extenso, o Brasil também tem pequenos paraísos espalhados pelo seu território: as lagoas. Sim! As lagoas oferecem não só a possibilidade de um banho refrescante, mas também são ótimas opções de roteiro para que gosta de praticar esportes.

Se você pretende viajar para algum destino que tenha essas maravilhas da natureza, como o Ceará e o Rio Grande do Norte, fique atento a este texto. Selecionamos algumas atividades incríveis para você fazer nas lagoas e garantir diversão. Confira!

1. Caiaque

O caiaque é ótimo para quem viaja sozinho ou busca um passeio mais reservado em casal. O principal objetivo da atividade é contemplar as belezas naturais ao redor. Para isso, quem estiver no caiaque deve remar em direção a elas. É importante conhecer bem o local, para não entrar em uma correnteza ou área de risco. No mais, é só aproveitar a companhia e a natureza. Se cansar, basta parar e dar um mergulho.

Que tal reunir os amigos e criar duplas para fazer uma “corrida” de caiaque? Lembre-se de pedir a alguém para registrar o momento com fotos, pois as imagens serão únicas!

2. Stand-up Paddle

Uma das atividades que mais combinam com lagoas é o Stand-up Paddle. Ela oferece uma visão privilegiada do espaço e é uma ótima opção para refrescar o calor. No início, pode haver uma dificuldade para alcançar o equilíbrio, mas com a prática, é possível curtir o passeio em cima da prancha, de diferentes formas: sentado, em pé, deitado e até com exercícios de yoga.

Além de divertida e relaxante, a atividade também é favorável para fotos, principalmente se você tiver uma câmera resistente à água. Em grupo, as imagens ficam ainda mais alegres. Apesar desse programa ser empolgante, lembre-se de fazer algumas pausas, hidratar-se e repor o protetor solar. Stand-up é tão agradável que você não vê o tempo passar, por isso, redobre a atenção com a saúde.

O melhor de tudo: é possível praticar Stand-up Paddle em qualquer lagoa. O esporte é mais comum no mar, mas as águas confinadas criam o ambiente ideal para quem gosta de conforto e tranquilidade. Geralmente, há empresas que alugam o equipamento e até dão treinamento para deixar o turista mais à vontade.

3. Corrida

Outra forma de apreciar melhor a formação de uma lagoa é com uma corrida ao redor dela. Para isso, você não precisa de muitos equipamentos. Basta um tênis (ou pode ir descalço) e disposição. Se tiver companhia, será ainda melhor. Se cansar, que tal um mergulho para relaxar?

Nos Lençóis Maranhenses, por exemplo, você pode fazer uma corrida ao redor das lagoas, ou mesmo, tentar subir as dunas correndo e descer devagar para depois cair na água. Chame os amigos e se jogue!

4. Snorkeling

Quer um passeio mais calmo e com uma visão impressionante? Então, experimente o snorkeling. Essa é uma das mais adequadas atividades para fazer nas lagoas.

Com o uso de uma máscara e do snorkel, você consegue observar os animais e a vegetação e ainda respirar tranquilamente. Se o local for fundo, é recomendado o uso de um colete.

A flutuação é um dos grandes atrativos de lugares como Jericoacoara (Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso) e Bonito (Rio da Prata), mas também pode ser feito em qualquer lugar. Quando a água é cristalina, o passeio fica ainda melhor: você pode procurar os peixinhos e depois registrar fotos submersas.

Até mesmo os lugares que não têm vida animal ou vegetação exuberante, são bons para fazer snorkeling, pois ajudam a visualizar melhor o fundo e observar as formas da lagoa. Caso você não tenha equipamento próprio, é possível alugá-lo nesses locais turísticos.

5. Kitesurf

Se você gosta de esportes radicais e adrenalina, o kitesurf é uma ótima opção. Ele pode ser praticado tanto no mar quanto em águas confinadas — lagoas —, afinal, o combustível do esporte é o vento. Para praticar kitesurf, é preciso saber nadar e ter uma boa preparação física, além de aulas teóricas e práticas. Tudo isso para garantir a segurança e melhor performance do praticante.

O equipamento é composto por uma prancha e uma pipa com alças, que se movimentam de acordo com a força do vento e o equilíbrio do corpo. Para os iniciantes, também é recomendado utilizar um colete e um capacete para proteção.

Além da emoção do esporte, a contemplação da natureza é um espetáculo à parte. Uma de suas maiores vantagens, é a busca por novos destinos, pois não basta ir para um lugar bonito, é preciso verificar a condição do vento. Ou seja, o esporte pode levá-lo a diferentes paraísos naturais.

Um dos melhores lugares para praticar kitesurf é o Ceará, devido às boas condições de ventos e quantidade de lagoas:

  • Barra Grande (Piauí)
  • Praia do Preá e do Mangue Seco (vizinhas à Jericoacoara no Ceará)
  • Praia de Atins (Lençóis Maranhenses)
  • Praia de Macapá (Piauí)
  • Lagoa do Cauípe (Cumbuco);
  • Lagoa Azul e Lagoa do Paraíso (Jericoacoara).

6. Mergulho autônomo

Que tal fazer o seu batismo de mergulho, desfrutando da beleza e da tranquilidade de uma lagoa? Ainda pouco conhecida do grande público, a Lagoa de Itarema — também chamada de Balneário Córrego da Volta — fica a 200 quilômetros de distância de Fortaleza, no Ceará. É um verdadeiro paraíso de águas azuis, com profundidade de 7 metros e visibilidade acima de 10 metros.

Quem é mais experiente no esporte, pode aventurar-se em outros destinos e  quem é iniciante pode incluir outras atividades para fazer nas lagoas. Bonito, por exemplo, é o melhor point de mergulho fluvial do Brasil, mas também é um excelente lugar para praticar flutuação. A transparência da água e a riqueza da vida animal são impressionantes.

Os rios Formoso, da Prata e o Abismo Anhumas podem chegar a 18 metros de profundidade em águas cristalinas. O grande destaque é a Lagoa Misteriosa, cuja visibilidade pode atingir 50 metros — mesmo dentro de uma caverna.

Se você chegou até aqui, já percebeu que mesmo as praias sendo os destinos mais procurados, as lagoas também oferecem uma infinidade de alternativas de diversão para os turistas. Com essa lista de atividades para fazer nas lagoas, diversão é o que não vai faltar. Sozinha, com o seu amor, a sua família ou até com os amigos, esse é um programa imperdível!

Se você ficou interessado por esse tema e deseja programar uma viagem para aproveitar as lagoas, entre em contato com nossos parceiros! Vamos organizar toda a logística para você ter uma única preocupação: aproveitar o destino!

Você também pode gostar

5 thoughts on “6 atividades que você não deve deixar de fazer nas lagoas

  1. Monitore o celular de qualquer lugar e veja o que está acontecendo no telefone de destino. Você será capaz de monitorar e armazenar registros de chamadas, mensagens, atividades sociais, imagens, vídeos, whatsapp e muito mais. Monitoramento em tempo real de telefones, nenhum conhecimento técnico é necessário, nenhuma raiz é necessária.

Deixe um comentário