7 motivos incríveis para você fazer a Rota das Emoções

6 minutos para ler

Quando o assunto é roteiro de viagem pelo Nordeste, a Rota das Emoções está entre as programações mais procurados pelos turistas. O projeto nasceu de uma parceria entre o Sebrae, o Ministério do Turismo e empresários locais com o intuito de aumentar a visibilidade da região e proporcionar uma experiência ainda mais completa para os visitantes.

Com roteiros que variam entre cinco e quinze dias de viagem, a rota percorre três estados nordestinos, passando por atrativos turísticos como Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses. É ou não é uma boa ideia?

Pensando nisso, listamos 7 motivos para você fazer a Rota das Emoções e garantir uma experiência de viagem inesquecível. Confira!

1. Possibilidade de conhecer três estados diferentes

Você já pensou em conhecer três estados diferentes em uma única viagem? Com a Rota das Emoções isso deixou de ser um sonho e se transformou em realidade! Em vez de apostar em um único destino, você terá a oportunidade de explorar três lugares realmente incríveis do litoral nordestino.

Totalmente plural, o roteiro passa por diferentes atrativos naturais e áreas protegidas do Maranhão, do Piauí e do Ceará. O ponto de partida fica a critério do turista — você pode começar a se aventurar a partir de São Luís (MA), de Fortaleza (CE) ou de Jericoacoara (CE). Ao todo, a rota percorre quatorze municípios.

Em que outra ocasião seria possível ligar dois destinos paradisíacos do litoral brasileiro de forma tão especial, desvendando e se aventurando pelos vários locais incríveis que estão no caminho? Certamente, esse é um grande motivo para amar essa rota cheia de emoções!

2. Economia

Sim, é totalmente possível economizar em uma viagem de grande porte. Isso porque, ao investir na Rota das Emoções, você realizará uma aventura 3 em 1. Ou seja, os custos serão reduzidos e o investimento final será bem menor, independentemente se a viagem será feira por conta própria ou através de um pacote.

Diferentemente de uma viagem convencional, na qual é preciso gastar um valor em cada um dos destinos escolhidos, na Rota das Emoções você vai pagar um preço único por todo o roteiro. Você investe uma única vez e desfruta de tudo o que cada região tem a oferecer. Sem estresse ou preocupação.

3. Proximidade com a natureza

Além da possibilidade de conhecer diferentes destinos em apenas uma viagem, a Rota das Emoções proporciona aos seus visitantes uma aproximação única e especial com a natureza. Durante todo o percurso, feito em grande parte por veículos off road e barcos, o viajante vive uma experiência de imersão no cenário local.

Em cada município e região percorrida, os turistas são surpreendidos por fauna, flora e vida silvestre específicas das localidades. Ilhas, dunas, rios, lagoas, piscinas naturais, árvores gigantescas e animais raros estão entre as principais atrações do já estabelecido ecoturismo.

Além disso, a área de proteção ambiental do Delta do Parnaíba guarda alguns dos fenômenos naturais mais incríveis da região. Cercado por manguezais, o santuário ecológico é habitat de caranguejos, cobras e pássaros de espécies raras. Mas a atração principal do lugar é a revoada dos guarás. As aves voam em um horário certo e em uma ilha específica do delta e, aos poucos, vão colorindo o céu com um lindo tom avermelhado.

4. Prática de esportes

Está em busca de aventura? Então a Rota das Emoções pode ser perfeita para você! Embora o Nordeste atraia muitos turistas em busca de descanso e relaxamento, aos poucos a região vem se transformando em um dos principais polos para prática de esportes, chamando a atenção de visitantes do mundo inteiro.

Seja nas águas ou nas imensas dunas, o que não faltam são opções para você se aventurar. O litoral do Piauí tem as condições perfeitas para kitesurf e windsurf, o que tem contribuído para o aumento do turismo esportivo na região. Os ventos favoráveis, o sol sempre brilhante e as águas cristalinas criam a oportunidade perfeita para a prática dessas modalidades. Além disso, também é possível experimentar atividades como trekking, canoagem, caiaque, mergulho e sandboard.

5. Paisagens paradisíacas

Qual é o seu estilo de viagem favorito? Praias, dunas ou parques naturais cercados por vegetação? Não importa a sua resposta porque o que não faltam na Rota das Emoções são destinos com belíssimas paisagens a serem admiradas por seus visitantes.

Totalmente conduzido pelo litoral, o roteiro passa por diferentes praias da região, desertas e badaladas. Dunas, falésias, rios, manguezais e piscinas naturais completam a paisagem que, apesar de variada, é sempre um colírio para os olhos de quem a admira.

6. Contato com a cultura e a culinária locais

Além do contato com a natureza, esse é um daqueles roteiros de imersão total, no qual é possível mergulhar na cultura local e se conectar de forma especial com os moradores e os costumes da região. Todo o deslocamento da rota é feito por terra, atravessando pequenas estradas e vilarejos. Dessa forma, nenhum detalhe da viagem é perdido.

Para os admiradores da boa comida, o que não faltam são opções saborosas. É possível degustar pratos típicos da região, geralmente à base de frutos do mar, tendo um belo pôr do sol como acompanhante. Os bares, os quiosques e os restaurantes podem ser encontrados em todos os destinos e os guias costumam orientar sobre as melhores opções.

Além disso, em casos de estadias maiores, também é possível conhecer um pouco da vivência cultural das comunidades e vilas locais. As peças de artesanato são uma atração à parte e merecem o investimento.

7. Roteiro de viagem organizado

Além de todos os motivos citados acima, ao fechar um pacote para a Rota das Emoções, você conta com a praticidade de receber um roteiro de viagem totalmente organizado e planejado para lhe proporcionar a melhor experiência possível.

Todos os passeios e translados são conduzidos por experientes guias locais, que garantem a segurança das atividades. Além disso, essa é uma ótima forma de evitar imprevistos e perrengues característicos de viagens com múltiplos destinos.

Legal, não é mesmo? Como você pode perceber, o que não faltam são motivos para se aventurar por essa emocionante e inesquecível rota. Escolha o ponto de partida, arrume as malas e pé na estrada!

Quer saber mais sobre o assunto? Confira o pacote para a Rota das Emoções e tire todas as suas dúvidas!

Você também pode gostar

Deixe um comentário