Férias no Nordeste: os destinos mais incríveis para fazer sua viagem

6 minutos para ler

O verão chegou com tudo! Junto com ele, também chegaram as férias, as festas com a família, os planos para o ano que se inicia e, é claro, muito calor! Na verdade, esse clima todo tem cara de praia, não é mesmo? E por que não aproveitar para tirar as tão sonhadas férias no Nordeste do Brasil?

A região — formada pelos estados Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe — é definitivamente uma das mais bonitas do país, com praias paradisíacas e riquezas naturais de tirar o fôlego! Na infraestrutura o Nordeste também não deixa a desejar: está pronto para receber os turistas com opções de divertimento para todos os estilos e perfis.

Então, que tal conhecer um pouco mais sobre essa região? Continue a leitura e comece agora a planejar as suas férias no Nordeste!

Curta as férias no Nordeste nas praias mais bonitas do Brasil

ecoturismo

Uma paisagem composta por areias brancas, águas cristalinas e, em alguns casos, até uma vegetação intocável. Nada mal, não é mesmo? Pois é no Nordeste que você vai encontrar as praias mais bonitas do país.

Famosas por atrair visitantes de vários países, muitas delas figuram nas listas de praias mais bonitas do mundo e, com certeza, será o cenário ideal para que as suas férias sejam inesquecíveis. Conheça algumas delas abaixo!

Jericoacoara (Ceará)

Essa vila de pescadores guarda um charme rústico que encanta os seus turistas. Conhecida por atrair os amantes do kitesurf e aqueles que buscam férias tranquilas em meio a uma natureza incrível!

Muitas pessoas se reúnem para apreciar o pôr do sol diretamente das dunas da praia de Jericoacoara. Além de lindo, o momento é repleto de muita energia boa, ideal para começar o ano novo com o pé direito!

Parnaíba (Piauí)

Parnaíba é a segunda maior cidade do estado do Piauí e é porta de entrada para o Delta do Parnaíba, um santuário natural onde o rio de mesmo nome encontra o mar, formando as exuberantes praias do Piauí. A região possui fauna e flora riquíssimas e oferece ao visitante um dos espetáculos mais bonitos da natureza.

Praia de Caburé (Maranhão)

A Praia de Caburé fica no município de Barreirinhas e é um dos principais pontos de partida para o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A praia de areia fofa e águas limpas é ideal para quem busca um dia de descanso com uma vista maravilhosa.

Pipa (Rio Grande do Norte)

Assim como Jericoacoara, Pipa é uma das praias mais famosas do país e é mundialmente conhecida como um paraíso natural. Sua fama surgiu nos anos 70, quando virou ponto de encontro dos turistas alternativos, que buscavam mais contato com a natureza e paz de espírito.

Aproveite as incríveis paisagens naturais em suas férias no Nordeste

ecoturismo

As praias são mesmo incríveis, mas nem só de mar vive o Nordeste. Você sabia que a região é riquíssima em vários outros atrativos naturais? O mais conhecido deles é o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, que integra a Rota das Emoções.

O Parque é um complexo natural de mais de 150 mil hectares, repleto de dunas, rios e manguezais. Esse paraíso nordestino oferece diversos tipos de diversão e lazer aos visitantes, desde os mais aventureiros aos mais tranquilos.

A cultura nordestina é muito rica e interessante

6 dicas para criar um roteiro perfeito para a Rota das Emoções

O Nordeste brasileiro é agraciado com uma cultura riquíssima e muito interessante. As tradições e costumes variam bastante de estado para estado, mas algumas manifestações culturais são arraigadas na formação de identidade da população local e são reconhecidas como patrimônio de todo o país.

Veja algumas delas!

Bumba meu boi

Essa dança folclórica representa a história de um conflito entre um escravo e seu senhor. No enredo, o negro Pai Francisco mata o boi para que sua esposa grávida pudesse comer a língua e, por isso, acaba preso.

A festa é uma representação do ritual que Pai Francisco e os outros escravos fizeram para ressuscitar o boi. O bumba meu boi do Maranhão é hoje reconhecido pelo IPHAN como Patrimônio Cultural do Brasil.

Literatura de cordel

A literatura de cordel está muito ligada ao costume dos repentistas e está presente em todo o Nordeste. São versos rimados e cadenciados que, normalmente, representam o cotidiano da região e abordam temas como religião, comportamento, amor e política.

Quase sempre, os cordéis são acompanhados de ilustrações características que representam a história narrada de forma lúdica e com bastante personalidade.

Gastronomia típica

A culinária nordestina é uma das manifestações culturais mais conhecidas — e apreciadas! — em todo o país. Pratos típicos como o Baião de Dois, Maria Izabel, Torta de Caranguejo e a tão famosa Tapioca fazem a região se destacar no cenário da gastronomia nacional.

Férias no Nordeste: existem atividades de lazer para todos os estilos

5 dicas de esportes de aventura na Rota das Emoções

Uma das maiores vantagens em passar as férias no Nordeste é que você pode se beneficiar de vários tipos de diversão em uma única viagem. Você pode, por exemplo, optar por um roteiro que permita mesclar dias de praia e esportes de aventura com alta gastronomia e atividades culturais nas capitais da região.

No Nordeste, você não precisa se fechar a um único estilo de viagem e pode se divertir em diferentes contextos. Se a ideia é um roteiro bem original, você também pode escolher pelo turismo de experiência, uma alternativa que permite que o viajante mergulhe ainda mais na cultura local e vivencie a fundo o destino escolhido.

Para as férias no Nordeste, que tal um dos roteiros de viagem mais emocionantes do país?

Lugares para conhecer na Rota das Emoções

Se você gosta de conhecer vários lugares em uma única viagem, o Nordeste é o lugar certo. Como a maioria dos estados são bem pequenos, o deslocamento entre um destino e outro pode ser bem rápido — e existem diversas opções de transporte.

Por toda essa facilidade, é no Nordeste que fica um dos roteiros de viagem mais animados do país: a Rota das Emoções. Os detalhes podem variar um pouco de acordo com o perfil do viajante, mas, de modo geral, o itinerário básico cobre destinos como Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses — uma viagem para turista sem achar defeito. Outra opção interessante é o destino São Miguel do Gostoso.

Por essas e muitas outras vantagens, as férias no Nordeste têm de tudo para ser uma das melhores viagens da sua vida! E então, o que está esperando para começar a arrumar as malas? Entre em contato e conheça nossas opções de pacotes!

Você também pode gostar

4 thoughts on “Férias no Nordeste: os destinos mais incríveis para fazer sua viagem

  1. Que boa explicação tive aqui nessa matéria, obrigada. Muitas vezes busco aprender sobre esse assunto mais são poucos que conseguem passar com tanta clareza de detalhes e riqueza de conteúdo.

Deixe um comentário