Camocim e Baía das Caraúbas: você não vai querer ir embora desses paraísos! - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
Camocim e Baía das Caraúbas: você não vai querer ir embora desses paraísos!

O litoral nordestino reserva muitas surpresas aos visitantes: são mais de três mil quilômetros de belas praias e belezas naturais, que possibilitam passeios incríveis! A maior extensão praieira das cinco regiões brasileiras tem verdadeiros paraísos perdidos.

No Ceará, por exemplo, há vários roteiros encantadores, como a Baía das Caraúbas, em Camocim, cidade que fica a 360 quilômetros de Fortaleza. Acessível de carro, ônibus ou avião — o aeroporto mais próximo se localiza em Cruz, a 90 quilômetros de Camocim —, esse lugar é uma excelente opção de turismo.

Já ouviu falar sobre a Baía das Caraúbas? Então continue a leitura e descubra os detalhes e atrativos desse paraíso!

Características

No Ceará faz calor durante o ano todo, até no período chuvoso, de janeiro a junho. Passageiras, as chuvas não atrapalham nenhum passeio. Portanto, esse é um destino coringa, você pode ir quando quiser e curtir passeios à diferentes valores.

A cidade tem pouco mais de 60 mil habitantes, com excelente gastronomia (à base de frutos do mar) e um povo simpático e acolhedor. A economia é sustentada pela pesca e pelo turismo.

Além disso, o lugar proporciona uma ótima estadia aos visitantes devido às belezas naturais: praias, lagoas, dunas e rios. Os principais cartões postais da região são a Lagoa da Torta, muito visitada por que quem se hospeda em Jericoacoara, a Baía dos Remédios, a praia de Maceió e a Baía das Caraúbas.

Para quem gosta de aventura, as atrações não param: você pode praticar esportes náuticos, como canoagem, kitesurf e windsurf, ou desbravar dunas e trilhas off road de moto, quadriciclo ou veículo 4×4.

Turismo regional

Como se não bastasse o destino em si, os turistas podem explorar outras regiões próximas de Camocim. Por exemplo, a famosa Jericoacoara fica a apenas uma hora de distância. Há vários passeios que unem os dois destinos para atender turistas de Camocim que querem conhecer Jeri e vice versa.

Outro destaque próximo do município é o Delta do Parnaíba, único delta a mar aberto das Américas. Para quem gosta do friozinho da serra, vale dar um pulo na Serra da Ibiapaba.

Trata-se do local ideal para respirar ar puro, apreciar a paisagem, contemplar a fauna e a flora, praticar esportes de aventura e aproveitar nascentes, cachoeiras e bicas. A região montanhosa fica na divisa entre Ceará e Piauí.

Portanto, viajar para Camocim é mais do que conhecer uma cidade e seus pontos turísticos: existe a possibilidade de unir diversos destinos de estilos diferentes na mesma viagem.

Acesso

De avião

Quem vem de regiões mais distantes deve pegar um voo até Fortaleza (Aeroporto Internacional Pinto Martins), Cruz (Aeroporto de Jericoacoara) ou Parnaíba (Aeroporto Internacional de Parnaíba).

Também é possível ir até Teresina, mas o percurso por terra é extenso: mais de 400 quilômetros.

De carro

Em Fortaleza, dirija pela BR-222 até a vizinha Caucaia. Lá, entre na CE-085, também conhecida como Estruturante e Rota do Sol Poente. São aproximadamente 300 quilômetros, passando por municípios como Paraipaba, Acaraú e Jijoca de Jericoacoara.

Ao chegar na cidade de Granja, o percurso segue pela BR-402 até Camocim. De lá até a Baía das Caraúbas são dez quilômetros de distância.

Para quem vai de Parnaíba, a estrada começa na BR-402 até a divisa do Piauí com o Ceará. O próximo município é Chaval, onde começa a CE-085. Siga na via até chegar na rotatória que sinaliza a entrada para Camocim.

De ônibus

Quando uma viagem é bem planejada, é impossível não pensar no transporte. Saiba que algumas linhas de ônibus fazem o trajeto até Camocim. Partindo de Fortaleza, há duas opções: Expresso Guanabara e Fretcar. Já vindo da Parnaíba, o percurso é organizado pela Expresso Guanabara.

Com empresas de turismo

Como Camocim está incluída na “Rota das Emoções”, as empresas de turismo também vendem pacotes para conhecer o destino.

O município é contemplado com várias atrações além da Baía das Caraúbas: Barra dos Remédios, Ilha do Amor, Tatajuba e Guriú. Você pode escolher o roteiro personalizado ou o completo, que variam de sete até 13 dias; ou mais.

Atrações da Baía das Caraúbas

Camocim tem muitos atrativos, e alguns deles são desconhecidos do público, tornando esses lugares ainda mais especiais. É o caso da Baía das Caraúbas, situada a apenas dez quilômetros de distância do centro da cidade.

O percurso pode ser feito de carro pela estrada ou pela praia, em um veículo 4×4. Mas se você tem o estilo desbravador, que tal ir a pé avistando as belezas do caminho?

O nome “baía” caracteriza uma porção do mar ou oceano rodeada por terra, fazendo oposição a um cabo. E o lugar é exatamente assim, causando a sensação de estar em uma ilha deserta. Como ainda não é muito divulgado, é provável que você realmente tenha o local só para você, ou encontre poucas pessoas.

Caso precise descansar e se desconectar da vida agitada da cidade grande, este é o destino. As dunas, o azul do mar e o tempo limpo formam o cenário perfeito para curtir as férias ou até períodos curtos, como finais de semana e feriados.

A Baía das Caraúbas também é destaque no esporte: um paraíso para o kitesurf. Bem próximo à praia há uma cabana que funciona como ponto de encontro e guarderia para os velejadores. À noite, esse espaço pode ser reservado para encontros românticos.

O lugar tem boa infraestrutura para hospedagem, com visual rústico e romântico: bangalôs de madeira edificados em palafita, sobre a areia, e cobertos com palha de carnaúba. E o melhor: de frente para o mar!

Além dos restaurantes, os hóspedes contam com refeições nos próprios hotéis, que funcionam em regime de pensão completa com café da manhã, almoço e jantar incluídos. Para os passeios, basta pedir um buggy com motorista e ir às melhores aventuras em trilhas e praias da região, como a Rota das Dunas e a Rota do Charme.

Viu como a Baía das Caraúbas é um verdadeiro paraíso que merece ser explorado? Você também pode conhecer as áreas próximas, como Jericoacoara e Parnaíba, tornando a viagem ainda mais completa. Portanto, programe a sua visita o quanto antes e descubra todos os encantos desse lugar!

Gostou de conhecer mais um destino desse Brasil repleto de belezas? Então assine a nossa newsletter e tenha acesso a excelentes conteúdos sobre turismo e experiências culturais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This