Filmes e novelas que usaram os Lençóis Maranhenses como cenário

6 minutos para ler

Muito provavelmente, você já deve ter visto os Lençóis Maranhenses como cenário de um filme ou novela. Não é para pouco. Afinal, toda aquela paisagem exuberante de enormes dunas de areia e inúmeras piscinas d’água mexe com as emoções de qualquer um que se depara com tamanha maravilha.

Para os produtores de cinema, essa sensação deve ser ainda mais impactante e fazer do lugar um cenário perfeito para criar e viajar em suas ideias.

Quer conhecer algumas cenas famosas que foram gravadas nesse paraíso brasileiro e saber um pouquinho sobre as curiosidades do lugar, que, além de ser palco de atores nacionais e internacionais, é um destino turístico imperdível para suas viagens?

Continue a leitura e se surpreenda! Vamos conferir?

Conheça produções que tiveram os Lençóis Maranhenses como cenário

De filmes hollywoodianos a novelas brasileiras, o mais famoso “deserto” do Maranhão foi cenário de importantes produções televisivas. Se nunca soube disso, confira 3 exemplos bem conhecidos das telinhas. Vamos lá?

1. Vingadores: Guerra Infinita

Os produtores da Disney chegaram no Maranhão em junho de 2017 para a gravação de cenas de mais uma das suas produções milionárias: o filme Vingadores. A história é baseada nos super-heróis da Marvel, que lutam contra um temido vilão, que tem como plano destruir metade da vida em todo o universo.

A escolha dos Lençóis Maranhenses como cenário do filme veio da necessidade de um visual único no mundo, para representar outro planeta com paisagens incomuns. E, realmente, acertaram em cheio!

Afinal, as belezas desse destino são dignas de outra dimensão. As gravações contaram com apoio de equipes americanas e brasileiras, e a região foi explorada com transportes como carros 4×4 e até mesmo com helicópteros, para filmarem cada canto especial que esse lugar reserva.

2. O Clone

Quem não lembra desse grande sucesso da teledramaturgia nacional? A novela foi lançada pela Rede Globo no ano de 2001 e atingiu índices de audiências extraordinários com sua trama.

Escrita por Glória Perez, a história atravessou fronteiras e foi exibida em mais de 91 países, se tornando um dos principais sucessos brasileiros no exterior. O roteiro misturava cenas entre Brasil e Marrocos, principalmente.

No entanto, o que muitos acreditavam se passar por desertos africanos, na verdade, eram areias dos Lençóis Maranhenses, em especial, nas cenas finais que marcaram a novela.

Além de O Clone, outras novelas conhecidas pelo público tiveram os Lençóis Maranhenses como cenário de suas gravações, como Casa de Areia, Da Cor do Pecado, Cama de Gato e Saramandaia. Todas contaram com cenas do paraíso e, sem dúvidas, surpreenderam os seus espectadores.

3. Cinquenta Tons de Liberdade

Apesar de não ter tido nenhuma cena gravada no Maranhão, em determinado momento, esse filme destaca um enorme quadro dos Lençóis Maranhenses ao fundo de uma sala. Pode ter sido uma participação mais sutil do que as demais citadas antes, mas, mesmo assim, ainda é motivo de muito orgulho para o estado.

Saiba um pouco mais sobre o cenário dos Lençóis Maranhenses

Um dos mais belos cartões-postais do Brasil compõe o maior campo de dunas costeiras do mundo, em uma região não desértica. O parque está localizado entre as cidades de BarreirinhasSanto Amaro e Primeira Cruz, todas bases do turismo de aventura que movimenta o local.

É desses lugares que saem os principais passeios para os famosos Lençóis Maranhenses e atraem visitantes do mundo inteiro. Mas será que você sabe como esse paraíso foi formado pela natureza? Para tudo aquilo surgir, como uma verdadeira obra de arte, é necessária uma série de fatores favoráveis e que só são encontrados nessa região. São eles: ventos, temperaturas, sedimentos e pluviosidade.

Veja a diferença dos Lençóis para outros campos de dunas

Não é por acaso que usam tanto os Lençóis Maranhenses como cenário de produções cinematográficas. Afinal, sua paisagem é única no mundo e inigualável a qualquer outro destino. Em geral, os campos de dunas eólicos costeiros são diferentes de lençóis em alguns aspectos. São eles:

  • há praias com estoque de areias, de frente para o mar (isso é chamado de praia-duna);
  • entre a praia-duna e o campo de dunas, forma-se uma zona de erosão, no qual, geralmente, surgem vegetações típicas;
  • na parte mais interna do continente, estão os campos de dunas, sem vegetação (isso é chamado de estoque final de areia).

Os Lençóis Maranhenses se destacam por apresentarem esses aspectos de uma forma diferente dos demais campos. Isso porque, lá, a praia-duna e o estoque final de areia estão juntos e sem nenhuma vegetação. Isso é um caso raro no mundo. Porém, no Brasil, tendo em vista a enorme proporção e a área de extensão, se torna algo exclusivo.

Tudo isso permitiu a criação de uma paisagem única e espetacular, criando um ambiente diferenciado para a utilização como cenários em produções que exploram o realismo fantástico ou a ficção científica.

Aproveite os Lençóis Maranhenses como cenário de viagens incríveis

O paraíso não fica limitado somente aos artistas globais ou hollywoodianos. Todo esse cenário cinematográfico está aberto à visitação de turistas de todas regiões do Brasil e do mundo. O destino é um verdadeiro palco para viagens emocionantes, com aventuras inesquecíveis à diversos valores; privilégio de todo brasileiro.

Existem diversas agências que oferecem pacotes e passeios para todos os perfis de aventureiro. Uma oportunidade única de explorar um lugar repleto de surpresas e paisagens dignas de cinema.

Enfim, essas foram nossas dicas sobre os Lençóis Maranhenses como cenário de importantes produções nacionais e internacionais. Sem dúvidas, um dos cartões postais mais lindos e magníficos de nosso país, além de ser motivo de orgulho para todos os cidadãos do estado do Maranhão. Que venham mais filmes e novelas, para mostrar ao mundo inteiro como a natureza nos privilegiou com esse verdadeiro paraíso. E você? Está esperando o que para arrumar as malas e partir para lá?

Curtiu o post? Já conheceu os Lençóis Maranhenses ou sonha poder visitá-los um dia? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais e mostre um pouco de seus encantos aos seus amigos. Quem sabe algum deles não se anima a pegar o próximo avião com você?

Você também pode gostar

3 thoughts on “Filmes e novelas que usaram os Lençóis Maranhenses como cenário

Deixe um comentário