Praia de Butupiá: passeios, culinária e dicas imperdíveis

6 minutos para ler

A praia de Bitupitá, no Ceará, é um dos lugares secretos e de beleza deslumbrante que você pode conhecer com a  Rota das Emoções.

Na divisa com o Piauí, Bitupitá é uma praia semidesértica que oferece aos turistas atrativos surpreendentes e de tirar o fôlego — para quem não abre mão da adrenalina. Por lá, também, é possível provar uma culinária apetitosa, resultado da pesca artesanal.

Quer conhecer o local e ter uma experiência inigualável? Então, saiba detalhes sobre a praia de Bitupitá!

Onde fica a praia de Bitupitá?

A praia de Bitupitá fica em Barroquinha, último município litorâneo a oeste do Ceará, na divisa com o Piauí. A 395 quilômetros de Fortaleza, a cidade conta com aproximadamente 15 mil habitantes e é considerada um dos lugares mais tranquilos do Brasil.

Bitupitá está entre as praias mais belas da cidade, cuja atividade econômica principal é a pesca artesanal. Não é à toa que os pratos locais levam esse saboroso ingrediente, com destaque para a moqueca de arraia, cavala, bonito, cação e serra.

Embora Barroquinha ofereça uma pequena infraestrutura turística, com hotéis, pousadas, restaurantes, bares e um modesto comércio, Bitupitá é pouco movimentada. O fluxo de pessoas é maior na época dos carnavais de praia, em que foliões de diversas partes deslocam-se para a região.

Quais atrativos a praia oferece aos turistas?

Conhecida por ser uma das últimas naturezas virgens e preservadas ainda existentes no país, a praia de Bitupitá oferece aos seus visitantes atrativos incríveis. 

Saiba mais sobre eles!

– Belezas naturais intocáveis

Esse lugar exuberante é formado por areia escura, dunas claras, coqueirais e ondas fortes decorrentes dos ventos que sopram sem parar. Com uma paisagem inigualável, a praia se encontra em seu estado selvagem e primitivo.

– Vila de pescadores

Semidesértica e retilínea, a praia de Bitupitá conta com um farol e uma vila de pescadores simples e peculiar. Aliás, os hotéis e os restaurantes locais são abastecidos justamente pela pesca realizada de maneira artesanal, a qual rende pratos saborosos.

– Carnaval

O grande atrativo de Bitupitá na época carnavalesca são os animados carnavais de praia, que reúnem diversos foliões do estado, do Brasil e, até mesmo, de outros países. Logo, quem gosta de animação não pode deixar de visitar o local nesse período.

– Kitesurf

Devido à força dos ventos e das ondas, a praia de Bitupitá é perfeita para a prática de kitesurf. Para os profissionais do ramo, a atividade no local é uma oportunidade de aprimorar a técnica; já para os demais amantes do esporte, é um excelente divertimento.

 – Sandboard

Outra prática esportiva ideal para conhecer ou treinar nessa área litorânea é o sandboard, que consiste em descer as dunas de areia com uma prancha. Considerado um esporte de aventura, tal modalidade garante fortes emoções. O que você acha de experimentá-la?

O que fazer em Bitupitá com crianças?

A praia de Bitupitá é um lugar perfeito para viajar com crianças.

Isso porque a praia em si é calma, embora as ondas sejam um pouco fortes.

Mas tirando o fato das ondas serem fortes, a faixa de areia do local é larga e os moradores da região são receptivos e calmos, pois se trata de uma vila de pescadores com um farol.

Aliás, o caminho até a vila é um ótimo passeio para fazer com os pequenos, pois é muito bonito e conta com diversas dunas que encobrem os coqueiros, além de ficar situada entre o mar e um manguezal.

A agitação no local costuma ser mais presente durante o carnaval, mas em outras épocas segue seu fluxo de tranquilidade.

praia de bitupita

Créditos da imagem: Ceará Praias

 

O que comer em Butupiá: conheça a culinária local

Como já falamos anteriormente, os principais pratos de Butupiá são a moqueca de arraia, cavala, bonito, cação e serra. 

 

Portanto, a culinária da praia de Bitupitá também segue a culinária do Nordeste, considerada uma das mais saborosas e ricas do nosso país.

 

Nesse sentido, outros pratos se destacam, principalmente os pratos salgados, como a carne de sol com macaxeira e o baião de dois.

 

Esses pratos são obrigatórios para quem está visitando a região e quer explorar a culinária local.

 

A carne de sol é conhecida também como  carne do sertão ou carne de vento e se trata de um processo de  conservação da carne, que é desidratada ao sol.

 

Já o baião de dois é a combinação do feijão de corda com o arroz, contando ainda com  toucinho, tomate, cheiro verde, alho, pimentão, cebola e queijo coalho.

 

É comum que o baião de dois seja servido com a paçoca de carne ou acompanhado por macaxeira cozida, farofa e manteiga de garrafa.

 

Além desses pratos destaques, outras comidas que valem a pena experimentar na praia de Bitupitá são:

 

  • Sarapatel
  • Peixes da costa cearense
  • Sarrabulho
  • Cuscuz Nordestino
  • Moqueca Cearense
  • Caranguejada
  • Panelada

Qual melhor época de conhecer Butupiá

A melhor época para conhecer a praia de Bitupitá é entre agosto e dezembro.

 

Isso porque esse período conta com o sol constante, um calor intenso para aproveitar a praia e as chuvas são raras.

 

No restante do ano, você também pode aproveitar a praia e o clima, mas é importante saber que os dias costumam ser mais nublados.

Conclusão

E aí, gostou de saber mais sobre a encantadora praia de Bitupitá?

 

Como você viu ao longo do artigo, ela fica em Barroquinha, último município litorâneo a oeste do Ceará, na divisa com o Piauí, a 395 quilômetros de Fortaleza.

 

E entre seus atrativos, podemos destacar:

 

  • a vila de pescadores;
  • o carnaval;
  • kitesurf;
  • sandboard.

 

E se você tem interesse em ter uma experiência única e surpreendente, inclua o local no roteiro de sua próxima viagem. 

 

Nossos parceiros estão prontos para prestar toda a assistência necessária, a fim de garantir a você momentos incríveis.

Entre em contato com a gente para começar a planejar a sua viagem já!

Você também pode gostar

7 thoughts on “Praia de Butupiá: passeios, culinária e dicas imperdíveis

  1. I discovered this phenomenal website a few days ago, they give helpful information to their audience. The site owner has a knack for engaging readers. I’m thrilled and hope they keep providing useful material.

  2. Hi! This post could not be written any better! Reading through
    this post reminds me of my previous room mate!
    He always kept talking about this. I will forward this page to him.
    Fairly certain he will have a good read. Many thanks for sharing!
    I saw similar here: Dobry sklep

  3. Howdy! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine Optimization?
    I’m trying to get my blog to rank for some targeted keywords but
    I’m not seeing very good gains. If you know of any please
    share. Appreciate it! You can read similar blog here: E-commerce

Deixe um comentário