Viagem em família para o nordeste na Rota das Emoções: 5 dicas!

Viagem em família na Rota das Emoções: 5 dicas!
8 minutos para ler

Planeja uma viagem em família para a Rota das Emoções com crianças? Prepare-se para uma aventura inesquecível! Afinal, a Rota das Emoções é um dos destinos mais procurados no Nordeste brasileiro, oferecendo paisagens naturais, atividades para todos os gostos e uma rica cultura local. 

Por exemplo, você e a sua família certamente vão curtir um passeio de buggy pelas dunas dos Lençóis Maranhenses! Imagine a alegria das crianças deslizando pelas dunas, sentindo a areia macia entre os dedos e a brisa do mar no rosto. E que tal aproveitar para fazer um piquenique no topo de uma duna e contemplar a vista deslumbrante?

Passando pelo nordeste brasileiro e adentrando Jericoacoara, Lençóis Maranhenses e Delta do Parnaíba, a Rota das Emoções é interessante para quem ama esportes de aventura. E claro, também é uma opção interessante para quem quer ter uma viagem em família diferenciada, divertida e cheia de cultura.

Então, quer planejar sua viagem para a Rota das Emoções com criança e conheça 10 dicas!

Cuidados e detalhes na hora de viajar com criança para a Rota das Emoções

Uma viagem com sua família para o nordeste com garantia de conforto de todos os envolvidos exige  atenção em alguns detalhes: escolha do destino, da data da viagem, meios de transporte e hospedagem e muito mais. 

Vamos entender cada um deles a seguir.

1. Escolha o destino com calma

O primeiro passo é escolher o destino da viagem pelo nordeste. Nesse momento, é preciso considerar quem são as pessoas que vão realizar o passeio e buscar as alternativas mais interessantes, que atendam a todos.

A Rota das Emoções é uma excelente opção de destino. Ela atende diversos estilos de turistas, conforme os roteiros diferenciados. Eles são montados por profissionais especializados, como a equipe da Eco Adventure, que consegue encontrar passeios diversos para todos os gostos.

2. Atenção aos meios de transporte

Para conseguir levar conforto e tranquilidade para sua família, é preciso considerar as formas de transporte disponíveis tanto para o destino principal, quanto entre as cidades do roteiro.

Se você estiver viajando com crianças de colo, por exemplo, é interessante buscar alternativas que sejam mais confortáveis e menos estressantes para os pequenos.

3. Confira as opções de hospedagem

Cada família possui suas necessidades, e por isso checar todas as opções de hospedagem é fundamental para conseguir encontrar as alternativas mais interessantes para você.

Se houver crianças pequenas, como bebês, que precisam de acesso à cozinha em diferentes horários do dia para alimentação, é necessário buscar alternativas que ofereçam essa comodidade, por exemplo.

Viagem em família na Rota das Emoções: vale a pena?

4. Adapte o roteiro

Crianças pequenas podem se cansar mais rápido, então planeje atividades mais curtas e com intervalos para descanso. Por exemplo, depois de explorar as lagoas dos Lençóis Maranhenses, que tal um passeio de barco pelo Delta do Parnaíba? As crianças vão adorar observar os pássaros e a rica biodiversidade da região.

Para facilitar a adaptação, considere a idade das crianças: se elas forem muito pequenas, atividades mais calmas e curtas são ideais. Além disso, pergunte o que eles gostariam de fazer e inclua suas sugestões no planejamento da viagem. 

Caso contrário, você corre o risco dos pequenos se cansarem rapidamente, começarem a chorar para voltar para o hotel. Isso pode gerar frustração tanto para as crianças quanto para os adultos. Quem avisa, amigo é!

5. Escolha a melhor época

A época seca, entre junho e agosto, é ideal para aproveitar as belezas da Rota das Emoções. Neste período, os Lençóis Maranhenses, por exemplo, um dos destinos mais famosos da rota, estão no seu auge. Quer dizer, lagoas estão cheias e com uma cor azul turquesa que parece mágica. É a chance perfeita para:

  • brincar na areia – construir castelos, fazer trilhas e rolar pelas dunas é diversão garantida para todas as idades;
  • nadar em lagoas cristalinas – um refrescante mergulho em meio à natureza é a pedida perfeita para os dias quentes;
  • observar a natureza – a fauna e a flora da Rota das Emoções são incríveis e as crianças vão adorar descobrir novas espécies;
  • tirar fotos incríveis – as paisagens são tão deslumbrantes que você vai querer registrar cada momento.

6. Escolha o tipo de viagem que você quer fazer

O primeiro passo para organizar uma viagem em família para o nordeste é escolher o tipo de viagem que você quer fazer.

Aqui, é interessante considerar:

  • a idade de todos que estão indo para a viagem;
  • se existem necessidades especiais ou não;
  • se são pessoas que possuem o espírito aventureiro;
  • se são pessoas que preferem passeios mais tranquilos; 
  • etc.

7. Avalie as necessidades de toda a família

Como explicado anteriormente, cada família possui suas particularidades e, por isso, necessidades diferenciadas.

Por isso, é importante que você entenda quais são as demandas da sua família, se é necessário dar atenção especial para algum detalhe, etc.

Tudo isso ajudará a organizar o roteiro mais adequado, além de permitir que a agência de turismo consiga orientar a família para encontrar as melhores alternativas.

8. Escolha passeios para toda a família

O próximo passo é escolher os passeios para toda a família. Aqui, será necessário usar aquelas informações que comentamos anteriormente, sobre o estilo de viagem que será realizado.

Opte por passeios que atendam a todos os familiares que estarão na viagem e, quando não for possível, tenha um roteiro eclético para que todos aproveitem a viagem de alguma maneira.

9. Saiba o que levar na mala

Montar a mala para uma viagem em família para a Rota das Emoções pode parecer um desafio, mas com um pouco de planejamento, tudo se torna mais fácil.

Roupas

  • roupas leves e confortáveis – priorize tecidos naturais como algodão e linho, que permitem a pele respirar;
  • roupas de banho – leve várias, pois as crianças costumam adorar se refrescar nas lagoas;
  • protetor solar – indispensável para proteger a pele dos pequenos dos raios solares.
  • chapéus e bonés – essenciais para proteger o rosto e a cabeça do sol;
  • óculos de sol com proteção UV – para proteger os olhos das crianças.
  • roupa de frio leve – para as noites mais frescas, especialmente em Jericoacoara.

Calçados

  • chinelos – ideais para usar na praia e na piscina;
  • tênis – para as trilhas e atividades mais aventureiras.

Outros itens essenciais

  • repelente – proteja as crianças contra picadas de mosquitos;
  • Kit de primeiros socorros – inclua bandagens, pomadas, antialérgicos e outros medicamentos que a criança costuma usar;
  • hidratante – para proteger a pele da ação do sol e do vento;
  • toalha de praia – leve uma para cada membro da família;
  • brinquedos – leve alguns brinquedos pequenos e leves para entreter as crianças durante as viagens;
  • livros e jogos – para as horas de descanso.
  • máquina fotográfica – para registrar todos os momentos especiais da viagem;
  • sacolas plásticas – para guardar roupas molhadas e outros objetos;
  • dinheiro em espécie: Nem todos os estabelecimentos aceitam cartão ou Pix.

10. Conte com a ajuda de uma empresa especializada

Por fim, para conseguir organizar a melhor viagem em família no nordeste pela Rota das Emoções, recomendamos ter o apoio de uma empresa especializada, como a Eco Adventure.

Essas empresas conseguirão montar os roteiros mais funcionais e práticos, voltados para as necessidades da sua família e as características que vocês procuram em um passeio como esse.

Viagem em família para o nordeste pela Rota das Emoções: vale a pena?

A Rota das Emoções, que fica no nordeste, costuma ser caracterizada por passeios de aventura e muita adrenalina e, por isso, muitas vezes existem dúvidas sobre o destino: será que vale a pena a viagem em família?

A resposta é: SIM! A Rota das Emoções possui diversos tipos de passeios, adequados para todas as idades e estilos de lazer, para garantir que toda a família aproveite da melhor forma possível.

Além da possibilidade de praias mais tranquilas, com passeios e experiências menos “ousadas”, a Rota das Emoções também pode oferecer trilhas com os mais diversos níveis de dificuldade, surf e outras modalidades para iniciantes e pessoas experientes, e muito mais.

É interessante, no entanto, contar com uma agência de turismo especializada, como a Eco Adventure, para montar o roteiro ideal, considerando todas as necessidades e preferências da sua família.

5 dicas para curtir a viagem em família na Rota das Emoções

Como você notou, a Rota das Emoções é o destino perfeito para uma viagem com crianças. E o melhor de tudo: você pode personalizar a sua viagem de acordo com os interesses da sua família. Então, não perca a chance de proporcionar momentos mágicos para seus filhos. A Rota das Emoções te espera com os braços abertos!

Com a Eco Adventure, você garante uma experiência completa e sem preocupações. Assim, acesse o nosso site e confira os pacotes de viagem!

Você também pode gostar