Conheça as belezas e o charme da cidade de Tutóia (MA)! - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
Conheça as belezas e o charme da cidade de Tutóia (MA)!

Você já ouviu falar da cidade de Tutóia, no Maranhão? O destino pode passar despercebido por alguns turistas, mas guarda diversas belezas naturais e lindas paisagens — sem dúvida, um prato cheio para quem quer conhecer novos locais pelo Brasil!

A cidade é rota de acesso para o Delta do Parnaíba e vale a pena incluí-la no roteiro da viagem para aproveitar as praias com águas transparentes e mornas, visitar dunas, fazer passeios de barco, entre outros atrativos à diferentes valores.

Quer saber mais sobre esse destino e descobrir as belezas e o charme de Tutóia? Então, continue a leitura e confira as dicas!

A localização da cidade de Tutóia

A cidade de Tutóia fica localizada entre o Delta do Parnaíba e os Lençóis Maranhenses. Devido à sua posição estratégica, ela funciona como base de apoio para quem deseja visitar esses destinos e também para quem percorre a Rota das Emoções que, além desses dois locais, ainda inclui outros municípios.

A viagem pode ser feita por estradas asfaltadas em um percurso de cerca de 470km a partir da capital maranhense. Outra forma de chegar até Tutóia é por Barreirinhas, distante cerca 75km.

Os principais atrativos de Tutóia

Tutóia conta com diversos atrativos turísticos, sendo um bom destino para gosta de apreciar lindas paisagens e conhecer mais sobre a diversidade biológica da região.

Praias

São 20km de praias com mar calmo, água transparente e morna. Entre os destaques estão:

  • a Praia do Arpoador;
  • a Praia dos Pequenos Lençóis;
  • e a Praia do Amor.

Essa última é uma praia para quem busca tranquilidade, já que é quase deserta. Já na praia dos Pequenos Lençóis, você encontrará lagoas que se formam entre as dunas.

Ilhas

Em Tutóia, é possível ver algumas das ilhas do Delta. A Ilha do Caju é uma das principais da região, sendo a terceira maior do Delta do Parnaíba, formada por campos, praias, lagoas e imensas lagoas que avançam em direção ao mar.

Outra parada obrigatória é na Ilha do Coroatá, que também é uma boa opção para almoço, já que por ali há um restaurante que serve pratos com frutos do mar.

Passeios

Os passeios são mais um dos pontos altos da cidade de Tutóia. Com os passeios de barco, é possível percorrer rios e ver as ilhas e a vegetação da região, como as florestas de mangue. Outro diferencial é o cemitério de barcos, onde é possível observar embarcações que estão encalhadas há décadas na baía de Tutóia.

Já quem gosta de vento no rosto e aventura pode optar pelos passeios de quadriciclo para percorrer toda a extensão das praias.

Além disso, se você se interessa por esportes de aventura, a dica é aproveitar a viagem para praticar kitesurf, os ventos fortes em algumas épocas do ano fazem com o que o lugar seja perfeito para isso.

Esses são os principais atrativos e encantos da cidade de Tutóia. Durante a viagem você ainda poderá ter outras experiências marcantes ao apreciar o pôr do sol nas dunas, provar a culinária da região, observar a revoada de guarás e muito mais!

Gostou de saber mais sobre Tutóia? Então, compartilhe o texto em suas redes sociais para que os seus amigos também conheçam os atrativos desse destino!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This