Conheça Barreirinhas, a porta de entrada para os Lençóis Maranhenses!

4 minutos para ler
Powered by Rock Convert

Você já ouviu falar de Barreirinhas? Com paisagens paradisíacas e a melhor estrutura da região para receber seus visitantes, o município é a principal porta de entrada aos Lençóis Maranhenses. Além disso, a cidade é uma das mais próximas e com maior facilidade de locomoção até o disputado destino turístico do estado.

Quer saber mais? Neste artigo apresentamos um pequeno guia com tudo o que você precisa conhecer sobre o município de Barreirinhas, no Maranhão. Confira e encante-se!

Sobre Barreirinhas

Localizada a 260km da capital São Luís, Barreirinhas é conhecida como a principal base para os turistas que querem explorar as belezas dos Lençóis Maranhenses. A cidade tem grande oferta de hospedagem e restaurantes e é a melhor opção para quem busca uma melhor infraestrutura em sua viagem.

Com aproximadamente 60 mil habitantes, Barreirinhas é uma cidade acolhedora. Seus moradores já estão acostumados com o vai e vem de turistas e é possível encontrar uma vasta oferta de passeios pela região.

O principal ponto de acesso para a cidade é por meio da estrada. Os visitantes podem ir de avião até São Luís, ou Parnaíba no Piauí, e de lá escolher entre opções de transfer, ônibus e táxi.

Principais atrações

Sem dúvidas, os Lençóis Maranhenses são um dos principais atrativos da região. Contudo, você sabia que Barreirinhas ainda tem muito mais a oferecer aos seus visitantes? Passeios por dunas, lagoas e praias paradisíacas ainda podem ser incluídos em um roteiro de viagem realmente apaixonante.

Você pode fazer um passeio de lancha pelo Rio Preguiças, com direito a parada para banho na vassouras, e um delicioso almoço na Praia de Caburé. Em Mandacaru aprecie toda a beleza da região com uma magnífica vista panorâmica do alto do farol, inaugurado em 1909.

Os passeios de quadriciclo pela região e a flutuação no Rio Formiga no povoado de Cardosa são outras opções também bastante procuradas.

Depois de toda essa diversão, você pode se deliciar com o melhor da culinária típica, com restaurantes que variam de pratos mais populares até opções sofisticadas. 

Quando ir

Uma das dúvidas mais comuns na hora de programar uma viagem é a escolha do melhor período. Ou seja, definir quando ir para o seu destino, porém, em Barreirinhas isso é apenas um detalhe. Afinal, é possível aproveitar o melhor da região durante o ano inteiro.

Para visitar os Lençóis Maranhenses, é bom ficar atento ao período das chuvas. De janeiro a junho é quando elas estão mais intensas e, consequentemente, as lagoas estão mais cheias. A alta temporada acontece principalmente entre os meses de junho e agosto. Contudo, é possível aproveitar a região em todas as épocas do ano, pois há sempre lagoas cheias e são muitas as vantagens de viajar na baixa estação, tais como tarifas bem menores e menor movimento nos atrativos principais. De uma ou outra forma, a diversão é garantida.

Se você curte esportes de aventura, o segundo semestre é marcado pela temporada de kitesurf. Com ventos e condição de mar perfeitos para a prática da modalidade, principalmente na praia de Atins, um dos melhores kitepoints do mundo. Ou seja, em Barreirinhas é diversão o ano inteiro, para todos os gostos e idades.

Incrível, não é mesmo? Como você pôde perceber, Barreirinhas é mesmo um paraíso escondido em terras maranhenses. O que não faltam são bons motivos para incluir esse destino no seu próximo roteiro de viagem.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre Barreirinhas, confira nosso guia completo com as principais informações sobre os Lençóis Maranhenses!

Você também pode gostar

Deixe um comentário