Festa Junina No Nordeste

festa junina no nordeste
6 minutos para ler

Acender fogueira e dançar forró em volta dela, comer canjica, pamonha, milho e outras comidas típicas, apreciar as quadrilhas e muito mais. A festa junina no Nordeste envolve todos esses elementos que deixam o coração dos locais e turistas quentinho. 

Até porque, no mês de junho chove e faz mais frio na região nordestina. Então, conseguir se aquecer é sempre importante. Mas não se preocupe: muitos lugares no Nordeste tem festa junina o mês inteiro, garantindo muito esquenta pra quem gosta.

Quer saber mais sobre as festas juninas do Nordeste? Continue a leitura e fique por dentro!

Como é a festa junina na região Nordeste?

As festas juninas no Nordeste são uma mistura de: 

  • influências culturais; 
  • bandeirinhas coloridas espalhadas pelas ruas;
  • cheirinho de milho assado que perfuma o ar;
  • música presente a maior parte do tempo, com destaque para o forró;
  • coreografias e trajes típicos dos dançarinos, que se reúnem em casais para dançar quadrilha;
  • eventos gastronômicos que envolvem bolo de milho, canjica, pé de moleque, pamonha, tapioca, cuscuz etc.

As brincadeiras também são um ponto alto das festas juninas, como:

  • correio elegante, em que você envia mensagens amorosas de forma divertida; 
  • pescaria, onde crianças (e até os mais velhos, claro!) se divertem tentando pegar peixinhos de mentirinha;
  • barraquinhas de jogos de argola;
  • tiro ao alvo;
  • e muito mais.

Ou seja, a festa junina do Nordeste é convidativa para pessoas de todas as idades: crianças, jovens, adultos e idosos. Assim, não estranhe se encontrar diferentes públicos nas festividades.

Por que as festas juninas são tão populares no Nordeste?

As festas juninas são tão populares no Nordeste primeiro por coincidir com a safra do milho, alimento muito presente nestas festividades. Aproveitando a fartura do ingrediente, são preparadas delícias como canjica, pamonha, bolo de milho e muito mais. 

Além disso, as festas juninas têm uma forte ligação com as tradições religiosas por influência trazida de Portugal, na época da colonização, ainda no século XVI. Assim, santos como São João, Santo Antônio e São Pedro são muito reverenciados no Nordeste, especialmente em junho. 

E ainda, as festas juninas são uma oportunidade para reunir famílias e amigos. Assim, é um momento de confraternização e reencontros, que também ajudam a movimentar a economia local. 

Quer dizer, a previsão é que essas festividades gerem R$ 6 bilhões em 2023, provando que vale a pena conhecer e participar. Até porque, as pessoas se entregam à dança do forró, às brincadeiras e aos ritmos. Logo, não pense que a animação nordestina é exclusividade do carnaval não, viu?

Onde se localizam os festivos juninos na região do Nordeste?

Os festivos juninos na região do Nordeste estão espalhados, mas os principais destaques ficam para Caruaru (PE), Campina Grande (PB) e São Luís (MA). Cada lugar celebra do seu jeitinho. Saiba mais!

Caruaru – Pernambuco

Caruaru, localizada a cerca de 2h de Recife, é famosa por sediar o “Maior e Melhor São João do Mundo”. Em 2023, a festa começou em abril nas áreas rurais da cidade, o chamado ‘’São João na Roça’’.

A partir de junho, a festa se diversifica em vários polos. O mais popular é o Pátio de Eventos Luiz Gonzaga, o famoso “Pátio do Forró”, onde já se apresentaram grandes nomes do forró, como Santanna, O Cantador, e até outros estilos.

Além do Pátio do Forró, turistas e locais apreciam apresentações de quadrilhas, comidas típicas e diversas atividades festivas.

Campina Grande – Paraíba

Conhecida como a “Capital do Forró”, disputa com Caruaru o título de maior e melhor São do Mundo. O evento atrai milhares de visitantes todos os anos, com shows de artistas renomados, apresentações de quadrilhas, comidas típicas e muita animação. Assim, prepare-se para viver uma experiência intensa e contagiante!

São Luís – Maranhão

Aqui você dança ao som do bumba meu boi, ritmo contagiante. E ainda, saboreie as delícias da culinária maranhense, como o arroz de cuxá, o camarão na moranga e a tradicional paçoca.

Ou seja, as festas juninas no Maranhão são uma celebração da cultura popular, música, dança e culinária local. Então, ao visitar a região nessa época, você tem a oportunidade de mergulhar na tradição dos maranhenses.

Esses são apenas alguns exemplos das festas juninas que ocorrem no Nordeste. Outras cidades, como Arcoverde, em Pernambuco, Fortaleza, no Ceará, Natal no Rio Grande do Norte, também oferecem eventos festivos imperdíveis.

Qual é a maior festa junina do Nordeste?

A maior festa junina do Nordeste é o São João de Campina Grande, na Paraíba, segundo o Ranking Brasil de 2022. Porém, Caruaru, em Pernambuco, também recebe o título de ‘’Maior e Melhor São João do Mundo’’, carregado desde 1980.

Ou seja, Campina Grande é famosa por sua festa junina, atraindo milhares de visitantes todos os anos. O evento conta com uma programação extensa, shows de artistas renomados, concursos de quadrilhas, barracas de comidas típicas e muito mais. Por exemplo, Juliette, cantora e ex-BBB, sempre elogia a festividade.

Por outro lado, Caruaru, também é reconhecida pela sua tradição junina e animação das festividades. Assim, ela atrai muitos visitantes, oferecendo shows, apresentações culturais, competições de quadrilhas e uma rica gastronomia junina.

Quer dizer, ambos podem proporcionar experiências únicas para quem quiser conhecer as festas juninas do Nordeste. Essa é até uma oportunidade para você tirar as suas próprias conclusões e escolher qual é melhor entre PB e PE. Simbora?

Viaje para o Nordeste com os melhores pacotes

Então, já se animou ao pensar sobre a festa junina no Nordeste? Não é para menos, já que a região tem festa de São João o mês inteiro. Além disso, se ela sabe fazer um bom carnaval, não pense que no mês de junho a festividade deixa a desejar…

E aí, se interessou e quer conhecer algumas das festas juninas no Nordeste? Não deixe de aproveitar para conhecer as paisagens mais bonitas da região com as opções de pacotes da Eco Adventure Tour!

Você também pode gostar

119 thoughts on “Festa Junina No Nordeste

  1. I loved as much as you will receive carried out right here The sketch is tasteful your authored subject matter stylish nonetheless you command get got an edginess over that you wish be delivering the following unwell unquestionably come further formerly again as exactly the same nearly very often inside case you shield this hike

  2. Fantastic beat ! I would like to apprentice whilst you amend your web site, how can i subscribe for a weblog
    web site? The account aided me a acceptable deal.
    I had been a little bit acquainted of this your broadcast
    offered bright clear concept

  3. I got this website from my friend who told me on the topic of this site and now this time I
    am visiting this website and reading very informative content at this
    place.

  4. Hey there terrific website! Does running a blog like this
    require a lot of work? I have very little understanding of computer programming but I had been hoping to start my own blog soon. Anyways, if you have any recommendations or techniques for new blog owners please share.
    I understand this is off subject but I simply had to ask.

    Appreciate it!

  5. I will right away grasp your rss as I can not
    to find your e-mail subscription hyperlink or newsletter service.
    Do you have any? Kindly let me know in order that I could subscribe.
    Thanks.

  6. Amazing! This blog looks exactly like my old one! It’s on a entirely different
    subject but it has pretty much the same page layout and design.
    Outstanding choice of colors!

  7. Wow that was odd. I just wrote an very long comment but after
    I clicked submit my comment didn’t appear.
    Grrrr… well I’m not writing all that over again. Regardless, just wanted to say great blog!

  8. Superb blog! Do you have any recommendations for aspiring writers?
    I’m planning to start my own blog soon but I’m a little lost on everything.
    Would you advise starting with a free platform like WordPress or go
    for a paid option? There are so many options out there that
    I’m totally confused .. Any ideas? Thanks a lot!

  9. Hello there! Quick question that’s entirely off topic. Do you know how
    to make your site mobile friendly? My website looks weird when browsing from my iphone4.
    I’m trying to find a theme or plugin that might be able to
    correct this problem. If you have any recommendations, please share.
    Cheers!

  10. Sweet blog! I found it while surfing around on Yahoo News.
    Do you have any suggestions on how to get listed in Yahoo News?

    I’ve been trying for a while but I never seem to get there!
    Many thanks

  11. After going over a few of the blog posts on your website, I seriously appreciate your way
    of writing a blog. I added it to my bookmark webpage
    list and will be checking back in the near future. Take a
    look at my website too and tell me how you feel.

  12. Hi! I just wanted to ask if you ever have any trouble with hackers?

    My last blog (wordpress) was hacked and I ended up losing a few months of hard work due to no data backup.

    Do you have any methods to prevent hackers?

  13. Услуга сноса старых частных домов и вывоза мусора в Москве и Подмосковье под ключ от нашей компании. Работаем в указанном регионе, предлагаем услугу разбор дома после пожара. Наши тарифы ниже рыночных, а выполнение работ гарантируем в течение 24 часов. Бесплатно выезжаем для оценки и консультаций на объект. Звоните нам или оставляйте заявку на сайте для получения подробной информации и расчета стоимости услуг.

  14. Услуга сноса старых частных домов и вывоза мусора в Москве и Подмосковье под ключ от нашей компании. Работаем в указанном регионе, предлагаем услугу демонтаж и вывоз мусора цена. Наши тарифы ниже рыночных, а выполнение работ гарантируем в течение 24 часов. Бесплатно выезжаем для оценки и консультаций на объект. Звоните нам или оставляйте заявку на сайте для получения подробной информации и расчета стоимости услуг.

  15. Я тоже люблю боевики, хотя тут многие упоминули разные фильмы, но забыли один из культовых с Стэтхомом, фильм Гнев человеческий, кто не знает, фильм о том как в начале фильма убивают сына главного героя и он мстит.

Deixe um comentário