Gastronomia na Rota das Emoções: 10 passeios imperdíveis

Gastronomia na Rota das Emoções: 10 passeios imperdíveis
13 minutos para ler

Além das belezas naturais apreciadas durante a viagem, é possível encontrar um rico roteiro de cores, aromas e sabores através da gastronomia na Rota das Emoções. A culinária típica do Ceará, Piauí e Maranhão, agrada os amantes de uma comida gostosa, cheia de temperos e ingredientes deliciosos.

A gastronomia na Rota das Emoções é considerada uma das principais opções de lazer do nordeste. Isso, porque se come muito bem através de opções que variam entre restaurantes rústicos de comida caseira, até restaurantes de renome internacional. E os pratos vão desde especialidades de cantinas italianas até comidas típicas feitas à base de peixe e frutos do mar.

Saiba mais sobre a gastronomia na Rota das Emoções no artigo a seguir.

O que é a Rota das Emoções

O que é a Rota das Emoções

Para quem deseja conhecer os paraísos naturais do Nordeste brasileiro, a melhor opção é fazer uma viagem pela Rota das Emoções. Esse roteiro inclui diversas cidades de três estados: Maranhão, Ceará e Piauí. Nesse trajeto são encontradas inúmeras atividades que agradam a todos os gostos e a gastronomia na Rota das Emoções é uma atração à parte.

Nessa rota são encontrados mares de águas cristalinas e perfeitas para a prática de esportes náuticos. São encontrados também altas dunas de areias douradas, de onde você pode assistir ao pôr-do-sol do topo, e trilhas ecológicas para observar sua rica fauna e flora. O ecoturismo é muito forte na região. Além disso, a gastronomia na Rota das Emoções pode ser conhecida em cada restaurante encontrado pelas paradas ocorridas na viagem.

A Rota das Emoções é um projeto criado pelo Sebrae e o Ministério do Turismo. Estão envolvidos também os prestadores de serviços turísticos de Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara. O objetivo é que os viajantes possam conhecer e valorizar um pouco da riquíssima cultura local, e tenham a oportunidade de visitar todos esses destinos incríveis do Nordeste em uma só viagem.

Em 2009, a Rota das Emoções foi considerada o melhor roteiro turístico do Brasil, e hoje, já ganhou destaque nacional e até internacional. A gastronomia na Rota das Emoções pode ser bastante explorada dentro dos 8 a 12 dias de duração média dessa viagem. Além disso, serão dias incríveis de passeios por paisagens maravilhosas, e noites de conforto e festas.

A Rota das Emoções é um passeio para todo tipo de público. É ótimo para famílias com crianças que podem curtir as praias maravilhosas. É muito bom para casais que desejam apreciar uma bela vista e aproveitar o clima romântico de um paraíso na terra. É maravilhoso para amigos que queiram explorar as noitadas de festa.

E é também ideal para o público aventureiro que ama natureza e esportes. Dentro das opções de esportes de aventura encontrados nessa rota estão windsurf, kitesurf e surf. Além disso, são oferecidos passeios off road, buggy, lancha, jangada, navegando a bordo e passeios a cavalo.

Os primeiros pacotes de viagem para a Rota das Emoções foram lançados sob o nome de Delta-Jeri-Lençóis. Ele faz referência aos principais locais visitados em cada um dos estados do roteiro. O nome que utilizamos atualmente só foi criado em 2005. A gastronomia na Rota das Emoções é uma das principais atrações do roteiro.

Passeios para aproveitar a gastronomia na rota das emoções

Passeios para aproveitar a gastronomia na rota das emoções

A gastronomia na Rota das Emoções é muito rica e variada. São opções espalhadas pelos mais de 500 km que compõem o roteiro. Uma boa parte é feita por pessoas comuns que conhecem os segredos dos temperos e produtos frescos, que misturados com suas sabedorias, passadas de geração para geração, conseguem transformar iguarias em uma explosão de sabores que você nunca mais vai esquecer.

Conheça agora 10 passeios imperdíveis para aproveitar a gastronomia na Rota das Emoções.

Barreirinhas, no Maranhão

A cidade de Barreirinhas é a principal cidade que serve de base para quem quer visitar os Lençóis Maranhenses. É considerada um dos destinos mais bonitos do Brasil e atrai turistas do mundo inteiro que são atraídos pela sua beleza, passeios, excursões e gastronomia.

A Pousada Boa Vista é uma ótima opção para quem deseja apreciar a gastronomia na Rota das Emoções. É uma pousada linda com jardins, piscinas e redes que te convidam a deitar. Seu restaurante oferece pratos típicos e um delicioso café da manhã.

O restaurante Bambaê é lindo, ajardinado e bem decorado. É possível aproveitar o som ao vivo à noite. A comida é ótima e são servidos pratos de carne e frutos do mar. Ainda possui um quiosque, em frente ao restaurante, onde funciona uma pizzaria que conta com o tradicional forno a lenha.

A Pousada Orla Náutica possui o restaurante Orla Gourmet onde você pode encontrar o que há de melhor em gastronomia na Rota das Emoções. São encontrados pratos típicos locais como peixe frito, peixada e caldeirada de camarão, e também podem ser apreciados pratos de carne e massa como filé ao molho madeira, carne do sol e espaguete ao molho de camarão.

O Restaurante Mangue, que também tem uma filial em Atins, possui pratos maravilhosos, assim como a sua carta de drinks. Um dos seus pratos mais famosos e pedidos é o Chiclete de Camarão.

Tutóia, no Maranhão

Tutóia é a porta de entrada no Maranhão para o Delta do Parnaíba e também para a APA dos Pequenos Lençóis. Além disso, possui diversas praias belíssimas na região. Ela também contribui para a maravilhosa gastronomia na Rota das Emoções.

O Restaurante Flor do Mangue possui um verdadeiro festival de camarão no seu cardápio. São pratos variados e deliciosos. O seu carro-chefe é o famoso Camarão de Tutóia, que é um camarão ao leite de coco, requeijão e gratinado com queijo. Ele é servido com batata palha, arroz branco e legumes sortidos. Se você visitar esse restaurante, não pode sair de lá sem provar essa especiaria!

Santo Amaro, no Maranhão

Santo Amaro é famosa por ter as lagoas mais bonitas entre as 3 cidades base dos Lençóis Maranhenses. Ainda recebe menos turistas que algumas cidades vizinhas, por conta da menor infraestrutura, porém, em termos de beleza, ela ganha sempre.

Para conhecer a gastronomia na Rota das Emoções, é importante ter a experiência de visitar o Restaurante Recanto Preguiça. Todas as iguarias servidas nesse lugar são feitas no fogão a lenha, plantadas e colhidas na horta da comunidade, pescadas no lago bem em frente e não há luz no vilarejo. É possível apreciar um prato no local, chamado de Camarão da Malásia, mas que precisa solicitar uma reserva antes, pois, nem sempre está disponível.

Um outro restaurante que vale a pena ser conhecido é o Restaurante do Gordo. Ele é bastante simples, mas a comida é farta e o sabor de tudo é maravilhoso. Seu carro chefe é a Lagosta do Gordo e vale a pena ser apreciada.

Delta do Parnaíba

Delta do Parnaíba

O Delta do Parnaíba é um dos principais destinos da Rota das Emoções, e tem um dos cenários mais deslumbrantes do roteiro. É um arquipélago localizado no encontro das águas do Rio Parnaíba com o Oceano Atlântico, entre o litoral do Piauí e do Maranhão.

Não dá para falar de gastronomia na Rota das Emoções e não mencionar o Restaurante Casa de Caboclo, que é um verdadeiro paraíso. É um restaurante quase ao ar livre, ao lado do rio, com espreguiçadeiras, redes, um vento gostoso e um silêncio maravilhoso.

É aberto somente mediante reserva e, com um valor único, você recebe entrada, prato principal e sobremesa, repletos de produtos locais. Entre as opções mais desejadas estão o pastelzinho de caranguejo e a moqueca de frutos do mangue.

O Hotel Boutique Casa de Santo Antônio é refinadíssimo e possui um restaurante de primeira qualidade. O dia já começa com um variado e saboroso café da manhã servido à mesa. Durante o dia, é servido almoço e petiscos na área da piscina. À noite, você pode desfrutar do jantar “A La Carte” com pratos variados, elaborados no momento.

Ilha grande, no Piauí

Esse é um dos 4 municípios litorâneos do Piauí e é a cidade portal para o Delta do Parnaíba. Ela possui um santuário em homenagem a Nossa Senhora Mãe dos Pobres e Senhora do Piauí. A gastronomia na Rota das Emoções também é representada por esse local.

O melhor da culinária de Ilha Grande são os caranguejos, por isso, existe um Festival do Caranguejo no calendário anual da cidade. O Restaurante Barlavento fica ao lado do porto e tem um dos melhores caranguejos que se possa imaginar. Sem contar que o tamanho deles é bem grande.

Barra Grande, no Piauí

O litoral do Piauí é bem estreito e Barra Grande fica quase na divisa com o Ceará. Essa é uma praia com muito vento, por isso, muitos visitantes se aventuram por aquelas bandas em busca de praticar esportes como o kitesurf.

A qualidade da gastronomia na Rota das Emoções também passa por Barra Grande. A Pousada Manati possui uma piscina imensa, rodeada por espreguiçadeiras e jardins com palmeiras. O restaurante que ela possui é maravilhoso e um prato que precisa ser apreciado é o Peixe à Delícia.

A Pousada BGK fica em frente à praia e tem uma escola de kitesurf. Além disso, possui o Restaurante Pé de Vento, onde a diversidade e a qualidade da comida é sensacional.

O restaurante Manga Rosa oferece caipirinhas e cervejas artesanais, e o carro-chefe é um maravilhoso filé de peixe ao molho de manga e pimenta rosa, que precisa ser apreciado.

Praia de Curimãs, no Ceará

Essa praia pertence ao município de Barroquinha e trata-se de uma região quase deserta, tendo apenas uma pequena comunidade à beira-mar. É parecida com algumas praias vizinhas, com destaque para as dunas bem próximas às poucas casas existentes, e um pequeno balneário de água doce na orla, construído com o represamento de um riacho.

O restaurante Brilho do Mar emprega mão-de-obra local e utiliza produtos da região, o que ajuda no desenvolvimento local. Aproveite a gastronomia na Rota das Emoções através desse restaurante que oferece um maravilhoso camarão ao abacaxi e um incrível filé de peixe com crosta de castanhas.

Camocim, no Ceará

Essa cidade guarda as últimas praias desertas do oeste cearense. Seu acesso é precário e exige buggy ou 4×4. Porém, ainda assim, representa bem a gastronomia na Rota das Emoções.

Um restaurante muito conhecido na gastronomia da Rota das Emoções é o Ponto 10. O local possui uma diversidade de pratos típicos e um dos mais desejados é o Camarão com Abacaxi (Camarão Hawai).

A Barraca Pôr do Sol é simples, porém, possui uma comida deliciosa. O proprietário, seu João, é um ex-pescador e garante que tudo é pescado e levado absolutamente fresco para a mesa, nada de congelados. Você encontra pratos com peixes, lagostas e enormes camarões.

Perto da Barraca Pôr do Sol, encontramos o Bistrô Kite Beach. Também um local simples, mas aconchegante. É possível apreciar deliciosos drinks, frutas e doces.

Jericoacoara, no Ceará

Jericoacoara, mais conhecida apenas por “Jeri”, é um dos destinos nordestinos que se tornou sensação entre os viajantes nas últimas décadas. É um lugar pacato, com ruas de areia e cenários bucólicos, ideais para quem quer descansar e renovar as energias.

Para falar sobre gastronomia na Rota das Emoções é preciso falar sobre o Restaurante Dona Amélia. Ele fica localizado na Rua do Forró e obviamente toca um forró de primeira qualidade. A comida é deliciosa e os carros-chefes são o Peixe à Delícia e o Camarão no Abacaxi.

O Restaurante Sunset Lounge Bar do Clubventos fica à beira da praia, oferece música ao vivo e possui locais para relaxar. Lá você encontra ótimos drinks e maravilhosos quitutes da culinária local.

O Restaurante Siará fica localizado no Blue Residence Hotel. é um restaurante para quem gosta de alta gastronomia e possui pratos assinados pelo Chef Bruno Schmatz. Enriquece muito a gastronomia na Rota das Emoções. Lá você encontra entradas, como as ostras em três versões diferentes, pratos principais, como uma carne super macia com crosta de amêndoas, e também sobremesas, como um maravilhoso mousse de chocolate.

O Restaurante Makaio Poke é uma opção de comida leve e saudável da Chef Mel Freitas, que participou no Mestre do Sabor, na Globo. Ele oferece deliciosas especiarias locais, por um preço justo.

O Shopping Tapioca Tia Angelita é famoso por oferecer uma torta de banana sensacional, além das tapiocas com vários recheios. É uma ótima opção para quem quer fazer um lanche, comer algo rápido ou economizar nas refeições.

Festival gastronômico de 2022 na Rota das Emoções

Festival gastronômico de 2022 na Rota das Emoções

No primeiro semestre de 2022 será lançado o Festival Gastronômico Sabores da Rota. Ele vai unir a gastronomia na Rota das Emoções com cultura e esportes de aventura. Ele ocorrerá de forma híbrida, parte presencial e parte online, e vai contribuir para a geração de novos negócios e para a melhoria da governança da rota.

Como a ECO Adventure pode te ajudar

Se você deseja conhecer a gastronomia na Rota das Emoções, além de todas as belezas e atividades proporcionadas pela viagem, o próximo passo é contratar a sua agência. A ECO Adventure te ajuda a escolher a melhor hospedagem, o meio de transporte ideal, o pacote de passeios perfeito para você e muito mais! O foco é oferecer uma experiência inesquecível.

Somos especializados na Rota das Emoções e em turismo de aventura. Por isso, você pode contar com a gente em todas as etapas da sua viagem. Desfrute desse momento com segurança, tranquilidade e muita alegria! Deixe o trabalho difícil pra gente!

Quer saber mais sobre a gastronomia na Rota das Emoções, além de todas as oportunidades dessa viagem? Entre em contato agora mesmo e faça a sua reserva!

Você também pode gostar

2 thoughts on “Gastronomia na Rota das Emoções: 10 passeios imperdíveis

Deixe um comentário