Rota das emoções: como criar o roteiro perfeito?

rota das emoções
12 minutos para ler

Se você planeja fazer uma viagem sozinho, com os amigos, de casal ou com a família, criar o roteiro perfeito pode ser um desafio.

Afinal, como encontrar alternativas que agradem a todos e que caibam no bolso? Como viver experiências diferentes, conhecer lugares incríveis e fazer passeios diferenciados, que ficarão na memória para sempre?

A dica é: conhecer a Rota das Emoções.

No artigo de hoje, vamos falar sobre o que é a Rota das Emoções, como criar um roteiro de viagem perfeito e, claro, como a Eco Adventure pode te ajudar nessa tarefa.

Continue a leitura.

6 dicas para criar um roteiro perfeito para a Rota das Emoções

Se você se interessou pela Rota das Emoções e quer conhecer esse roteiro maravilhoso, é preciso tomar alguns cuidados na hora de criar o roteiro da viagem.

Para isso, é necessário que você avalie os principais fatores:

  • transporte;
  • transporte entre as cidades;
  • hospedagem;
  • passeios;
  • agência de turismo especializada.

1. Defina o orçamento

Antes de começar a definir os detalhes da viagem, é necessário que você tenha em mente qual será o seu orçamento.

Esse valor predefinido é que irá nortear as escolhas a partir de agora, para a criação de um roteiro incrível e que esteja dentro das suas possibilidades!

2. Tipo de transporte

Os tipos de transporte também precisam ser considerados: você irá chegar no primeiro destino de que forma? O ponto de chegada será o mesmo ponto de saída?

O pacote da Rota das Emoções consiste em três cidades, então é necessário definir também quais serão os meios de transporte entre uma cidade e outra.

Caso você opte por contratar uma agência de viagens especializada na região, como a Eco Adventure, a empresa irá definir todos os detalhes mais relevantes nesse quesito: transfers, passagens de ida e volta e muito mais.

3. Tipo de hospedagem

O mesmo dito sobre os meios de transporte também vale para a hospedagem: para fazer a Rota das Emoções, é preciso definir hospedagens em todos os destinos.

Se você estiver organizando sozinho a sua viagem, a dica é comprar primeiro as passagens para saber como e quando reservar as hospedagens.

É possível escolher vários tipos:

  • airbnb;
  • hostels;
  • pousadas;
  • hotéis;
  • resorts; etc. 

As hospedagens vão ter os mais diversos preços, então defina quais são as modalidades mais interessantes para você, e o que é que cabe no seu orçamento.

4. Organizando os passeios

Agora que você já definiu as datas, dias e horários que chegará em cada destino e o local das hospedagens, é hora de organizar os passeios.

Decida que tipo de passeio você gostaria de fazer, em quais dias pretende realizá-los e certifique-se da necessidade ou não de adquirir tickets e realizar reservas.

Se for necessário, é muito importante que você já deixe tudo organizado, reservado e, no caso de tickets, comprados, para evitar imprevistos e a possibilidade de chegar até o local e não conseguir realizar os passeios planejados.

Caso decida fechar o pacote com a Eco Adventure, nós cuidaremos desta parte para você.

organize os passeios na rota das emoções

5. Contando com a ajuda de uma agência

Como explicado anteriormente, é plenamente possível realizar a criação de um roteiro de viagem para a Rota das Emoções sozinho.

No entanto, a atenção aos detalhes e o tempo necessário para organizar e planejar todos eles pode ser um fator estressor, visto que será preciso fazer várias pesquisas, traçar caminhos, melhores rotas e encontrar diversas alternativas.

O ideal, principalmente para quem quer aproveitar com tranquilidade, segurança e um bom preço, é considerar a contratação de uma agência de turismo especializada, como a Eco Adventure.

Tendo definidos os dias, quanto tempo gostaria de passar em cada cidade da Rota das Emoções, a Eco Adventure cuida de todo resto: apresentamos opções de transporte, hospedagem e passeios dentro das expectativas e necessidades de cada cliente, facilitando o planejamento da viagem e tornando a experiência muito mais segura, tranquila e inesquecível.

O que é a Rota das Emoções?

A Rota das Emoções é um passeio pelas belezas nordestinas entre os estados de: Ceará, Maranhão e Piauí. 

A proposta da Rota das Emoções oferece aos visitantes opções de aventura e lazer: paisagens incríveis, praias maravilhosas, esportes de aventura, culturas riquíssimas e, claro, uma gastronomia incrível!

Dentre as opções de esportes de aventura comuns na Rota das Emoções estão: windsurf, kitesurf e surf. Também são oferecidos passeios off road, buggy, lancha, jangada, navegando a bordo e, claro, passeios a cavalo.

Esses detalhes fizeram com que a Rota das Emoções se tornasse o destino perfeito para aqueles que gostam de esportes de aventura e querem conhecer o nordeste brasileiro de uma forma diferente: aproveitando passeios diferenciados, ecológicos e muito marcantes.

Quais cuidados são necessários para roteiro da Rota das Emoções?

Para criar um roteiro de viagem perfeito, é preciso ter alguns cuidados e considerar todos os cenários, objetivos de viagem, necessidades dos que irão realizar o passeio e, claro, como escolher as melhores alternativas para todos.

A dica é conseguir fazer uma boa lista que inclua:

  • possíveis meios de transporte;
  • possíveis acomodações e hospedagens;
  • passeios durante a viagem;
  • a necessidade de vacina ou cuidados especiais para entrar no destino;
  • a possibilidade de contar com uma agência de turismo especializada.

Importante pontuar também que, em tempos de pandemia causada pela COVID-19, é fundamental avaliar:

  • a possibilidade de escolher destinos mais vazios / em épocas mais tranquilas;
  • levar os itens de higiene e cuidado pessoal e manter as medidas de prevenção de contaminação e contágio do vírus;
  • pesquisar se a cidade está recebendo turistas e, caso positivo, quais são as condições para realizar os passeios.

Quais cuidados são necessários para roteiro da Rota das Emoções

Vale a pena criar um roteiro sozinho ou contar com uma agência?

É possível montar um roteiro sozinho, sem dúvidas.

No entanto, sabemos que criar um roteiro de viagem e encontrar todas as opções de hospedagens, transporte, passeios e detalhes importantes pode ser muito trabalhoso e abrir espaço para diversos imprevistos.

O ideal, principalmente para quem quer fazer uma viagem como a Rota das Emoções, que envolve mais de um destino, é contar com uma agência de viagens especializada nessa região, como a Eco Adventure.

Agências especializadas normalmente possuem condições mais interessantes, mais baratas e, claro, são capazes de construir um roteiro com muito mais facilidade, selecionando os melhores passeios e as hospedagens e transportes que cabem no bolso dos clientes.

Todo o roteiro será detalhado, com horários, transfers e informações necessárias para a realização de um passeio com muito mais tranquilidade e segurança.

Rota das Emoções roteiro completo para copiar

Você deve estar se perguntando o que faz o mapa rota das emoções tão procurado para passar alguns dias. Em uma palavra: beleza!

Mas, para além disso, um dos motivos que atrai tantos turistas é a diversidade de cenários e gastronomia entre um lugar e outro. É possível ter experiências diversas indo de um lugar para o outro.

Na rota das emoções, 7 dias parece até pouco com tantos pontos para visitar e experiências para viver!

Sabendo disso, decidimos te ajudar a escolher o melhor a se fazer na região com um roteiro completo . Confira abaixo o que fazer na rota das emoções!

Passear de lancha no Rio Preguiças

Na rota das emoções, a atração principal não são somente as belas praias do litoral. Durante o passeio de lancha pelo Rio Preguiças os turistas podem apreciar um rio que se estende majestosamente.

Por lá, alguns animais locais chamam a atenção de quem para em alguns pontos, como é o caso dos macacos que interagem com quem passa.

Ao longo do rio preguiças, é possível fazer paradas em restaurantes ribeirinhos, dunas, farol e praias. 

Assistir a revoada dos guarás

Os Guarás são aves típicas da região litorânea. Com penas avermelhadas por conta da sua alimentação baseada nos caranguejos Macaronis, ricos em caroteno, os guarás chamam a atenção dos viajantes que passam pela região.

O fenômeno da revoada dos guarás é tão bonito que já virou parada obrigatória para quem faz a rota das emoções. O fenômeno é o voo de volta dos pássaros para a ilha dos guarás. Para isso, o bando dá vôos altos e rasantes, cortando o céu da região.

Buggy em Jericoacoara

Já ouviu falar na árvore da preguiça? Localizada nas areias de Jericoacoara (um dos pontos altos da rota, diga-se de passagem), a árvore está a anos chamando a atenção de quem passa pela região, isso porque sua formação é naturalmente na horizontal, por isso o nome curioso.

Além da árvore, é possível ver tantas outras belezas naturais ao explorar de Jericoacoara, como:

  • Visitar a pedra furada;
  • Praia Mangue Seco;
  • Duna do Pôr do Sol;
  • Praia do preá;
  • Lagoa azul.

Saiba mais sobre esta última.

Buggy em Jericoacoara na rota das emoções

Passeio off-road na Lagoa Azul

Considerada por muitos uma das lagoas mais bonitas do Brasil, a lagoa azul é um dos atrativos nos lençóis maranhenses. Os visitantes podem caminhar pelas dunas e se encantar com o contraste criado pelo branco da areia com a água azul cintilante da lagoa. 

Mesmo com o sol alto, é possível andar descalço pelos morros de areia. Os turistas ainda podem passear em carros 4×4 para se deslocar entre os diferentes lagos e pontos turísticos da região. 

Fazer trilha em Chaval

Chaval é um município do Ceará. Com população estimada em 13 mil habitantes, na parada o foco é a trilha!

Depois de caminhar descalço pela praia, é hora de botar o tênis e subir os caminhos íngremes da trilha da carnaúba. Ao chegar ao topo, tem-se uma vista privilegiada da região esverdeada, além de encontrar o jardim de carnaúbas entre a rocha.

Depois de apreciar e descansar, é hora de descer a trilha para aproveitar mais a rota das emoções!

Barreirinhas

Quando estiver na cidade de Barreirinhas é possível visitar diferentes pontos turísticos na área, como:

  • Farol do Mandacaru para assistir ao pôr do sol;
  • Andar de lancha pelo rio;
  • Passear pela praia do Caburé;
  • Passar no povoado de Vassouras. 

Artesanato na vila de pescadores

Quer levar uma lembrancinha da região para recordar sempre essa viagem? Na vila dos pescadores você pode conferir peças genuínas do artesanato local.

Ao terminar o passeio, tenho certeza que você vai gostar de levar lembranças (e convites) a familiares e amigos que também merecem passar dias perfeitos na rota das emoções em 2022!

Como escolher a agência de turismo ideal para roteiro na Rota das Emoções?

Escolher a agência de turismo ideal para a sua viagem exige um fator muito importante: especialização.

Quanto mais especializada for a agência, maiores as chances de você ter uma experiência mais agradável, principalmente em um roteiro diferenciado como a Rota das Emoções.

A Eco Adventure é uma agência especializada em turismo, com foco em responsabilidade sócio-ambiental.

Trabalhando sempre com preços competitivos, a agência garante a excelência nos serviços, fornecedores e parceiros de qualidade e apoio à comunidades locais.

Quer saber mais e descobrir como podemos te ajudar a ter uma viagem incrível?

Entre em contato conosco.

Quantos dias são necessários para fazer a Rota das Emoções?

A recomendação é que o passeio dure, pelo menos, uma semana. Isso porque, o que não falta no caminho são belezas a serem exploradas! Então, se você está organizando a agenda das férias, deixe bastante espaço para passar dias maravilhosos nos destinos que recomendamos neste post.

Em uma semana é possível aproveitar com calma as diferentes praias e curtir desafios naturais que estão disponíveis. Para poder desfrutar com tranquilidade, você pode também contratar serviços de transfer disponíveis na cidade para não se preocupar com estacionamentos e entradas em locais onde o acesso é limitado a transportes autorizados.

Além disso, você só precisa relaxar e deixar que os guias e profissionais especializados cuidem da sua rotina durante a viagem, de acordo com os destinos escolhidos.

Quais as cidades da Rota das Emoções?

Na rota das emoções, três estados diferentes são contemplados para que os visitantes possam explorar o que há de melhor em suas praias e na gastronomia local.

Neste roteiro, as cidades e passeios mais procurados pelos turistas são Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses. Ao longo de todo litoral, os visitantes podem explorar o que há de mais diverso em cada uma delas. 

Quais as cidades da Rota das Emoções

Conclusão

Viu só quanta coisa bonita para explorar na rota das emoções? Pessoalmente você entende bem o porquê desse nome. Escolha os pontos de parada e organize seus dias para aproveitar o que há de melhor no litoral nordestino!

Para fazer a rota das emoções por conta própria você pode encontrar mais dificuldade e burocracia, além de precisar pagar valores que nem sempre aparecem no orçamento inicial. 

Para facilitar seus dias e ter tranquilidade, conte com a Eco Adventure na hora de fazer da sua viagem a melhor experiência do ano!

Conheça os pacotes disponíveis e deixe nas mãos de quem conhece bem a rota e tem tudo que você precisa para fazer os diferentes trajetos e deslocamentos!

Viaje com a Eco Adventure

Você também pode gostar

6 thoughts on “Rota das emoções: como criar o roteiro perfeito?

  1. Se você está se perguntando como descobrir se seu marido está traindo você no WhatsApp, talvez eu possa ajudar. Quando você pergunta ao seu parceiro se ele pode verificar seu telefone, a resposta usual é não.

Deixe um comentário