Praia de Galinhos (RN): apaixone-se por esse paraíso

9 minutos para ler

Galinhos (RN), cidade com pouco mais de dois mil habitantes, guarda a inocência e a hospitalidade dos moradores acostumados com o sossego e a simplicidade. A cerca de 160 quilômetros de Natal, a vila de pescadores permanece calma e acolhedora, graças à sua localização. Esse roteiro incrível ainda não foi totalmente descoberto pelo turismo nacional.

Com praias e atrações que dão um gosto de exclusividade — quase como uma reserva natural —, Galinhos está situada na extremidade de uma península, separada por dunas móveis. Mover-se por seus vilarejos rústicos só é possível de charretes ou bugues, as únicas opções de transporte.

Suas lagoas viram legítimas piscinas naturais entre dunas móveis, e descobrir essas peculiaridades, assim como suas praias isoladas, é uma experiência sem igual. É muito provável que, em uma segunda visita a Galinhos, as praias tenham mudado de lugar por conta da maré.

Seu horizonte é riscado pelas salinas locais, montanhas branquinhas que parecem até neve. E seus mangues oferecem as especialidades da gastronomia local, pescados e ostras, assunto apetitoso que vamos explorar mais adiante.

Neste post, mostraremos qual é o potencial turístico do Rio Grande do Norte e falaremos sobre a praia e a região de Galinhos (RN): o que fazer por lá, a melhor época para visitar a cidade e o que não pode ficar de fora da sua mochila. Acompanhe!

O potencial turístico do Rio Grande do Norte

O Rio Grande do Norte no turismo do Nordeste é uma parada obrigatória. A capital, Natal, é um caso de sucesso e desenvolvimento por causa das atividades turísticas. Mas há, também, uma série de destinos no estad,o que atrai pessoas do Brasil e do mundo todo.

Indo por uma linha mais alternativa, assim como Areia Branca e Mossoró, no Oeste desse território nordestino, Galos e Galinhos são destinos do Polo Costa Branca. O roteiro é marcado por vegetação da caatinga, dunas móveis e imponentes, falésias e extensas praias desertas — além da já citada importante produção de sal, uma das maiores do país.

A chegada de barco até Galinhos (RN) traz a sensação única de entrar em uma comunidade diferente dos destinos mais comuns da região. O trajeto de Pratagil é o começo de uma estada que sempre renova as energias e oferece novas experiências. E essa característica é o maior diferencial da região.

A Praia de Galinhos

Sua principal praia, que leva o nome da cidade, é dividida pelo mar e pelo rio, e entre eles estão as dunas e o Farol de Galinhos (RN), referências para a vila de pescadores. Normalmente, a praia é muito tranquila e serena, com uma brisa constante e águas que variam de frescas a mornas, conforme o clima. Nas vilas, as ruas são de areia, e o jeito mais fácil de chegar até lá é de barco, a partir de Pratagil.

Os ventos da Praia de Galinhos, inclusive, propiciam a prática de kitesurf e windsurf, atraindo participantes de todas as partes em busca do cenário ideal. O ponto de encontro mais comum dos adeptos desses esportes é a pousada Brésil Aventure. Ali, também se pratica Stand Up Paddle.

O diferencial de Galinhos está na simplicidade. Por lá, ainda não há noites badaladas ou restaurantes cinco estrelas, mas muito sossego, água fresca e piscinas naturais na Ponta do Farol, de onde dá para apreciar uma vista incrível.

Pelas praias, no meio da vegetação e dos mangues, é possível avistar as montanhas brancas — são salinas, o que chama muito a atenção no cenário local. Elas são originadas do excesso de sal extraído do mar. Uma curiosidade é que, se você tentar dar um mergulho nas águas mais próximas desse local, vai boiar por conta da alta densidade do sal.

Nas águas mais salgadas, encontra-se o peixe-morcego, animal muito presente na região e com um formato curioso — tem duas patas e pele áspera. Já na área dos mangues, são vistos cavalos-marinhos de diversos tipos.

A região de Galinhos

Mais especificamente, o caminho até Galinhos começa em Natal. A primeira parte da viagem é feita pela BR-406, por Ceará-Mirim e João Câmara. Depois de passar pelo povoado São Geraldo, chega-se a Pratagil, porta de entrada para o destino final.

Lá, os carros ficam no estacionamento gratuito, e os turistas embarcam até Galinhos (RN), numa travessia tranquila que dura cerca de dez minutos. Também é possível chegar por terra com veículos 4×4, mas o caminho é outro.

Por causa de seus atrativos, a região do Polo Costa Branca — em especial Galinhos — tornou-se uma oferta turística mesmo para quem está em Natal, já que a distância não é grande.

Os motivos para conhecer Galinhos (RN)

Veja, a seguir, os principais atrativos de Galinhos (RN) e descubra por que você não pode deixar de conhecer esse paraíso intocado!

Passeio de barco

Em Galinhos, você pode curtir um passeio de barco para não se esquecer mais. A jornada, feita em um rio de água salgada, é cheia de curiosidades. Mas antes de apresentá-las, vai uma dica: escolha um guia que saiba explicar cada detalhe das espécies da região.

Dito isso, saiba que, no início, passando pelos mangues, já é possível ver alguns exemplares da garça azul, ave característica dessa área. Pouco depois, são avistadas as salinas, a montanha de sal. Há uma parte mais amarronzada, mas a substância produzida mais recentemente é completamente branca. O visual é inesquecível.

Depois, o instrutor faz uma parada no mangue, e aí chega o atrativo mais curioso: o peixe-morcego. Parece uma criação fictícia, mas é uma espécie de peixe com duas patas, pele áspera e cores camufladas. Ver de perto é incrível e, ao mesmo tempo, impactante. Nesse momento, o guia também colhe algumas ostras que vão ser servidas no almoço — mais frescas que isso, impossível.

O passeio segue para a parte final, e aí é possível escolher entre ir de barco, bugue ou encarar as dunas e uma parte de água a pé até o retorno a Galinhos (RN). Há, ainda, um ponto importante para quem se preocupa com um programa que caiba no bolso: os preços desse roteiro podem variar de acordo, por exemplo, com a quantidade de pessoas no barco.

Parque das Dunas

As Dunas do Capim são um destino imperdível para quem vai a Galinhos (RN). O conjunto de areias com as águas calmas e claras e os grandes moinhos de vento formam a incrível paisagem do local.

No Parque das Dunas, estão também os caranguejos que se perderam por ali e não acharam mais o caminho de volta para o manguezal. Imagina só um bicho daquele tamanho contra uma imensidão de areia.

O fenômeno da andada dos caranguejos acontece durante o período de reprodução dessa espécie. As fêmeas acabam perdendo-se e só conseguem retornar ao habitat natural com a ajuda de guias e nativos.

Ponta do Farol

Na Ponta do Farol, uma construção de 1931, é possível mergulhar, relaxar e desfrutar de um pôr do sol difícil de descrever. Por ali, há piscinas naturais com águas quentes e limpas. Você pode chegar até lá de charrete, bugue, mulinha ou, ainda, a pé. O centro de Galinhos (RN) fica a uma distância aproximada de dois quilômetros do local. É uma oportunidade única de observar o povoado e o trecho de mar.

Gastronomia

Em Galinhos (RN), tudo é simples, mas muito fresco e saboroso. Lá, as boas pedidas são os pescados, como a tainha frita, o camarão ao alho e óleo, as iscas de bagre ao leite de coco, ou mesmo um peixe assado com pirão. Outras especialidades da casa são o caldo de vôngole e, claro, as ostras colhidas na hora.

Galinhos é incrível e apaixonante, e quem vai para lá guarda a visita com muito carinho. A dica é reservar um tempo para ir à cooperativa de artesanato local. As artesãs trabalham por toda a região fazendo bordados, rendas e lembrancinhas delicadas. Vale muito a pena apreciar e contribuir com o trabalho delas.

Vila de Galos

Nas proximidades de Galinhos (RN), fica Galos, pequeno e charmoso povoado com ruas de areia. Sem dúvida, a visita é imperdível. Aulas de kitesurf são oferecidas aos amantes dos esportes de aventura, já que a prática é favorecida pelos ventos da região. No fim da tarde, aproveite para apreciar o belíssimo pôr do sol. Você pode dar uma esticada por lá e, depois, ir de charrete até a praia do Farol.

A melhor época para ir a Galinhos

Galinhos tem um dos climas mais secos do litoral brasileiro. O período de chuvas ocorre entre março e abril, mas, ainda assim, a precipitação é rara. A temperatura também varia pouco — a máxima chega a 30 °C ou mais, e a mínima fica entre 21 °C e 23 °C. Porém, o segundo semestre venta mais, logo, a época é ainda mais favorável para os apaixonados pelos esportes de aventura na água.

Os itens que não podem faltar na mochila

Para aproveitar os encantos de Galinhos (RN) com tranquilidade e segurança, há alguns itens que não podem ficar de fora da mochila. São eles:

  • óculos de sol;
  • chapéu ou boné;
  • protetor solar;
  • repelentes;
  • kit farmácia (remédios para dor de cabeça, enjoo, gripe e diarreia, além de antialérgicos);
  • kit primeiros socorros (algodão, gaze, atadura, antisséptico e fitas para curativos);
  • garrafinha de água;
  • roupas de tecidos leves, de preferência com filtro UV;
  • chinelos ou sandálias;
  • toalha;
  • canga;
  • dinheiro em espécie, pois não há agências bancárias na cidade (alguns estabelecimentos aceitam pagamento em cartão).

E então, ficou maravilhado com Galinhos (RN) e não vê a hora de planejar sua viagem para lá? Pudera, com tantos encantos assim, é impossível resistir, não é mesmo? Um conselho importante é procurar por uma agência especializada no turismo da região para montar um roteiro perfeito e garantir a tranquilidade que você merece durante seus dias de descanso.

Agora que você está por dentro dos atrativos de Galinhos e já sabe por que o lugar precisa entrar no roteiro de suas próximas viagens, continue informado sobre os destinos turísticos mais belos e incríveis do país. Assine já a nossa newsletter e receba conteúdos exclusivos diretamente em seu e-mail!

Você também pode gostar

5 thoughts on “Praia de Galinhos (RN): apaixone-se por esse paraíso

Deixe um comentário