Rota das Emoções: experiências por três estados do Nordeste.
A Rota das Emoções é um circuito de turismo que passa por três estados do Nordeste: Piauí, Maranhão e Ceará. Nela, é possível visitar paraísos naturais, como Lençóis Maranhenses, Delta do Parnaíba e Jericoacoara.
Quando você fizer essa viagem, vai conhecer várias paisagens, como o deserto brasileiro, o único delta em mar aberto no continente, além de diversas praias e lagoas cristalinas. Fazendo essa viagem, você poderá ter contato com ecoturismo, aventura, sol, cultura e gastronomia regional.
A rota traz a oportunidade de conhecer diversas regiões do Nordeste e, ao mesmo tempo, realizar atividades de ecoturismo. Quer fazer a Rota das Emoções? Confira nossas seis dicas sobre esse passeio incrível.
Como conhecer a Rota das Emoções?
Por passar em três estados, a Rota das Emoções pode começar por São Luís (MA), Fortaleza (CE) ou ainda Parnaíba (PI). Os traslados principais são feitos entre Barreirinhas, Parnaíba e Jericoacoara, podendo-se ainda “temperar” com outros destinos bastante interessantes tais como Barra Grande (PI), Santo Amaro (MA), Atins (MA), (Camocim (CE), Flecheiras (CE), Canoa Quebrada (CE), Tutóia (MA) e muito mais.
Uma ótima alternativa para esses traslados é usar o serviço da Rota Combo, que está revolucionando o mercado e a forma como o passageiro interage com essa solução. Eles oferecem uma alternativa compartilhada, com baixo custo e serviço de primeira.
Para quem deseja serviços privativos, o roteiro oferece múltiplas atividades tais como trekking (caminhada), cavalgadas, voos panorâmicos, surf, kitesurf e windsurf, avistagem de vida selvagem e muito mais. Se estiver preparado fisicamente, indicamos o trekking nos Lençóis Maranhenses.
As opções são variadas e uma delas é a sua cara.
Quais são os principais pontos turísticos da Rota das Emoções?
Em uma mistura de cores e ritmos, os três estados oferecem uma diversidade de locais que podem ser visitados. Com o início da viagem em São Luís do Maranhão, existem alguns locais que você não pode deixar de conhecer.
O Convento das Mercês, em São Luís, é um espaço que foi transformado em museu. As obras guardadas são literárias e artísticas. O local conta, ainda, com ambientes exclusivos para exposições, espetáculos teatrais, palestras e mostras.
Outro lugar que você não pode deixar de visitar é o Espigão Costeiro da Ponta D’Areia, que foi criado como forma de barrar a erosão e a força da maré na praia da Ponta D’Areia, mas que acabou se tornando um dos cartões postais da cidade.
O espigão conta com lanchonetes e espaços para caminhada, ciclismo e stand up paddle, o qual é um esporte em que o praticante fica em pé na prancha e remar.
Em Barreirinhas, os passeios são feitos com transportes 4×4 até a Lagoa Azul e dos Peixes. Há outros circuitos também bastantes visitados, como o da Lagoa Bonita ou ainda o da Lagoa da Esperança. O passeio de lancha pelo Rio Preguiças com visita às Vassouras, Farol do Mandacaru e Caburé é um dos mais apreciados.
A cidade de Barreirinhas é a principal porta de entrada para os Lençóis Maranhenses. O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses foi criado em 1981 e tem uma área total de 156 mil hectares.
As dunas são formadas pela força do vento e, por isso, são constantemente alteradas. Nesse parque, é possível encontrar piscinas naturais formadas pelas chuvas.
Já em Parnaíba, a atração natural é o Delta do Parnaíba, um santuário rico em fauna e flora. É nesse lugar que o Rio Parnaíba deságua no mar em cinco braços. É desse processo natural que 80 ilhas são formadas. Um dos principais passeios é a Revoada dos Guarás, que pode ser feito de forma mais econômica, compartilhando com outros viajantes através da Rota Combo.
O outro destino que compõe a rota é Jericoacoara, localizada a 300 km de Fortaleza. Considerada um santuário natural, recentemente transformada em Parque Nacional, tendo sua beleza natural intocada.
O que é importante levar?
Como abordamos nos outros tópicos, a rota é destinada para quem gosta de se aventurar. Para facilitar a sua viagem, separamos alguns itens que são essenciais. Confira nossa lista:
- roupas leves e de banho;
- tênis ou sandálias confortáveis para caminhar;
- chapéu e protetor solar;
- câmera fotográfica;
- repelente (em algumas áreas);
- máscara de mergulho;
- equipamento de surf, kite ou windsurf (para adeptos);
Caso você não tenha equipamentos para praticar os esportes, confira com as agências de turismo como é possível alugá-los.
Quanto tempo a viagem deve durar?
Para aproveitar tudo desse roteiro, a viagem deve durar cerca de seis até 12 noites, dependendo da disponibilidade de cada um, bem como quais destinos deseja visitar e quais atividades fazer. Como já vimos, existem várias opções para a Rota das Emoções.
Verifique qual dos roteiros mais se encaixa no seu planejamento de viagem e escolha a duração a partir disso.
Por que escolher um pacote de viagem para a Rota das Emoções?
Quando vamos fazer uma viagem, muitas vezes queremos fugir da rotina e do estresse do dia a dia. Pensando na experiência, a compra de um pacote de viagem traz várias praticidades e rapidez na solução dos problemas.
Os pacotes de viagens são criados com a intenção de montar um roteiro com os traslados e passeios voltados para a facilidade.
A Rota das Emoções Econômica tem saídas às segundas e aos sábados, o que proporciona mais possibilidades para encarar essa aventura. Esse pacote oferece o serviço de compartilhamento de transfers, barateando seu custo sem perder a qualidade da experiência.
A possibilidade de passear pelo Nordeste permite que você possa vivenciar esses momentos de ecoturismo e de conhecer diferentes locais do nosso país. A Rota das Emoções proporciona uma visita a três espaços naturais incríveis para quem gosta de praticar esportes de aventura!
Queremos ajudá-lo na escolha da rota que mais combina com você e sua família. Ficou interessado? Entre em contato com nossos parceiros e saiba mais sobre os roteiros!
Há três anos quero fazer esta rota.Qual o valor da econômica?Obrigada.
Você vai se apaixonar… Entra em contato com a http://www.ecoadventure.tur.br eles são os melhores quando o assunto é Rota das Emoções.