Roteiros no Nordeste: como planejar viagens de 10 dias pela região? - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
Roteiros no Nordeste: como planejar viagens de 10 dias pela região?

Já pensou em viver uma experiência incrível, com praias paradisíacas e visuais de tirar o fôlego? Ao fazer uma viagem pelo litoral do Nordeste, você encontrará tudo isso e muito mais!

A região é famosa pelas lindas praias, mas durante a aventura ainda é possível visitar destinos com características e paisagens distintas ou praticar atividades esportivas, entre outros atrativos à diversos preços. Existem diversas opções de roteiros e você pode escolher o que melhor se encaixa em seus desejos e necessidades.

Ainda não decidiu o destino de suas próximas férias? Então, continue a leitura e veja as dicas que separamos para um roteiro de dez dias pelo Nordeste. Confira!

O que visitar em uma viagem pelo litoral do Nordeste?

O Nordeste é composto por nove estados, ou seja, há muitas cidades para conhecer e atividades a serem feitas por lá. Se você não tem muito tempo ou paciência para montar o próprio roteiro, a melhor saída é optar pelos pacotes fechados oferecidos nas agências de viagem.

Assim, é possível definir o estilo de passeio e contar com toda uma assessoria especializada para transfers e hospedagem. Por outro lado, se você deseja montar seu próprio roteiro, vale a pena pesquisar sobre os diferenciais de cada destino e conhecer as opções mais populares.

Confira abaixo alguns dos destinos mais procurados pelos turistas e inspire-se!

Rota das emoções

Um dos roteiros mais fascinantes do Nordeste, a Rota das Emoções passa pelo Ceará, Piauí e Maranhão. Ao optar por ela, você conhecerá o melhor de cada lugar em uma viagem inesquecível feita pelas areias e pelo litoral nordestino.

O roteiro é composto por três grandes atrações — Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses. Além disso, o turista tem a oportunidade de personalizar pacotes para visitar outras praias e praticar atividades de aventura ao longo da viagem.

Há opções que incluem Barra Grande, Fortaleza e Santo Amaro entre os destinos visitados, além de atividades opcionais como cavalgadas e kitesurf. A viagem geralmente começa por Jericoacoara, que encanta pela bela paisagem, pelas praias com água cristalina e pelo pôr do sol nas dunas (que é algo espetacular)!

Depois disso, o percurso segue em direção ao Delta do Parnaíba. O único delta das Américas surpreende pela natureza e pela diversidade de paisagens da região. Ele é formado por mais de 80 ilhas, fica entre os estados do Piauí e Maranhão e apresenta diversas paisagens, com rios, lagoas, mangues, dunas e lindas praias. Um dos pontos altos é observar a revoada dos pássaros Guarás.

A aventura termina no Maranhão, onde você pode curtir os famosos Lençóis Maranhenses. Além de passear pelas dunas, dependendo da duração da viagem e de seus interesses, é possível fazer o passeio de barco pelo Rio Preguiça e visitar as lagoas de Barreirinhas, entre outras atividades.

Para aproveitar ao máximo cada estado visitado, o ideal é separar pelo menos dez dias, mas isso pode variar de acordo com o pacote escolhido. O roteiro integra ecoturismo, aventura e muitas belezas naturais, que podem ser desfrutadas em caminhadas, cavalgadas, voos panorâmicos, entre outras opções.

Rio Grande do Norte, Paraíba e Pernambuco

Se você não tem muitos dias disponíveis para viajar, mas deseja ir a mais de uma capital, opte por um roteiro que inclua Natal, João Pessoa e Recife. O percurso entre as três cidades pode ser feito de carro e a distância total é de aproximadamente 4h30.

Dependendo do seu local de origem, o mais indicado é ir de avião até Natal e, de lá, alugar um carro ou traslado seguindo para as demais cidades. Em dez dias, é possível conhecer o melhor de cada região, das praias à cultural local.

Durante sua estadia em Natal, vale a pena incluir no roteiro o passeio de buggy pelas dunas de Genipabu, a visita ao Centro de Turismo, que conta com lojas de artesanato e restaurantes, e a Praia de Pipa — que fica a cerca de 80 km de Natal, sendo que você pode fazer passeios de um dia ou se hospedar por lá.

De Natal, a viagem pelo litoral do Nordeste pode seguir para João Pessoa, a cerca de 190 km. Na capital paraibana, será o momento de curtir a Praia do Seixas e a Praia do Amor, visitar o Farol de Cabo Branco, ver o nascer ou o pôr do sol na Ponta do Seixas (o ponto mais oriental das Américas), entre outras atividades.

Nesse roteiro, o último destino será Recife, onde fica a famosa Praia de Boa Viagem. Dependendo da sua programação, você ainda conhecerá Olinda e esticará o passeio até outras praias da região. A recomendação é reservar cerca de três dias para explorar os principais atrativos de cada capital.

Para deixar a viagem ainda mais inesquecível, tente incluir a vila de São Miguel do Gostoso (RN), as piscinas naturais de Pitimbu (PB) e a Praia dos Carneiros (PE) ao seu passeio.

Bahia, Sergipe e Alagoas

A Bahia é um dos destinos mais procurados em uma viagem pelo litoral do Nordeste, pois tem muito a oferecer a seus visitantes. Em dez dias, você pode percorrer a rota da Costa do Descobrimento, no sul do estado, e conhecer inúmeros destinos por lá, como Belmonte, Santo André, Santa Cruz Cabrália (incluindo a praia de Coroa Vermelha), Porto Seguro, Arraial d’Ajuda, Trancoso e Caraíva.

Mais uma alternativa, também cercada por belezas naturais, é começar a viagem por Salvador, seguindo para Sergipe e Alagoas. Para explorar todas as praias dessa rota, serão necessários no mínimo 15 dias. Portanto, se o período da sua viagem for menor, a dica é escolher alguns destinos específicos e montar uma programação mais curta.

Os locais mais indicados para visitação são:

  • a Rota Ecológica, em Alagoas (São Miguel dos Milagres, Barra de Camaragibe e Porto das Pedras), que pode ser feita em três ou quatro dias;
  • Aracaju;
  • as belas praias do litoral baiano, como a Praia do Forte e a Costa do Sauípe

As distâncias entre cada uma das capitais são de aproximadamente 4h de carro.

Quando e como ir?

Quando pensamos em uma viagem para o litoral do Nordeste brasileiro, o calor e o clima de férias logo vêm à nossa mente, não é mesmo? Mas esse período é considerado alta temporada e os preços costumam subir muito, assim como o número de turistas.

Portanto, se você busca tranquilidade e economia, a melhor opção é se programar para os períodos de baixa temporada. Afinal, ninguém quer perder seu tempo precioso em filas de restaurantes ou disputar espaço na praia, certo?

Os meses de março a junho e setembro a novembro são ideais para aproveitar tudo o que o Nordeste tem a oferecer com calma, longe de qualquer confusão ou tumulto. Além disso, a diferença dos preços na baixa temporada é considerável.

De acordo com a época escolhida para a viagem, é possível encontrar descontos em hospedagens, passeios, restaurantes e até passagens aéreas. Dessa forma, defina a data ideal e fique de olho nas promoções!

Se você sair de regiões mais distantes do Brasil, a melhor opção é ir e voltar de avião, o que vai poupar esforço e um tempo precioso da sua viagem. Ao chegar ao primeiro destino, a dica é alugar um carro ou contar com algum serviço de translado para se locomover entre as cidades com mais facilidade.

Caso você venha de regiões próximas ao Nordeste, a viagem de carro ou ônibus também pode ser uma boa alternativa. Contudo, não se esqueça de analisar as possibilidades de estacionamento, assim como a localização dos terminais rodoviários.

Quantas e quais cidades colocar no seu roteiro?

A escolha das cidades vai variar de acordo com o seu perfil e o tipo de viagem que está procurando. A região conta com opções para todos os perfis de viajantes, que vão de destinos badalados até praias desertas em pequenas vilas de pescadores.

Antes de montar uma viagem pelo litoral do Nordeste, defina seus principais objetivos. Você quer relaxar, se aventurar ou fazer um passeio com caráter mais cultural? Responda a essas questões e selecione os destinos que se encaixam em seu perfil.

A quantidade de destinos a serem visitados dependerá do tempo e do orçamento disponíveis. Lembre-se de que algumas cidades oferecem mais opções de lazer e exigem um período maior de visitação.

Como vimos, montar um roteiro de viagem pelo litoral do Nordeste é mais simples do que imaginamos. Em caso de dúvidas, conte com uma empresa especializada no turismo da região para obter o suporte e os serviços necessários.

Gostou das dicas e quer mais informações sobre os roteiros pelo Nordeste? Entre em contato com nossos parceiros!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This