O Que Fazer em Fortaleza em 5 Dias?

10 minutos para ler

Descubra o que fazer em Fortaleza em 5 dias: Explore praias paradisíacas, mergulhe na cultura local, visite museus e muito mais.

Afinal, o que fazer em Fortaleza em 5 dias? A capital cearense oferece a oportunidade de conhecer praias famosas — a Praia do Futuro, por exemplo, ganhou até um filme com o Wagner Moura, sabia? —, pontos históricos e muito mais.

Além disso, você pode explorar a cultura local pelas apresentações de dança folclórica e música ao vivo em locais tradicionais. E lógico, não deixe de experimentar a culinária cearense, como a famosa carne de sol com macaxeira. Até porque, se você já comeu esse prato em outro lugar, saiba que é incomparável.

Então, quer saber mais detalhes sobre o que fazer em Fortaleza em 5 dias? Continue a leitura!

Como a cidade de Fortaleza nasceu?

A cidade de Fortaleza nasceu ao redor do Forte de Nossa Senhora da Assunção, lá em 1649. Esse forte foi construído para proteger a região contra invasões indígenas, e inicialmente foi controlado pelos holandeses. Mas depois, os portugueses tomaram o controle. 

Esse forte é como o marco zero da cidade, sabe? Ele foi o ponto de partida para tudo o que veio depois. E foi só em 1777 que Fortaleza se tornou oficialmente a capital da Capitania do Ceará. Assim, toda essa história está presente em cada cantinho da cidade!

O que fazer em Fortaleza em 5 dias? 

1. Saiba mais sobre a cidade

Com 314.930 km² de área e 2.452.185 habitantes, Fortaleza é a quinta maior cidade do país. Muito bem localizada, a cidade fica a 552 km de Natal, a 626 km de Teresina,104 km de João Pessoa, 228 km de Recife e a 1055 km de São Luís.

Fortaleza é uma cidade quente o ano todo. A temperatura média anual é de 27ºC. As mudanças discrepantes de temperatura não acontecem na cidade, entre o inverno e o verão.

6 dicas para criar um roteiro perfeito para a Rota das Emoções

2. Conheça as praias paradisíacas

Fortaleza é recheada de praias paradisíacas, com boa estrutura, atrativos diferenciados e muito interessantes para toda a família.

Iracema

Sem dúvidas, uma das principais atrações em Fortaleza é o passeio pelo calçadão da praia de Iracema. A região é uma das mais baladas da capital, com bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos.

Boas opções de pratos e variadas atrações musicais completam a programação do local. Uma dica é contemplar o pôr do sol na ponte de metálica, ao fim de tarde. Uma das cenas mais inesquecíveis para quem visita a cidade.

Mucuripe

Quem visita Fortaleza, em algum momento vai passear pela praia de Mucuripe — uma das principais da capital cearense.  O Cais do Porto é uma das atrações imperdíveis e que rende ótimas fotos.

Já no Mercado do Peixe — localizado no mesmo local — o turista pode passar horas observando os pequenos barcos coloridos de pescadores nas águas calmas ou escolher os melhores pescados para um jantar ou almoço especial.

Sabiaguaba

Outra praia que não pode ficar de fora da lista de melhores atrações em Fortaleza é a Sabiaguaba. Localizada em um bairro de mesmo nome, esse paraíso cearense é mais um dos incríveis destinos para relaxar e descansar nas férias.

Sua extensa faixa de areia conta com bares e barracas, que servem o melhor da culinária local e a cerveja mais gelada de todo o estado. Não é exagero! Afinal, a região recebe um número grande de turistas, durante todo o ano. O pôr do sol também é um dos atrativos imperdíveis por lá.

Barra do Ceará

Entre as praias urbanas, a Barra do Ceará merece destaque especial. Não só pela beleza, mas também pela infraestrutura e pelos atrativos que você pode explorar, a começar pelo calçadão, onde você tem restaurantes, bares e barracas variadas à disposição.

Durante a extensão, uma parada nas ruínas do Forte de Nossa Senhora dos Prazeres, poder tornar seu passeio ainda mais interessante. Com um pouco de disposição, é possível caminhar pelas areias fofas até a praia vizinha: Goiabeiras.

Praia do Futuro

A praia do Futuro é a principal praia urbana de Fortaleza. Na orla da praia são os hotéis que tem o destaque. Uma região perfeita para quem quer ter a comodidade de ficar próximo do mar.

Na beira do mar, as barracas com alta estrutura contam até com piscinas e espaços para shows. Cada local oferece atrativos diferentes. Caminhe pela orla e encontre a barraca ideal para você.

O mar não é um dos mais tranquilos, mas ele é liberado para o banho. No entanto, tome cuidado com as marés altas.

Praia do Meireles

Outro point que você pode conhecer, quando for à Fortaleza é a Praia do Meireles. Nessa orla, você vai encontrar restaurantes, bares e a feira de artesanato que fica na Avenida Beira Mar, para quem gosta de trabalhos manuais.

3. Visite os museus

Além das praias, Fortaleza também guarda sua história nos diversos museus.

Museu do Ceará

O Museu do Ceará foi criado em 1932 e fica localizado na parte histórica da cidade.

Com mais de 13 mil peças que ilustram os aspectos culturais de indígenas, do cangaço e da época da escravidão, o museu fica localizado próximo à Praça dos Leões, no centro da cidade.

Mini Museu Firmeza

O Mini Museu Firmeza fica na casa onde moravam os dois grandes artistas plásticos do estado, Estrigas e Nice. O museu reúne obras com a temática que vai desde o popular ao erudito. Além disso, estão também reunidos diversos documentos sobre a história da arte do Ceará.

Esse museu fica localizado na Via Férrea, 259, no bairro Novo Mondubim. O acesso ao museu é gratuito, mediante agendamento.

Museu da Cachaça

A cachaça é um verdadeiro patrimônio cearense. A produção da bebida tem grande importância cultural e econômica para o estado, detentor de marcas conhecidas mundialmente —  como é o caso da Ypióca, por exemplo.

Localizado dentro do IPark, o Museu da Cachaça é uma das mais simbólicas atrações em Fortaleza, que retrata a história deste produto. Lá, você poderá conhecer um pouco mais sobre a trajetória da aguardente no Ceará e no resto do Brasil. Ah, e claro! Vai poder degustar algumas delas.

Museu da Cultura Cearense

Outro museu que você não pode deixar de conhecer é o Museu da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea. Localizados no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, esses museus exibem obras de artistas locais, nacionais e até internacionais.

Praia de Iracema – Fortaleza

4.Conheça a comida típica

Nem só de lindas praias e natureza exuberante vive o Ceará. As atrações em Fortaleza vão muito além disso e você deve, obrigatoriamente, incluir a riquíssima gastronomia da região em seu roteiro.

Como visitar a capital e não se deliciar com uma tapioca, um baião de dois, um feijão verde ou uma carne de sol? A capital tem uma estrutura de restaurantes, bares e barracas que causam inveja às outras cidades. São opções variadas por todos os cantos. Prepare-se para uma verdadeira explosão de sabores!

Por ser uma cidade litorânea, os amantes de frutos do mar podem aproveitar para comer pratos típicos, como os peixes pargo, cavala, pescada amarela, o sirigado e o robalo, moqueca cearense etc.

Porém, não é só os peixes que compõem a culinária local, pratos como carne de sol com macaxeira e o baião de dois, também são famosos no estado.

5. Turismo em Fortaleza: caminhe pelos parques

Quem gosta do estilo de vida outside pode conhecer uns dos parques da cidade. O Parque da Liberdade, também conhecido como Cidade da Criança, fica no centro de Fortaleza.

O nome é em homenagem à libertação dos escravos do Ceará, mas ele também ficou conhecido como Cidade da Criança, devido ao zoológico e às atividades para crianças que existiam no local. Atualmente, o parque é visitado para poder relaxar ao ar livre.

O Engenhoca Parque Educativo fica a 30 km de Fortaleza. Lá, você encontra o Museu do Engenho Colonial, trilha ecológica, pista de bicicleta e diversas atividades para você e sua família.

O Parque Botânico do Ceará fica em Caucaia, localizado a quase 18 km da região metropolitana de Fortaleza. Neste parque existem algumas atividades, como aulas de dança, oficinas de reciclagem, muito contato com animais e plantas nativas.

6. Explore outros pontos turísticos

Quando você for a Fortaleza existem alguns pontos turísticos que não pode deixar de conhecer. O Mercado Central é um prédio de 1809 e tem mais de 500 lojas, nas quais você pode encontrar esculturas de artesanatos, redes, cachaças, castanhas e peças de renda.

O Centro Cultural Dragão do Mar, na Praia de Iracema, é um centro cultural que reúne além dos Museu de Arte Contemporânea (MAC) e do Museu de Cultura Cearense, o Planetário Rubens de Azevedo, um cinema e alguns restaurantes.

Caso você visite a cidade na quinta-feira, você vai pegar a “Noite do Caranguejo”. Nesse dia, moradores e turistas se encontram na região da Praia do Futuro para comer caranguejo.

O turismo em Fortaleza é simplesmente sensacional! Essa cidade é um destino que oferece diversas opções de pontos turísticos que você não pode deixar de conhecer nas suas férias. Caso você queira visitar Fortaleza e não se preocupar com a locomoção, você pode optar por alugar um carro e conhecer todos os lugares que citamos neste texto. Além de belíssimas praias, a região metropolitana conta com outros tantos atrativos como o Museu da Cachaça em Maranguape. Destinos como Cumbuco, Praia das Fontes, Porto das Dunas e o célebre Beach Park, o maior parque aquático da América Latina, ficam nos arredores da Capital Alencarina.

Fortaleza é um palco perfeito para atividades outdoor. Uma infinidade de passeios é oferecida em toda a cidade. Em quase todas as praias, você vai poder optar por uma volta de bugue ou quadriciclo. Nas lagoas tranquilas ou litorais com mares mais calmos, terá a opção de stand-up Paddle ou kitesurf.

Há passeios de barcos para conhecer as piscinas naturais mais isoladas e também é possível contratar um 4×4 para explorar outros cantos da cidade. Procure uma agência e confira os melhores.

Essas foram algumas dicas de atrações em Fortaleza — que vão muito além do Beach Park. Sem dúvidas, ele deve constar também em seu roteiro, mas não deixe de passear e conhecer os demais encantos dessa capital nordestina tão rica e bela.

Gostou das nossas dicas sobre o turismo em Fortaleza? Já pode arrumar suas malas e viajar. Caso você tenha mais alguma dica, compartilhe com a gente comentando neste post.

Você também pode gostar