Trekking em praias do nordeste: veja as melhores opções

6 minutos para ler

O trekking é uma atividade física e aeróbica, e a palavra carrega o significado de migração. A caminhada é feita em meio à natureza e promove um maior contato com o ambiente a céu aberto.

Esse exercício pode ser feito em qualquer lugar — trekking em praias, na beira de um rio e, até mesmo, em meio a alguma mata. A sua prática não tem nenhuma restrição, podendo ser feita sozinha ou com algum acompanhante e, também, em qualquer idade. Se estiver preparado fisicamente, o trekking nos Lençóis Maranhenses, por exemplo, é uma experiência inesquecível.

Passar as férias em contato com a natureza pode ser muito benéfico para quem lida com uma rotina muito estressante e está procurando fugir dos grandes centros urbanos. Caso você esteja procurando algum destino para fazer a atividade na praia, confira os quatro locais para a prática do trekking que separamos. Continue a leitura!

Travessia das Sete Praias

Sete Praias

Localizada no litoral paulista, Ubatuba fica a 233 km de São Paulo, capital. A cidade é destino para quem quer descansar nas famosas praias, mas também é conhecida por quem quer fazer atividades ecológicas.

Com três parques de preservação ecológica, Ubatuba tem o maior espaço de Mata Atlântica preservada. A famosa travessia das Sete Praias de Ubatuba é feita apenas pela trilha, que tem seu início na Praia da Lagoinha, e depois segue para as praias do Oeste, do Peres, do Bonete, da Deserta e do Cedro, e termina na praia da Fortaleza.

É uma caminhada de nível fácil, ideal para quem está começando no esporte. A trilha, com cerca de 10 km de extensão, é autoguiada, bem demarcada e muito visitada pelos aventureiros da região. Por isso, é possível fazer essa caminhada sem a companhia de um guia.

A travessia pode ser feita durante o ano todo, sendo que o mês de fevereiro é o mais quente, e o mês de julho, o mais frio.

Morro Dois Irmãos

O Morro Dois Irmãos é uma das paisagens mais famosas do Rio de Janeiro. Uma formação rochosa localizada no bairro do Vidigal, o morro é destino para turistas e moradores que fazem o trekking até o pico.

A caminhada é curta e tem a distância de 2 km até o topo, que fica acima de 500 metros de altitude. Do cume, os aventureiros podem ver os bairros de Ipanema, Leblon, Lagoa, Niterói, o oceano, e ter uma visão em 360º da cidade.

O acesso à trilha é simples e ela não é longa. A duração da caminhada é de cerca de duas horas. Para chegar ao começo da trilha, após entrar no Vidigal, você deve utilizar um transporte que vai deixá-la perto da base da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora).

Para realizar o percurso, é indicado que você vá com a companhia de um guia, pois a trilha não é muito bem sinalizada.

Fernando de Noronha

fernando de noronha

A viagem a um dos santuários ecológicos mais importantes do mundo combina em tudo com a prática de atividades ao ar livre. A ilha de Fernando de Noronha tem o ambiente ideal para a realização de trekkings.

Além dos tradicionais passeios para conhecer os corais, nadar com os golfinhos e mergulhar para ver os cardumes, o arquipélago traz outras atividades para quem deseja fazer uma viagem mais aventureira.

As trilhas de Fernando de Noronha, que ficam dentro do Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha (PARNAMAR/FN), podem ser feitas somente com a autorização do IBAMA e com guias credenciados. Já as trilhas que estão localizadas dentro da Área de Preservação Ambiental de Fernando de Noronha são de acesso livre aos visitantes.

A trilha da Ponta do Capim-Açú, por exemplo, é a mais longa do arquipélago. Com 7 km de extensão, o trekking é feito nas encostas íngremes, que vão da praia da Quixaba até a Ponta do Capim-Açú. Após esse percurso, até a Praia do Leão, há apenas descida. Esse trajeto está aberto de agosto a fevereiro.

O arquipélago oferece diversas opções de trekkings que podem ser feitos dentro do seu território. Com diferentes níveis de dificuldade, você deve escolher a opção que mais a interessa.

Fernando de Noronha pode ser visitado durante o ano todo. No entanto, o período de seca vai de agosto a fevereiro, e a época de chuva é de março a julho.

Lençóis Maranhenses

LENÇOIS

Além da bela paisagem intocada, os Lençóis Maranhenses oferecem um trekking com um nível de dificuldade grande. A travessia é feita de diferentes formas, habitualmente com duração entre 3 e 6 dias. O caminho completo tem mais de 50 km de extensão.

A travessia é feita entre as lagoas de tons azuis e verdes, formadas nos lençóis maranhenses. Localizado no litoral do Maranhão, o parque tem mais de 155 mil hectares e abriga ecossistemas, como restinga, manguezal e campos de dunas.

A aventura pode começar por diferentes pontos do parque tais como Santo Amaro, Atins ou Barreirinhas. A dormida normalmente é feita nas próprias comunidades no interior do parque, e em alguns locais é possível usufruir de pousadas rústicas. Ao final de cada dia, os aventureiros ficam em  para descansar e encarar o próximo dia de viagem.

A quantidade de horas do trekking varia de acordo com o dia e algumas partes são feitas com o auxílio de caminhonetes 4×4 em trechos permitidos pelo ICMBio. As caminhadas pelos Lençóis Maranhenses também devem ser feitas com o auxílio de guias de empresas especializadas para esse tipo de viagem.

Existem diversos locais no Brasil em que é possível fazer trekking. Passar o dia em contato com a natureza pode ser muito benéfico para quem quer fugir das cidades grandes, diminuir o estresse e descansar.

Os trekkings são feitos, muitas vezes, em matas, mas as pessoas também podem fazer a caminhada nas praias do Brasil.

Gostou das nossas dicas sobre os locais para a prática do trekking? Quer ter acesso a mais conteúdos como este? Então siga as redes sociais dos nossos parceiros: estamos no Facebook, no Flickr, no Twitter, no Instagram, no Google+ e no YouTube!

Você também pode gostar

Deixe um comentário