Escolher agência de viagens: 5 erros comuns que você deve evitar

6 minutos para ler

É sempre preciso muita atenção ao escolher agência de viagens. Afinal, viajar é um momento único de sua vida e deve trazer somente lembranças boas. Por isso, esse tempo não pode ser desperdiçado. Para que você aproveite ao máximo seu destino, é imprescindível ter o suporte e garantia de profissionais da área que vão indicar os melhores roteiros a serem explorados durante sua viagem.

No entanto, é preciso estar atento aos cinco erros mais comuns na hora de escolher agência de viagens para que sua trip não seja uma grande furada. Anote aí!

1. Decidir somente pelo preço mais barato

Sempre se busca economizar nas viagens, mas vá com calma! É importante considerar que viajar é uma forma de investimento, e escolher agência de viagens unicamente pelo preço mais baixo pode ser arriscado. Sempre pesquise alguns detalhes e, se possível, compare os preços com outras agências. Listamos algumas dicas que podem ser seguidas para evitar esse erro:

  • confira todos os serviços oferecidos e veja se o preço está dentro de uma realidade;
  • compare valores de outras agências da região, assim como os serviços inclusos;
  • jamais feche negócio somente pelo preço antes de pesquisar mais a fundo;
  • analise os meios de transportes oferecidos no pacote;
  • verifique se o pacote inclui algum seguro viagem;
  • pesquise se a agência é devidamente cadastrada junto ao Cadastur.

2. Não pesquisar por referências da agência de viagens

Um dos erros mais comuns ao escolher agências de viagem é o fato de não pesquisar por referências do negócio. Na internet, encontrar uma foto de um destino incrível com um texto atrativo passando em sua timeline não é muito difícil. O problema é saber quem está por trás daquilo.

Aquela foto é de autoria da agência? As informações descritas ali são reais? É muito complicado saber e, por isso, separamos algumas práticas que devem ser seguidas na hora de escolher agências de viagem confiáveis. Confira:

  • pesquise por referências da empresa;
  • procure por qualificações em sites como TripAdvisor e Reclame Aqui;
  • use as redes sociais para pesquisar;
  • confira o site e seus conteúdos, como textos, fotos, vídeos e outros pacotes oferecidos;
  • pergunte aos amigos e parentes que já tenham viajado ao destino e se eles conhecem a agência em questão;
  • verifique se a agência tem o Cadastur.

3. Não escolher agências de viagem especializadas

Pode ser que algumas das grandes agências e cooperativas de turismo no país consigam atender a todos os tipos de viajantes com qualidade. Entretanto, os perfis de turistas são tão variados que hoje é preferível optar por agências especializadas por nichos.

Por exemplo, se sua intenção é explorar os Lençóis Maranhenses ou praticar esportes de natureza em Jericoacoara, é altamente recomendado escolher agência de viagens de aventura.

Tome nota de algumas importantes dicas para não cometer esse erro:

  • defina o objetivo de sua viagem, assim fica mais fácil decidir a especialidade da agência;
  • busque informações sobre as principais atividades oferecidas pela agência especializada e compare com outras do mesmo estilo;
  • pesquise pelos parceiros. Geralmente agências especializadas contam com parcerias de outras empresas do mesmo ramo que podem oferecer vantagens ao visitante.

4. Não ler devidamente o contrato

Esse erro é clássico ao escolher agência de viagens. Muitas vezes a empolgação e expectativa em viajar são tão grandes que prestar atenção aos detalhes do contrato passam sem serem percebidos.

Mas isso pode ser arriscado. É imprescindível ter conhecimento de tudo aquilo que está incluso no pacote, assim como as políticas de cancelamento e reembolso, por qualquer que seja o motivo.

Abaixo, algumas dicas importantes na hora de assinar os papéis antes de embarcar. Confira:

  • leia todo o documento antes de assinar;
  • pergunte, questione e aponte todas as dúvidas em aberto;
  • busque negociar, caso não concorde com algum item específico:
  • verifique todos os vouchers, preços e serviços e veja se conferem com o que está escrito.

5. Escolher agências de viagem sem conferir o Cadastur

Pode ser que muita gente que não é do ramo de turismo nunca tenha ouvido falar no Cadastur. Mas é importante saber que qualquer empresa, independentemente do setor de atuação, precisa estar devidamente legalizada junto ao órgão de fiscalização. No setor turístico, o sistema de cadastro do Ministério de Turismo é justamente o Cadastur, e deve ser feito por agências ou qualquer prestador de serviço nessa área.

Por isso, preste sempre bastante atenção em relação a esse detalhe. Abaixo, fizemos uma pequenal lista de observações para orientar quem viaja, sobre o que fazer nessa hora:

  • procure no próprio site da agência se há informação sobre a inscrição no Cadastur;
  • mesmo que a agência tenha uma estrutura física, isso não significa que ela esteja no Cadastur. Por isso pesquise e, se precisar, pergunte diretamente ao vendedor sobre a questão;
  • busque informações no site do Cadastur e confira se os dados do estabelecimento estão devidamente inclusos no sistema;
  • o próprio site do Ministério do Turismo pede que turista contribua para melhorar a fiscalização do setor. Por isso, se você não localizar a informações necessárias em relação ao Cadastur, poderá informar o caso na ouvidoria, que se compromete a checar e buscar a regularização junto aos responsáveis.

Ter a garantia de escolher uma agência de viagens devidamente regularizada é imprescindível para o sucesso e tranquilidade de seu passeio.

Com as cinco dicas destacadas acima, dificilmente você encontrará surpresas ao decidir pela empresa ideal que cuidará de sua viagem. Obviamente, muitos outros fatores vão influenciar na hora da escolha, como qualidade no atendimento, infraestrutura e variedade de serviços oferecidos, mas atente-se aos erros mais comuns citado no post e evite cometê-los.

Se você busca viajar ou fazer passeios com empresas altamente reconhecidas, em dia com suas obrigações com o Ministério do Turismo, especializadas em atividades de ecoturismo e aventura no Delta do Parnaíba, Jericoacoara ou Lençóis Maranhenses, com certeza não terá problemas para escolher agência de viagens.

Entre em contato com nossos parceiros Rota ComboRota Combo Fretamento e Eco Adventure Tour e explore o que há de melhor na região, com segurança, conforto e tranquilidade.

Você também pode gostar

4 thoughts on “Escolher agência de viagens: 5 erros comuns que você deve evitar

Deixe um comentário