Rota das Emoções para todos: um destino que abrange vários perfis

6 minutos para ler

Uma rota das emoções para todos: dos mais destemidos aos turistas que só querem descansar e relaxar à beira-mar. De fato, essa região do nordeste brasileiro oferece um roteiro que atende ao perfil de qualquer tipo de viajante — mochileiros, aventureiros, casais em lua de mel, esportistas e famílias em busca de sossego e descobertas.

Do Ceará, passando pelo Piauí, até os Lençóis Maranhenses — ou vice-versa — há muito o que percorrer. Além das praias de águas cristalinas e areia branquinha, há a gastronomia apetitosa e peculiar, o artesanato muito benfeito, as vilas de pescadores, a flora e a fauna espetaculares. Há, também, uma variedade de passeios, os quais garantem um contato mais próximo com a natureza.

Por essas razões, ao planejar a sua viagem pela rota, é importante contratar os serviços de uma agência especializada nessa área. Afinal de contas, o roteiro precisa ser elaborado de acordo com o seu perfil, a fim de suprir plenamente as suas necessidades. Assim, não tenha dúvidas de que essa experiência será única e inigualável.

Ficou interessado em saber o que espera você durante o roteiro pela rota das emoções? Descubra, neste post, quais atrativos têm mais a ver com o seu perfil!

Banhos em águas claras e calmas

Praias de águas claras e calmas são ideais para famílias e casais que desejam tranquilidade e aproveitar bons momentos juntos. Na rota das emoções, opções não faltam. Um exemplo é a praia de Macapá, em Luís Correia, litoral do Piauí. Por lá, a tranquilidade reina, logo, é o lugar perfeito para relaxar e descansar.

O mar calmo de cor azul-turquesa pode ser apreciado também em Barra Grande, Cajueiro da Praia, local onde já foi um vilarejo de pescadores e hoje conta com excelentes restaurantes e hotéis. A dica imperdível é fazer o roteiro do cavalo-marinho pelas águas dos mangues.

Travessia dos lençóis maranhenses

Mochileiros de plantão não podem deixar de passar pela incrível experiência que é fazer a travessia dos lençóis maranhenses. A caminhada dura três dias e duas pernoites, que são passadas nas casas de moradores locais, onde os turistas também comem e tomam banho. Todos dormem em redes.

Normalmente, a travessia pelo Parque Nacional começa em Barreirinhas, de onde os viajantes atravessam o Rio Preguiça em pequenos barcos ou as dunas mais altas em veículos 4×4. Depois, engloba a passagem por Canto de Atins, Baixa Grande, Queimada dos Britos e, por fim, Santo Amaro. As lagoas azuis e verdes-esmeraldas em meio à areia branca formam uma paisagem inigualável.

Trilha das emoções

A trilha das emoções é o roteiro perfeito para quem tem espírito aventureiro. Ela é formada por estradões, terra, areia, mata fechada, dunas, lagoas e praias encantadoras. São 187 quilômetros de percurso que inicia em Jericoacoara, passando pelo litoral piauiense, no Delta do Parnaíba, e terminando no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, Maranhão.

Todo esse caminho é realizado a bordo de UTVs ou quadriciclos, ou seja, no melhor estilo off-road. Tais veículos são alugados e você pode contar com o auxílio de guias, se preferir. Durante o trajeto, é possível apreciar, de perto, as belezas incomparáveis da rota das emoções, como a magnífica revoada dos guarás no Delta do Parnaíba.

Passeio de barco pelo rio Parnaíba

De fato, uma rota das emoções para todos. Quem percorre o rio Parnaíba, no litoral do Piauí, entende de uma vez por todas por que essa região do nordeste brasileiro é perfeito para qualquer perfil de viajante. No passeio feito de barco, os turistas avistam nas margens de mangues a figura do catador de caranguejos.

As águas do Parnaíba, após o mangue, têm a temperatura ideal para um bom mergulho. De quebra, o turista tem a oportunidade de apreciar um belíssimo pôr do sol. Além disso, nessa área há dezenas de ilhas deslumbrantes, como a do Caju, onde dormem os guarás. Essas aves colorem o céu de vermelho quando chega o fim da tarde.

Prática de atividades aquáticas

As praias do litoral do Piauí e do Ceará, que formam a rota das emoções, são consideradas as melhores do Brasil para a prática de atividades aquáticas como o windsurfe e o kitesurfe. Os praticantes desses esportes são atraídos principalmente pelos bons ventos que não deixam de soprar nessa região do nordeste.

Viagem de lua de mel

Na rota das emoções, há lugares perfeitos para passar a lua de mel. A começar pelas praias paradisíacas dessa região litorânea do nordeste, incluindo, é claro, Jericoacoara. O ritmo tranquilo dos seus moradores — a maior parte pescadores — dá o tom. Aproveite a vila de Jeri e vá até a Lagoa do Paraíso para relaxar nas redes à beira-mar.

Outra dica é se hospedar em pousadas charmosas ou hotéis de luxo que oferecem “surpresas” especiais para casais em fase de lua de mel. Para isso, ao contratar o seu pacote, informe a principal razão de sua viagem. Você corre o risco de se deparar com uma champanhe da melhor qualidade e com mensagens de felicitações ao chegar na hospedagem.

Giro pelas cidades históricas do litoral nordestino

Não só de praias a rota das emoções é feita. Grande parte das cidades localizadas nas proximidades do litoral nordestino guarda uma arquitetura histórica riquíssima, digna de ser apreciada e compreendida pelos viajantes. Logo, ao passar por cada uma delas, você fará uma viagem no tempo.

Em Alcântara, no Maranhão, é possível conhecer igrejas barrocas erguidas no século XVII, as quais se mantêm de pé até hoje. Já em Camocim, no Ceará, os turistas têm a oportunidade de observar o prédio da antiga estação ferroviária, onde atualmente fica a prefeitura da cidade.

Uma rota das emoções para todos precisa ser planejada com detalhes, concorda? Afinal de contas, com tantos lugares lindos e surpreendentes para conhecer não dá para deixar para resolver tudo de uma hora para outra. Conte com a ajuda de uma agência especializada para que sua viagem seja inesquecível.

Curtiu conhecer os roteiros oferecidos pela rota das emoções? Identificou-se com algum dos atrativos? Entre em contato com a gente para que possamos elaborar um plano de viagem perfeito para você!

Você também pode gostar

Deixe um comentário