Travessia Lençóis Maranhenses: 5 dicas para fazer um passeio inesquecível

4 minutos para ler

Uma das paisagens mais belas e incríveis do mundo precisa ser apreciada a pé, concorda? É realizando a travessia nos lençóis maranhenses que muitos turistas conhecem os encantos da região. Mas para aproveitar essa fascinante área do nordeste brasileiro, é preciso se planejar com antecedência.

Tudo acontece no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses. A caminhada, sem dúvida, garante uma experiência única e completa, pois possibilita ao turista percorrer as principais cidades e vilas da região. Durante a travessia, é possível entrar em contato com as vilas de pescadores e saborear suas comidas típicas, além de estar envolto por uma vista ímpar.

Neste post, vamos mostrar como é o trekking nos lençóis maranhenses, quem pode fazê-lo, o que levar na mochila, qual a melhor época para a caminhada e como aproveitar esse passeio apaixonante. Veja!

1. Saiba como fazer a travessia dos lençóis maranhenses

A travessia dos lençóis pode ser feita de diferentes maneiras. Uma das alternativas mais comuns dura três dias — são duas pernoites, uma em Baixa Grande e outra em Queimada dos Britos. No total, são percorridos mais de 30 quilômetros (de seis a nove no primeiro dia, nove no segundo dia e dezessete no terceiro e último).

Há, ainda, a opção de saída de Canto de Atins até Baixa Grande. Ou, se preferir, o viajante pode partir de Barreirinhas e atravessar o Rio Preguiça de voadeiras em pequenos barcos. Se optar por transitar pelas dunas, os trechos mais difíceis podem ser feitos com veículos 4×4, os únicos autorizados. Em vez de concluir o trekking em Queimada dos Britos, dá também para esticar até Santo Amaro.

Durante o período de travessia pelo Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, é possível avistar uma infinidade de lagoas de cor azul ou verde-esmeralda em meio à areia branca e fofa, as quais formam uma paisagem única e surpreendente. Os turistas dormem em redários instalados nas casas dos próprios moradores da região, locais onde também se alimentam e se banham.

2. Entenda quem pode fazer a travessia

Quem está habituado a fazer caminhadas na natureza e encontra-se com a saúde física em dia consegue se aventurar pela travessia nos lençóis maranhenses. Afinal, a maior parte do trajeto é realizada com os pés sobre a areia e não é preciso levar muita coisa na mochila. O grande desafio é subir as dunas, mas há o vento para aliviar o esforço e as paradas para apreciar a paisagem e tomar banho nas lagoas cristalinas, verdadeiros oásis.

3. Descubra o que levar na mochila

Durante o trekking nos lençóis maranhenses, você precisa levar na mochila camiseta, short, toalha, chinelo, garrafinha de água, óculos de sol, chapéu e protetor solar, é claro. Não se esqueça de incluir água e lanches para serem consumidos na hora das paradas. Leve, também, lanterninha de cabeça, repelente e um casaco, pois à noite a temperatura pode cair.

4. Identifique qual a melhor época para realizar a caminhada

A travessia nos lençóis maranhenses pode ser feita em qualquer época do ano. Mas de junho a setembro as lagoas costumam estar mais cheias.

5. Veja o que aproveitar durante o trekking nos lençóis maranhenses

Além das lagoas em meio às dunas, que garantem banhos refrescantes e formam uma paisagem única, durante o trekking nos lençóis maranhenses há outros atrativos peculiares. Por lá, você terá a oportunidade de conhecer pequenos vilarejos de pescadores e apreciar as comidas típicas dos moradores enquanto estiver hospedado em suas casas, incluindo peixes e tapioca ou, até mesmo, galinha caipira.

Em Mandacaru, é possível visitar o Farol das Preguiças, que tem 32 metros de altura e de onde dá para observar a formação geográfica da região. Já em Queimada dos Britos, o turista tem a oportunidade de avistar a vegetação de restinga, os cajueiros com frutos e verdes arbustos. O nascer do sol nas dunas é outra experiência proporcionada por essa incrível caminhada.

Sem dúvida, a travessia dos lençóis maranhenses é a melhor maneira de conhecer as fascinantes belezas dessa área e levar com você uma bagagem por toda a vida. Ao visitar o local, procure por uma agência especializada no turismo da região para ter todo o apoio de que necessita e aproveitar a viagem com tranquilidade e segurança.

Gostou de saber detalhes sobre o trekking nos lençóis maranhenses? Então, siga-nos nas redes sociais para acompanhar as nossas novidades. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e no YouTube!

Você também pode gostar

6 thoughts on “Travessia Lençóis Maranhenses: 5 dicas para fazer um passeio inesquecível

  1. Suivre le téléphone portable – Application de suivi cachée qui enregistre l’emplacement, les SMS, l’audio des appels, WhatsApp, Facebook, photo, caméra, activité Internet. Idéal pour le contrôle parental et la surveillance des employés. Suivre le Téléphone Gratuitement – Logiciel de Surveillance en Ligne.

  2. Meilleure application de contrôle parental pour protéger vos enfants – Moniteur secrètement secret GPS, SMS, appels, WhatsApp, Facebook, localisation. Vous pouvez surveiller à distance les activités du téléphone mobile après le téléchargement et installer l’apk sur le téléphone cible.

Deixe um comentário