Guia de Pousadas nos Lençóis Maranhenses!

pousadas lençóis maranhenses
6 minutos para ler

Parte da razão para o sucesso de uma viagem é ter um cantinho onde descansar e recarregar as energias para continuar explorando o destino. E não se engane, mesmo ao visitar lugares maravilhosos, como os Lençóis Maranhenses, não buscar agradáveis pousadas ou hotéis, por exemplo, afeta a experiência. O que você acha de conhecer as melhores pousadas dos Lençóis Maranhenses?

Afinal, hospedagens bem localizadas facilitam o acesso aos pontos turísticos, economizando tempo e dinheiro em transporte. Além disso, uma boa pousada oferece serviço e comodidades que tornam a experiência do viajante ainda mais completa, como uma piscina para relaxar.

Ou seja, existem muitos critérios para uma hospedagem ser boa. Pra começar, é importante alinhar a escolha dela com o planejamento da viagem. Por isso, continue a leitura e conheça algumas dicas sobre os Lençóis Maranhenses!

Qual é a melhor época para ir ver os Lençóis Maranhenses?

A melhor época é de junho a setembro, passada a fase de chuva comum de janeiro a maio. Nesse momento, as lagoas atingiram o nível máximo de água, criando um cenário ainda mais bonito entre as dunas de areia

Assim, é possível nadar, boiar, se refrescar nas lagoas e, claro, garantir boas fotos vivendo a experiência. Para completar, as águas cristalinas da lagoa são em tons de azul e verde, contrastando com as dunas de areia branca. Agora, imagine um passeio noturno pelas lagoas observando o céu estrelado. Delícia, não é?

Enquanto isso, de janeiro a maio é o período de baixa temporada nos Lençóis Maranhenses, sendo possível encontrar preços mais baixos e menos turistas. Como visto, essa não é a melhor época para as lagoas, mas ainda existe muito o que fazer. Por exemplo, conhecer a cultura local e passear de barco pelo Rio Preguiças.

De outubro a dezembro, também considerado de baixa temporada, as lagoas estão mais secas pela menor incidência de chuva. No entanto, vale visitar praias — como a do Rio Negro — e lagoas perenes, que ficam cheias em qualquer época, como na região de Santo Amaro.

Porém, lembre-se que as condições climáticas variam. Então, sempre verifique a previsão do tempo antes de planejar a viagem e se prepare para mudanças inesperadas.

Quantos dias são suficientes para conhecer os Lençóis Maranhenses?

É possível visitar o básico do lugar com um bate volta de um dia, que parte de São Luís, ou de 10 a 15, com mais calmaria e profundidade. Tudo depende da disponibilidade de tempo e do seu orçamento.

Mas se for possível escolher, não tenha dúvidas que vale ficar mais tempo, nem que seja um meio-termo entre 5 a 7 dias. Até porque, os Lençóis Maranhenses se dividem em 3 cidades: Barreirinhas, Atins e Santo Amaro. 

Então, prolongar a estadia ajuda a explorar a região com mais calma e aproveitar até as atrações fora do óbvio. Mas se você só puder ficar pouco tempo, escolha com cuidado os passeios e as atividades, conforme as suas preferências. 

Qual é a cidade mais próxima dos Lençóis Maranhenses?

É a cidade de Barreirinhas, principal porta de entrada para a região dos Lençóis Maranhenses, distante 260 km (4 horas) de São Luís. 

A partir dela, você pode contratar passeios para visitar as lagoas e dunas, conhecer o Rio Preguiças, a Praia de Caburé, as comunidades locais etc. 

Barreirinhas também oferece uma boa infraestrutura turística, com muitas opções de hospedagem, restaurantes e lojas de artesanato, por exemplo.

O que não pode deixar de fazer nos Lençóis Maranhenses?

Há váaaaarias atividades imperdíveis, como:

  • visitar as lagoas – um dos pontos mais atrativos dos Lençóis Maranhenses, com destaque para a Lagoa Azul e a Lagoa Bonita, além de outras menos conhecidas, mas igualmente interessante, como Lagoa do Murici;
  • caminhar pelas dunas – é possível fazer trilhas pelas dunas e ter vistas panorâmicas da região;
  • conhecer as comunidades locais – o destino possui uma cultura rica que vale a pena conhecer para entender mais sobre a história e a vida local;
  • fazer passeios de barco pelo Rio Preguiças – um dos principais rios da região, sendo uma oportunidade para conhecer as paisagens e a fauna local;
  • experimentar a culinária – incluindo pratos como o arroz de cuxá, a torta de camarão e muitas outras delícias;
  • praticar esportes aquáticos – com destaque para os populares stand-up paddle, o caiaque e o windsurfe.

O que devo saber antes de visitar os Lençóis Maranhenses?

Tenha em mente, pelo menos, as seguintes informações:

  • alimentação – a culinária é baseada em peixes, frutos-do-mar e pratos típicos do Maranhão. É importante experimentá-la, mas também é recomendável levar alguns lanches e bebidas para os passeios e as trilhas;
  • hospedagem – reserve a hospedagem com antecedência, especialmente durante a alta temporada, e também verifique se ela possui infraestrutura adequada para atender às suas necessidades;
  • transporte – a região é de difícil acesso, sendo recomendável contratar um serviço de transporte com motoristas locais experientes para se locomover pela região;
  • etc.

Quais são as melhores pousadas nos Lençóis Maranhenses?

Existem diversas opções de pousadas nos Lençóis Maranhenses, cada uma com suas particularidades e estilo. Listamos algumas das melhores:

  • Pousadas dos Lençóis Maranhenses em Barreirinhos – Pousada Paraíso dos Lençóis, Pousada D’Areia, Pousada Boa Vista e Pousada Morada Canção Dos Lençóis;
  • Pousadas dos Lençóis Maranhenses em Santo Amaro – Pousada Rancho das Dunas, Vila do Junco, Quintal de Areias e Vila Capininga Ecopousada;
  • Pousadas dos Lençóis Maranhenses em Atins – Pousada Vila Camurim, Atins Charme Chalés e Mare de Atins Eco Lodge e Entretenimento.

Se quiser opções de melhores hotéis nos Lençóis Maranhenses, algumas sugestões são Porto Preguiças Resort, Hotel Rio Preguiças, Vila Vento e Vila Aty Lodge. 

A escolha depende do seu estilo de viagem e orçamento, além da localização e disponibilidade na época da sua viagem. Por exemplo, se quiser opções de pousadas baratas nos Lençóis Maranhenses, a Jatobá é uma das mais simples.

Conte com o apoio da Eco Adventure

E aí, descobriu onde ficar nos Lençóis Maranhenses e se prefere pousadas ou hotéis? Toda decisão deve considerar a época da viagem, tempo de hospedagem, principais atividades a serem feitas etc. Isso ajuda a pensar nos principais critérios de escolha de onde ficar. Assim, esperamos que as dicas tenham sido úteis.

Por fim, quer outra indicação para explorar os Lençóis Maranhenses? Indicamos os nossos serviços de viagem, como pacotes com melhor custo-benefício, para você aproveitar as belezas naturais do lugar com mais economia. Confira agora mesmo!

 

Você também pode gostar