5 motivos para visitar a Praia de Barrinha (CE) nas suas férias

6 minutos para ler

Está planejando uma visita à praia no Ceará? Então, que tal conhecer a Praia de Barrinha?  O destino fica próximo a Jericoacoara e é uma boa opção para aproveitar em uma viagem de feriado ou durante uma folga, pois apresenta um ambiente rústico e lindas paisagens.

Com a proximidade das férias, muitos turistas já começam a pesquisar por pacotes para o estado cearense, que conta um belo litoral e diversos pontos turísticos. Sendo assim, conhecer os atrativos da região será positivo para organizar melhor o passeio.

Quer saber mais sobre esse destino? Continue a leitura e veja nossas dicas!

A Praia de Barrinha

Antes de falarmos sobre os motivos para visitar a Praia de Barrinha, é importante que você saiba mais sobre ela.

Localizada no município de Acaraú, a cerca de 20 km de Jericoacoara, a praia recebe turistas que buscam tranquilidade e belezas naturais. Além disso, é ponto de encontro de muitos esportistas que vão à Praia do Preá para praticar kitesurf e outros esportes náuticos. A região é conhecida pelos fortes ventos que permitem a prática desses esportes.

A vila de Barrinha traz a típica tranquilidade dos paraísos naturais ainda pouco visitados. Atualmente além de passeios a partir de Jeri, já existem alguns meios de hospedagem que valem muita a pena para quem curte praia longe da badalação. A Villa Flor da Vida destaca-se pelo conceito pós-luxo. Encravada no meio de um floresta de palmeiras à beira-mar, tem como protagonista o conforto, o silêncio e a natureza virginal do local.

O passeio para essa praia do Ceará, geralmente, é feito de buggy ou em veículos 4×4. Eles partem da Vila de Jericoacoara e podem incluir paradas em outros pontos turísticos.

Já para chegar a Jericoacoara, a dica é contratar um transfer. A vila fica a 300 km de Fortaleza e, ao contar com um transfer privativo, você pode sair do aeroporto e seguir direto para o destino de maneira mais rápida e confortável.

Motivos para visitar a Praia de Barrinha

1. Momentos de tranquilidade

Jericoacoara é um ótimo destino, mas recebe inúmeros turistas na época de alta temporada, o que pode desagradar os viajantes que buscam um pouco mais de tranquilidade, à diferentes preços.

Sendo assim, o passeio à Praia de Barrinha será a oportunidade perfeita para curtir a praia e um dia de sol em um local menos movimentado.

2. Belezas naturais

Por ser uma pequena vila de pescadores e não receber tantos turistas quanto a cidade vizinha, essa praia do Ceará tem a natureza bastante preservada. A paisagem, formada por águas claras, dunas, lagoas e coqueiros, encanta os viajantes e resulta em belas fotos.

3. Boa gastronomia

A Praia de Barrinha também se destaca pela gastronomia. Embora não conte com inúmeras opções de restaurantes, ela abriga o restaurante Komaki, famoso na região por seus pratos com lagosta e polvo.

O estabelecimento tem um ambiente rústico e um bom atendimento. Para melhorar ainda mais a experiência, ele está rodeado por uma linda paisagem. Então, se você planeja visitar a Praia de Barrinha, essa pode ser uma boa alternativa para incluir no roteiro durante o almoço ou para um petisco na parte da tarde.

4. Oportunidade de conhecer outros pontos turísticos da região

Quem parte de Jeri com destino à Praia de Barrinha tem a chance de conhecer outros pontos turísticos da região. Alguns passeios de agências especializadas podem incluir paradas na Praia do Preá, Árvore da Preguiça (árvore deitada que se tornou um dos cartões-postais de Jericoacoara) e as Dunas do Aranaú.

5. Pôr do sol

O pôr do sol nas dunas de Jericoacoara encanta inúmeros turistas e é um dos pontos altos do local. No entanto, acompanhar o entardecer na praia vizinha é uma boa opção para diversificar a programação das férias.

A Praia de Barrinha também apresenta um lindo pôr do sol, vale a pena conferir!

Outros atrativos da região

O estado recebe turistas de diversas regiões e idades, sendo um bom destino para lua de mel, férias em família, com amigos ou individual. A viagem pode ser feita ao longo de todo o ano, já que o estado tem um clima agradável na maior parte do tempo.

Quem visita o Ceará, especialmente Jericoacoara, encontra um local perfeito para aproveitar belas praias, paisagens exuberantes, além de outros atrativos turísticos. Veja abaixo alguns exemplos.

Pontos turísticos de Jericoacoara

Ao fazer seu roteiro da viagem, você pode incluir algumas horas para aproveitar as praias da vila. Outra dica é visitar a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso. Essa última fica próxima ao centro de Jeri e tem restaurantes com boa estrutura ao redor.

Se você tem algum amigo que já passeou pela região, provavelmente já viu fotos da Pedra Furada, não é mesmo? Esse é um dos principais cartões-postais da cidade e também vale a visita.

A Praia do Preá é outro bom local para conhecer. Quando os ventos estão favoráveis, é possível ver inúmeras pessoas praticando kitesurf, windsurf ou outros esporte náuticos.

Passeios

Os passeios de buggy fazem parte da rotina dos turistas, afinal, essa é uma das melhores formas de conhecer as partes leste e oeste da região, incluindo o Mangue Seco, a Pedra Furada, as dunas, entre outros atrativos.

Outro passeio interessante para fazer durante a viagem é a Rota das Emoções, que combina a visita ao Delta do Parnaíba e aos Lençóis Maranhenses. No passeio você terá a chance de provar a culinária típica, como a peixada maranhense e a torta de caranguejo do Piauí, apreciar belas paisagens, entre outras atividades.

Sem dúvida, será uma experiência inesquecível!

O estado conta com inúmeras atrações, fica difícil escolher uma praia no Ceará, por isso, a dica é planejar a viagem com antecedência e preparar um bom roteiro para aproveitar melhor o passeio. Além disso, com planejamento fica mais fácil conseguir valores promocionais. Dessa forma, você conseguirá ao máximo sua visita à Praia de Barrinha e a outros locais da região.

Gostou de saber mais sobre a Praia de Barrinha? O Ceará tem outros destinos menos badalados, mas que vale a pena incluir no roteiro. Quer saber quais são eles? Confira nosso próximo post e veja 6 atrações em Fortaleza para visitar além do Beach Park!

Você também pode gostar

2 thoughts on “5 motivos para visitar a Praia de Barrinha (CE) nas suas férias

Deixe um comentário