Checklist para trekking: veja como não esquecer nada para sua aventura - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
Checklist para trekking: veja como não esquecer nada para sua aventura

O trekking é uma caminhada feita em meio à natureza, que pode ser feita por um curto ou um longo período de tempo. Essa atividade pode ser realizada em qualquer ambiente, sejam as trilhas feitas nas montanhas ou nas praias.

Sentir o ar puro, o vento, os raios solares, observar o céu, ouvir o canto dos pássaros e contemplar paisagens maravilhosas são os benefícios de quem faz o trekking.

Por ser uma atividade de baixo esforço, ela não oferece nenhum tipo de restrição, ou seja, ela pode ser realizada em companhia ou sozinho e em qualquer idade.

Caso você esteja procurando uma atividade de trekking nas suas férias, saiba que existe uma preparação necessária.

O planejamento começa na definição do roteiro, que deve ser feita para encarar toda a aventura. Confira a nossas dicas para fazer um checklist para trekking.

1. Como planejar um roteiro?

Quando você decidiu que quer fazer uma viagem e que vai fazer um trekking durante esses dias, é preciso realizar um planejamento prévio. Toda a preparação começa com a escolha do destino que você tem mais interesse em conhecer.

Pesquise por locais em que é possível associar um momento de descanso com a atividade ao ar livre. O ecoturismo é a atividade ideal para quem está pensando em sair da cidade grande, com o objetivo de relaxar o corpo e a mente.

Quem quer ter mais contato com a natureza, praia, areia, sol e mar, e contemplar cenários lindos e paradisíacos pode optar por fazer o trekking no nordeste do Brasil.

Como fazer o trekking exige um certo esforço físico, você pode optar por usar transportes para lhe levar até o ponto de acesso mais próximo ao da trilha.

2. Onde é possível fazer o trekking?

Muitas vezes, temos em mente que o trekking é feito apenas em meio à mata fechada. Porém, essa atividade pode ser realizada em qualquer ambiente, desde que ele seja em meio à natureza.

O nordeste do Brasil é destino para quem quer fazer o trekking em locais de praia. Essa região oferece para os visitantes a oportunidade de criar rotas de ecoturismos que ligam os estados do Ceará, Piauí e Maranhão, como a Rota das Emoções, um percurso que passa por Jericoacoara, Delta do Parnaíba e Lençóis Maranhenses.  

Como o trekking pode ser feito em diversos lugares, existem outros destinos em que você pode se aventurar, como Fernando de Noronha, Fortaleza, Ubatuba, Rio de Janeiro e na Chapada Diamantina.

3. Quais são as roupas adequadas?

As roupas usadas para fazer o trekking influenciam na forma como você vai desenvolver a atividade. Por ser uma caminhada ao ar livre, lembre-se de vestir roupas confortáveis e que não vão lhe apertar.

O ideal é usar roupas leves que deixem o corpo transpirar, como calças de tactel e blusas de tecido sintético. É importante também levar casaco impermeável dentro da mochila, para evitar que você seja surpreendido com uma mudança no tempo.

A escolha do calçado também é essencial. Opte por um calçado que tenha a sola antiderrapante, confortável e que promova mais estabilidade ao caminhar.

Você deve dar preferência para tênis ou botas que não são novos. Pois, eles podem machucar seus pés durante a viagem, por não serem tão macios.

4. O que é preciso levar?

Os equipamentos que você deve levar nessa aventura depende do local, distância e tempo de duração do trekking. Para isso, faça uma pesquisa prévia do destino para saber qual é o clima e o nível de dificuldade da trilha para escolher o que levar.

Lembre-se de que é preciso carregar os seus equipamentos em uma mochila. Por isso, leve uma mochila que caiba tudo que você precisa para a aventura.

Você também deve evitar de levar objetos desnecessários e que não serão úteis durante o trekking. Eles podem deixar a sua bagagem mais pesada e causando dor nos seus ombros.

Se a sua jornada durar mais de alguns dias e um de seus planos é acampar ao longo desse período, não se esqueça de levar equipamentos para que serão úteis na hora de fazer comida e dormir.

Faça um checklist de tudo que você precisa levar para não deixar nada para trás. Então, se você não quer se esquecer de nada, confira os itens que você não pode deixar para trás:

  • kit de primeiros socorros;
  • roupa térmica;
  • roupa extra;
  • chapéu ou boné;
  • lanterna;
  • comida leve;
  • água;
  • mapa;
  • protetor solar;
  • repelente;
  • saco de dormir;
  • isolante térmico;
  • barraca;
  • isqueiro ou fósforo;
  • panela;
  • copo;
  • talheres;
  • prato;
  • produtor de higiene pessoal (escova e pasta de dentes, fio dental, sabonete, xampu, condicionador e desodorante).
  • câmera fotográfica.

​Sabemos que a ideia de fazer o trekking está totalmente ligada à se afastar da tecnologia e deixar de lado a internet. Porém, você não pode deixar de registrar cada momento, por isso, leve sempre sua câmera fotográfica.

5. Por que fazer o trekking?

O trekking é uma forma de unir uma atividade física e o contato com a natureza. Para quem gosta de fazer atividades outdoors, essa é uma ótima chance de se desconectar do mundo, sair da rotina, desestressar e conhecer um novo lugar.

As caminhadas de trekking sempre levam até lugares com vistas deslumbrantes. Todo o esforço é recompensando quando você chega ao destino.

A atividade pode ser feita em grupo, com um parceiro ou sozinho. Caso você queria fazer uma viagem de autoconhecimento e reflexão, você pode optar por ir sozinho. Mas, se seu objetivo é se divertir com família e amigos que curtem o ecoturimo, o ideal é reunir todo mundo para fazer o trekking.

O Brasil oferece uma diversidade de lugares em que é possível fazer trekking. Passar um tempo contato com a natureza pode ser muito benéfico para quem tem vontade de fugir da rotina, diminuir o estresse e descansar.

O trekking é simples, mas ele requer uma série de equipamentos que são necessários para fazer a atividade, por isso, não deixe de fazer seu checklist para trekking e aproveitar ao máximo essa aventura!

Gostou das nossas dicas? Então compartilhe este texto com seus amigos nas suas redes sociais.

Avatar
Carolina Sena

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This