O que fazer em Canoa Quebrada? 5 passeios imperdíveis!

9 minutos para ler

Localizado a aproximadamente 180 km de distância de Fortaleza, capital do Ceará, o vilarejo de Canoa Quebrada faz parte dos sonhos de todo viajante que deseja aliar paz e tranquilidade a paisagens incrivelmente belas com inúmeras possibilidades de lazer e diversão.

Popularizado nos anos 70 e 80, o vilarejo, que antes era habitado e mantido por pescadores e nativos, transformou-se em destino turístico devido a sua beleza encantadora e a receptividade e simpatia de seus moradores.

Se você está de malas prontas ou deseja visitar esse local paradisíaco, não deixe de conferir este artigo e descobrir o que fazer em Canoa Quebrada!

1. Encante-se com as praias

É inevitável chegar às cidades nordestinas e não se sentir, de fato, emocionado. A beleza ímpar das praias e da natureza em seu entorno torna qualquer passeio ainda mais especial. Confira as principais praias da região:

Canoa Quebrada

A praia, que pertence ao município de Aracati, representa muito bem os encantos do local. As falésias — paredões verticais que geralmente são caracterizadas pelo encontro da terra com o mar — e as águas tranquilas com temperaturas amenas são os ingredientes perfeitos para aqueles momentos de descanso, meditação e renovação de energias.

Por conta de sua formação geográfica, a praia de Canoa Quebrada também é cenário de alguns esportes radicais que embelezam a paisagem, sobre os quais falaremos mais à frente.

Ponta Grossa

Eleita há alguns anos como a praia mais bonita do Ceará, Ponta Grossa é um passeio imperdível para quem vai a Canoa Quebrada. Localizada a 50 km da cidade, o percurso até o destino já é um convite a observar as belezas naturais que a rodeiam.

No caminho, uma parada recomendada: a Garganta do Diabo. Trata-se de um vale de falésias brancas nas quais deságua um pequeno feixe de água doce que desemboca no mar. Barcos de pescadores e visitantes ao longe complementam o visual.

Cores, formas e texturas existem em abundância em Ponta Grossa. Falésias avermelhadas e brancas emolduram uma praia com piscinas naturais e repletas de corais. Sossego e paz reinam nesse ponto que mantém características de um lugar ainda pouco explorado turisticamente.

Majorlândia

Diferente de Ponta Grossa, a praia de Majorlândia é um destino popular entre os turistas, especialmente no Carnaval. Além da beleza ímpar, o lugar se transforma em uma grande festa com as atrações do período de folia.

Visitar Majorlândia pede um tempo maior, para poder conhecer com calma a praia, rodeada de coqueiros, e apreciar a simplicidade e hospitalidade dos pescadores e artesãos. As pessoas mostram, com afeto e boa vontade, como funciona a vida em um local tão rico em história e natureza.

2. Explore a cidade

Quer descobrir com propriedade o que fazer em Canoa Quebrada? Então não se prenda somente às belas praias! A cidade em si também merece figurar no roteiro dos viajantes, e o encantamento é certo! Veja algumas sugestões.

Letreiro do destino

Possivelmente um dos símbolos mais icônicos de representação de uma cidade, a meia lua e a estrela de Canoa Quebrada foram eternizadas em forma de letreiro para quem chega ao destino.

E vale a pena parar e registrar a escultura que, a seu modo rústico e simples, abre alas para quem vai visitar a Broadway, rua principal de Canoa Quebrada e nosso próximo tópico!

Broadway

Bares, restaurantes de comida típica nordestina, forró e artesanato: a Broadway de Canoa Quebrada reúne tudo isso! Para quem vai à rua para turistar, o conselho que fica é: não deixe de percorrer toda sua extensão, pois a variedade de produtos ofertados é grande! Há opções para todos os gostos e bolsos.

Entardecer na Duna Pôr do Sol

O que fazer em Canoa Quebrada quando o sol se põe? Temos a resposta na ponta da língua: ir até a Duna Pôr do Sol e se deliciar com este presente da natureza!

Batizada com este nome por conta de sua condição geográfica privilegiada, a Duna Pôr do Sol oferece ângulos incríveis para registros fotográficos e para assistir àquele espetáculo que será para sempre lembrado. Com sorte, você ainda curte alguma atração musical local — comum em período de grande fluxo turístico.

3. Exercite o seu lado aventureiro

Para quem viaja em busca de aventuras e superação de limites, Canoa Quebrada também oferece um leque vasto de opções. Suas paisagens naturais e condições climáticas favorecem a prática de diversos esportes e passeios diferenciados, e, sem dúvidas, vale a pena incluir alguns deles no roteiro!

Passeios off-road

Com o apoio de uma agência de ecoturismo, é possível agendar passeios mais curtos ou mais longos pelos principais pontos de Canoa Quebrada a bordo de bugues ou de veículos 4×4. Escolha seu perfil ideal de passeio e combine aventura, riquezas naturais e cultura local em rotas que, decerto, ficarão marcadas na memória. A tirolesa e o banho nas piscinas naturais, além da Barra de Fortim, são imperdíveis!

Surf, Kite e Windsurf

Para os aventureiros que buscam desafios, aí vão as dicas: os pontos turísticos e praias desse destino tornam-se, também, excelentes pontos de partida para a prática de esportes náuticos mais radicais.

Graças a suas praias de águas cristalinas e aos ventos favoráveis praticamente durante todo o ano, Canoa Quebrada é destino certo para quem gosta de praticar Surf, Windsurf ou Kitsurf.

4. Aprecie a cultura local

Além dos pontos turísticos e locais físicos, uma grande parte da riqueza de cada local reside em sua cultura. Reserve um tempo para fugir ‘ ”das atrações turísticas comuns e aproxime-se dos nativos, conhecendo seus hábitos e experimentando o seu modo de viver.

Faça amizades

Um dos grandes encantos de Canoa Quebrada é a simplicidade de seus moradores nativos. Aproveite sua estadia no local para conhecer um pouco mais sobre sua história do ponto de vista de quem acompanhou tudo de perto. Artesãos, comerciantes e guias turísticos são boas fontes.

Converse com eles para aprender sobre os hábitos e costumes desse povo que soube, com maestria e hospitalidade, transformar um antigo vilarejo de pescadores (descoberto historicamente ao acaso) num local aconchegante e receptivo, sem deixar que ele perdesse suas maiores qualidades.

Conheça o artesanato local

Um dos pontos altos de Canoa Quebrada é o Refúgio Dourado, em Majorlândia, que abriga produtores de artesanato local. Há desde as clássicas garrafinhas decoradas com cenas moldadas em areia colorida até as impressionantes obras esculpidas a partir das falésias, que retratam cenas bíblicas, passagens históricas e representações culturais.

As obras de arte produzidas em Canoa Quebrada permanecem repletas de influência dos hippies que “descobriram” o local nos anos 70, e são um importante patrimônio cultural do local. Além de apreciar a beleza dos produtos, você pode adquirir alguns itens para guardar de lembrança e para presentear pessoas queridas.

O bem material agrada quem o recebe, valoriza o trabalho artesanal e movimenta a economia local. É, também, uma forma de agradecer por toda a receptividade e simpatia dos moradores de Canoa Quebrada.

5. Conheça as principais barracas de praia e suas atrações

As barracas de praia são tradição em Canoa Quebrada. Tem uma para cada ocasião, confira!

Barraca Chega Mais

Esse é um verdadeiro complexo turístico. Tem uma grande estrutura com área coberta e com mesas à sombra dos coqueiros, restaurante, piscina, área para eventos e estacionamento. Também é um ponto de partida para os passeios off-road em bugues, quadriciclos e UTVs.

Durante o dia, há tendas de artesãs onde você pode comprar incríveis peças feitas à mão. À noite, o lugar promove festas particulares e públicas, com grandes nomes da música. Nos feriados, as grandes atrações movimentam o turismo local e Canoa vira uma festa só.

Barraca Lazy Day

Se você busca um lugar tranquilo para curtir um dia de sol, vale a pena conhecer a Barraca Lazy Day. Como o próprio nome diz — do inglês, que significa “dia de descanso” —, este é um espaço tranquilo para relaxar.

Próximo às falésias e de frente para o mar, oferece uma vista espetacular, além de comes e bebes diversos. Lá você vai experimentar o melhor da culinária regional e drinks conceituados. Para animar, o espaço recebe DJs com músicas para todos os gostos e estilos.

Se quiser aprimorar a experiência, o local também tem quartos para a hospedagem. Já pensou dormir ouvindo o barulho do mar e contemplar o nascer do sol direto da praia? Um sonho que pode se tornar real.

Barraca Freedom

Se você curte reggae, esse é o lugar ideal. Rústico e de frente para a praia, reúne música e muita energia positiva. A casa promove shows ao vivo, discotecagem e luais. Já recebeu grandes nomes do reggae, como Horace Andy e Cedric Myton, do The Congos.

A chegada já é empolgante: o acesso se dá pelas falésias e a iluminação fica por conta da Lua, da fogueira e da luz neon do bar. Além de dançar muito, você vai adorar contemplar o nascer do Sol direto da barraca. Os mais aventureiros aproveitam para dar um mergulho no mar e começar o dia com tudo!

Como você viu, há muito o que fazer em Canoa Quebrada: belezas naturais, gastronomia, esportes, eventos, cultura e muito mais. Agora ficou mais fácil montar um roteiro e programar a sua viagem. Com tantas atrações, companhia é o que não vai faltar! E mesmo que decida ir sozinho, Canoa é tão acolhedora que facilmente você fará novas amizades. E o melhor: esse é um destino válido o ano inteiro. Aproveite!

Gostou do texto? Então compartilhe-o com os seus amigos nas suas redes sociais!

Você também pode gostar

2 thoughts on “O que fazer em Canoa Quebrada? 5 passeios imperdíveis!

Deixe um comentário