Rota das Emoções, Maranhão: aventure-se por cenários inesquecíveis

4 minutos para ler

Já conhece a Rota das Emoções? Maranhão, Piauí e Ceará são os estados que formam um belíssimo itinerário formado por praias incríveis e dunas imensas e claras, além de fauna e flora espetaculares. Para complementar, charmosas vilas de pescadores e cidades que parecem perdidas no tempo também compõem os 900 quilômetros de extensão dessa região litorânea do Nordeste.

No Maranhão, você terá a oportunidade de visitar destinos surpreendentes, como os consagrados Lençóis Maranhenses — quem podem ser explorados através do circuito da Lagoa Azul. Tem também a quase intocada Atins, o vilarejo de pescadores de Mandacaru, as cidadezinhas rústicas nos lençóis e a capital São Luís, com seu centro histórico cheio de casarões.

Se você quer detalhes do que fazer no litoral maranhense e descobrir as belezas desse trecho da Rota das Emoções, continue a leitura e veja nossas dicas!

Barreirinhas

Barreirinhas é quase sempre o ponto inicial de quem visita a Rota das Emoções no Maranhão. O município é o local do Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, logo, o turista poderá apreciar de cara o incrível paraíso formado por dunas gigantes e branquinhas, além de lagoas de cor azul ou esverdeada.

O circuito da Lagoa Azul é um dos passeios mais procurados, porém vale a pena colocar no roteiro as outras fascinantes lagoas desse paraíso, como a Lagoa Bonita e a Lagoa da Esperança.

Cidadezinhas rústicas também compõem o cenário na região dos lençóis — como as belíssimas Tutóia e Santo Amaro, por exemplo. Quem deseja uma experiência única e gosta de calmaria precisa conhecê-las.

São Luís

A capital São Luís tem um centro histórico recheado de casarões com fachadas decoradas com azulejos. Sem dúvida, a arquitetura é um dos grandes atrativos, mas a cidade oferece mais — como os seus menus suculentos. Então, que tal ir a um restaurante e provar a culinária típica local? Nossa dica é o delicioso peixe com arroz de cuxá. O prato inclui camarão seco, pimenta-de-cheiro, gengibre, folha de vinagreira e farinha de mandioca seca. É de dar água na boca!

Atins

A quase intocada Atins fica no município de Barreirinhas, e você pode chegar até ela de lancha voadeira pelas águas calmas do Rio Preguiças. Trata-se de um vilarejo bastante rústico e de areia fofa, cujo céu noturno estrelado encanta os turistas, principalmente os mais românticos.

Por lá, não deixe de visitar as lagoas Tropical e das Setes Mulheres, assim como a tranquila Praia de Atins, é claro.

Vilarejo de Mandacaru

O vilarejo de pescadores de Mandacaru é um dos paraísos encontrados no trajeto até Atins. No farol, é possível apreciar a vegetação, as dunas e a foz do Preguiças, onde o rio encontra o mar. Há lojinhas de artesanato no local e, no cais, são comercializados a típica garrafada (bebida feita com álcool e ervas) e peixes.

Então, gostou das dicas que separamos desse destino fascinante da Rota das Emoções, Maranhão? Esse estado nordestino é mesmo deslumbrante, não importa a época do ano. Entretanto, para que sua viagem seja perfeita, procure por uma empresa especializada no turismo da região. Assim, ela cuidará de todos os detalhes e você poderá aproveitar sua temporada de férias ou descanso com a tranquilidade que merece.

Quer montar o seu pacote para a Rota das Emoções agora mesmo? Então, conheça as opções de roteiro disponíveis em nosso site!

Você também pode gostar

3 thoughts on “Rota das Emoções, Maranhão: aventure-se por cenários inesquecíveis

  1. Você pode usar o software de gerenciamento dos pais para orientar e supervisionar o comportamento dos filhos na Internet. Com a ajuda dos 10 softwares de gerenciamento de pais mais inteligentes a seguir, você pode rastrear o histórico de chamadas de seu filho, histórico de navegação, acesso a conteúdo perigoso, aplicativos que eles instalam etc.

Deixe um comentário