5 dicas para montar um roteiro em Jericoacoara

5 dicas para montar um roteiro em Jericoacoara
10 minutos para ler

Montar um roteiro para Jericoacoara pode ser bem mais fácil do que você imagina. Isso porque, por mais que o local tenha uma série de atrações e lugares incríveis para serem visitados, é possível conhecer os principais em uma viagem com duração de 3 a 5 dias.

Caso você ainda não saiba, Jericoacoara é uma vila que pertence ao município de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará. Ela fica a 300 km a oeste de Fortaleza, capital do estado. 

Do aeroporto de Jericoacoara, que fica no município de Cruz e que recebe voos diretos de diferentes estados do Brasil, há quatro opções para chegar até a vila, que está a 30 km: ônibus, carro 4×4, transfer ou helicóptero. 

De modo geral, o transfer costuma ser a alternativa mais indicada por ser mais rápido e confortável. Com esse meio de transporte, que comporta até quatro pessoas, leva cerca de 4h30 para chegar ao destino.

Já de ônibus o percurso demora quase o dobro desse tempo, mas pode ser uma boa opção para quem deseja economizar um pouco para fazer esse trajeto.

Para os viajantes que preferem usar seu próprio carro, ou alugar um para chegar à Jericoacoara, é bom ter em mente que após um certo trecho não há mais asfalto. Como os caminhos são de areia, é bastante indicado solicitar o apoio de um guia local para conduzir o veículo, a fim de evitar que fique atolado.

Quem tem condições para chegar ao local de helicóptero, pode aproveitar o trajeto para visualizar do alto todos os lugares lindos que estará prestes a conhecer.

Mas após chegar à vila, o que você pode fazer para aproveitar o máximo possível desse lugar que já recebeu o título de uma das praias mais bonitas do Brasil e um dos destinos mais em alta do mundo?

Para ajudar você, trouxemos 5 dicas de como montar um roteiro para Jericoacoara que vai dar a você dias inesquecíveis! Por isso, continue a leitura e confira!

Como montar um roteiro para Jericoacoara?

Como montar um roteiro para Jericoacoara?

Para montar um roteiro para Jericoacoara, você deve começar seguindo a mesma linha que utilizaria para conhecer outros lugares, ou seja:

  1. defina qual o orçamento disponível para fazer a sua viagem;
  2. escolha a data e quantos dias ficará no local;
  3. determine o meio de transporte para chegar ao local — nesse caso, primeiro até Cruz e, depois, até à vila de Jericoacoara;
  4. encontre um local para se hospedar — a vila conta com opções de pousadas e hotéis com diferentes comodidades e custos.

No caso específico da montagem de um roteiro para Jericoacoara, daremos destaque às possibilidades de passeios que você pode fazer. Assim, conseguirá aproveitar ao máximo tudo o que a vila tem a oferecer, mesmo se fizer poucos dias de viagem.

Por isso, o 5º, e um dos mais importantes passos, é: conheça todas as opções de passeios antes de montar o seu roteiro.

Em Jericoacoara você tem a chance de visitar praias com beleza estonteante, dunas, lagoas, trilhas e muito mais. 

Quais lugares podem fazer parte do seu roteiro para Jericoacoara?

Quais lugares podem fazer parte do seu roteiro para Jericoacoara?

Uma das grandes vantagens de elaborar um roteiro para Jericoacoara é que os viajantes conseguem explorar lugares incríveis e belíssimos em apenas 3 dias.

Por exemplo, em um período de estadia mais curto como esse, você pode dividi-lo da seguinte forma:

  • Dia 1: dependendo do horário do seu check in, poderá caminhar até a Pedra Furada, se a maré estiver baixa, e finalizar o dia assistindo ao pôr do sol na Duna, no Club Ventos ou no Café Jeri;
  • Dia 2: explorar o lado leste da vila, que inclui pontos turísticos como a Pedra Furada, a Árvore da Preguiça, as praias do Preá e de Jericoacoara, e as lagoas Azul e Paraíso;
  • Dia 3: explorar o lado oeste da vila e conhecer lugares como o Mangue Seco e a Lagoa da Tatajuba (também chamada de Lagoa Torta). 

Mas não pense que fará todos esses trajetos a pé. É claro que você tem essa opção, caso queira. Inclusive, uma das atrações são as caminhadas, com trilhas de até 4 km, a exemplo do percurso entre a Pedra Furada e a Praia Malhada.

Porém, como a região é extensa, boa parte das atividades requerem o uso de algum meio de transporte. Os que costumam ser utilizados são os cavalos, os bugues, os quadriciclos e os veículos 4×4.

Ou seja, o próprio deslocamento até o local que visitará já é uma atração e uma aventura à parte!

A fim de que você conheça melhor as opções de passeio para montar o seu roteiro para Jericoacoara, separamos os 9 principais pontos turísticos que valem muito a pena serem visitados.

Vila de Jericoacoara

A Vila de Jericoacoara, por si só, já vale a viagem. O local é formado por, basicamente, quatro ruas de areia, que são a Rua do Forró, a Rua Principal, a Rua São Francisco e a Rua das Dunas.

O estilo é praiano e rústico, com boa estrutura de pousadas, hotéis, lojas, bares e restaurantes. Inclusive, a vida noturna na vila é bastante animada, perfeita para quem curte um bom forró e música ao vivo.

Praia de Jeri

Na parte central e a principal praia da cidade, a Praia de Jeri é banhada por águas mornas e cercada por areia branca. 

E lá que fica a Duna do Pôr do Sol, atração que falaremos a seguir. Além disso, o local é perfeito para praticantes de esportes marítimos, como o kitesurf.

Para os turistas, a Praia de Jeri tem uma infraestrutura completa, com diversas opções de pousadas, bares e restaurantes.

Duna do Pôr do Sol

No lado oeste da vila, a Duna do Pôr do Sol é perfeita para quem curte apreciar os espetáculos da natureza.

Um dos pontos turísticos mais procurados pelos turistas, é a programação ideal para finalizar um dia incrível de passeios.

Farol de Jericoacoara

Seguindo o caminho oposto da Duna do Pôr do Sol, o Farol de Jericoacoara é um dos melhores lugares da vila para apreciar o nascer do sol.

Ainda que não seja tão explorado quanto a nossa dica anterior, o trajeto até lá já vale o passeio, já que é feito com visitas guiadas a cavalo ou por caminhadas. 

Pedra Furada

Definitivamente, a Pedra Furada não pode ficar de fora do seu roteiro para Jericoacoara. O local faz parte da lista dos mais procurados pelos turistas devido à sua beleza e majestosidade.

Como o próprio nome sugere, a Pedra Furada é uma grande pedra esculpida pela força das ondas ao longo de muitos anos, ação da natureza que a transformou em uma moldura natural esplêndida.

Para chegar até lá, é preciso seguir uma visita guiada, que pode ser por meio de uma caminhada quando a maré está baixa, ou ainda de charrete ou bugue.

A partir da vila, o trajeto a pé dura cerca de uma hora e meia. Já com outro meio de transporte, é possível chegar até certo ponto e, depois, caminhar cerca de 25 minutos até a Pedra Furada.

Morro do Serrote

O Morro do Serrote, famosa formação rochosa da região, é o caminho de acesso à Pedra Furada. Ou seja, é como se você tivesse a opção de dois passeios em um só!

Com uma serra de, aproximadamente, 100 metros de altitude, o Morro do Serrote é ideal para turistas que curtem fazer uma boa trilha.

Cercado por areia, vegetação rasteira e rochas, esse ponto turístico também dá acesso a diversas praias e permite uma vista incrível das dunas e da Vila de Jericoacoara.

Praia Malhada

E por falar em praias, a Praia Malhada é outro ponto turístico que merece (e muito) estar no seu roteiro para Jericoacoara.

Do lado oposto da Duna do Pôr do Sol, e a apenas cinco minutos da Praia de Jericoacoara, o local também é um dos principais acessos para a Pedra Furada.

Longe de badalações, Praia Malhada é a indicação para quem curte praticar windsurf, surf, e kitesurf.

Lagoa Azul

Para quem vai viajar com crianças, a Lagoa Azul é uma ótima opção de passeio. Região tranquila e com pouco movimento, o local é conhecido por seus bancos dentro d’água, ideal para quem busca momentos de relaxamento.

Lagoa do Paraíso

Com diversas redes e cadeiras distribuídas à sua beira, a Lagoa do Paraíso se destaca pela coloração sem igual das suas águas, as quais misturam diferentes tons de azul. Além disso, suas águas são tranquilas, perfeitas para nadar e relaxar. 

A infraestrutura do local contempla restaurantes com chuveiros, mesas na areia, e outras comodidades para atender aos turistas que visitam a região.

O que mais você precisa saber sobre a vila de Jericoacoara?

O que mais você precisa saber sobre a vila de Jericoacoara?

Mas para montar um roteiro para Jericoacoara, há mais alguns detalhes sobre a vila que você precisa conhecer, tais como o melhor mês do ano para visitar, pagamento de taxas etc.

Quando ir para Jericoacoara

Outra grande vantagem da região é que as temperaturas são altas o ano inteiro. Mesmo no inverno, é possível que os termômetros marquem 30 graus.

Porém, é preciso se atentar aos períodos de chuva, que acontecem entre os meses de janeiro a junho. No entanto, é justamente nessa época que as Lagoas Azul e do Paraíso ficam ainda mais bonitas.

Mas ainda que vá viajar nesses meses, não se preocupe, porque o tempo não costuma ficar nublado em Jericoacoara. O mais comum é ter pancadas de chuva que logo dão espaço para um céu limpo, azul e com sol.

Por essa característica, o período entre julho e dezembro tende a ser o mais indicado para quem está montando um roteiro para Jericoacoara. Além de não chover, os ventos estão perfeitos para a prática de esportes radicais e aquáticos.

Taxa de turismo

É bem importante também que você saiba que é preciso pagar uma taxa de turismo para entrar em Jericoacoara. O valor é de R$30 por pessoa e dá direito à permanência de até 7 dias.

O pagamento dessa taxa pode ser feito online, pelo site da Prefeitura de Jijoca de Jericoacoara, ou presencialmente no estacionamento da entrada da vila.

Como a ECO Adventure pode ajudar você nessa viagem?

Como a ECO Adventure pode ajudar você nessa viagem?

Praticamente todos os principais pontos turísticos de Jericoacoara requerem visitação guiada. Também por esse motivo, é bastante indicado que você feche os seus passeios com uma agência de turismo especializada nesta região.

A ECO Adventure ajuda você com isso, e também a encontrar as melhores hospedagens, meio de transporte e o período mais indicado para a sua viagem, montando um roteiro para Jericoacoara perfeito e inesquecível!

Aqui, você também tem a opção de conhecer a vila pela Rota das Emoções, e visitar os Lençóis Maranhenses e o Delta do Parnaíba.

Quer saber mais? Então acesse agora mesmo o site da ECO Adventure, clique em “Destinos” e, em seguida, em “Jericoacoara” e confira todas as possibilidades que temos a oferecer para você!

Você também pode gostar

Deixe um comentário