O que fazer em Teresina (Piauí): 10 destinos incríveis
Parque Ambiental Encontro dos Rios, Theatro 4 de Setembro, Ponte Estaiada, Parque Potycabana…Essas são apenas algumas das inúmeras opções do que fazer em Teresina, capital do Piauí.
Ou seja, os interessados em visitar esse município não ficarão desapontados! Essa cidade vibrante oferece várias atividades e atrações para manter os visitantes entretidos. Por exemplo, para quem gosta de história e cultura, o Museu do Piauí é imperdível para conferir artefatos e exposições.
Mas, claro, o Piauí tem muito mais a oferecer, como paisagens naturais, gastronomia imperdível, povo acolhedor e muito mais. Por exemplo, Teresina tem uma floresta dentro da cidade, sendo a única capital brasileira com essa característica, você sabia?
Então, quer conhecer mais detalhes sobre o que fazer em Teresina? Continue por aqui, preparamos as melhores dicas para você! Boa leitura!
- Por que visitar Teresina?
- O que fazer em Teresina: 10 pontos turísticos para conhecer
- O que fazer em Teresina à noite?
- O que fazer próximo à Teresina?
Por que visitar Teresina?
Teresina é a capital do estado brasileiro do Piauí — a primeira projetada — e está localizada na região nordeste do Brasil. Outra curiosidade é que essa é a única capital nordestina que não fica no litoral, já que Teresina está 343 km distante do Oceano Atlântico.
Além disso, a cidade é conhecida por seu clima quente, que varia de 23 °C a 37 °C. Sendo assim, é um ótimo lugar para visitar se você quiser fugir dos meses frios de inverno.
Ao chegar lá para fugir do inverno, você encontra diversos locais históricos e com paisagens paradisíacas. Até porque, trata-se da primeira capital planejada do Brasil, fundada em 1852. Assim, prepare-se para se encantar com a rica história e arquitetura da cidade.
Quer dizer, Teresina foi escolhida para ser a capital do Piauí por sua localização estratégica e seu potencial de desenvolvimento. A cidade, situada entre os rios Poti e Parnaíba, facilitava o transporte e a comunicação com outras regiões do país, impulsionando o comércio e a economia local.Ah! A capital piauiense, ainda, tem uma vida noturna animada, com vários bares para se divertir. Enfim, se você procura um destino agradável, com clima gostoso, bem cultural e com belas paisagens, definitivamente, Teresina vai te encantar!
O que fazer em Teresina: 10 pontos turísticos para conhecer
Listamos 10 dos diversos pontos turísticos que vale a pena conhecer em Teresina. Confira!
1. Pólo Cerâmico do Poty Velho
Que tal comprar uma arte em cerâmica para decorar sua casa ou, ainda, dar de presente? No Pólo Cerâmico do Poty Velho, é possível encontrar dezenas de oficinas que vendem artesanatos.
Afinal, existem cerca de 284 famílias que trabalham exclusivamente com o artesanato no Pólo Cerâmico do Poty Velho. Assim, vale demais conhecer e comprar: jarros, vasos, bonecos, além de bijuterias e outros tipos de produtos!
Inclusive, olha o que um visitante comentou sobre o lugar no TripAdvisor: ‘’Aqui você encontra filtros de barro com pátina, acessórios para a casa. Mas tem de procurar, não há o mesmo padrão por toda parte. Visite os vários produtores, converse, peça pelo que quer, e não ceda à pressão para comprar.
Verá que, quando se diz que não vai comprar naquele momento, todos são muito educados. Vale muito a pena visitar o pólo cerâmico, sem dúvida. E, no entorno, há bares bem simples, mas bons de petiscos.’’
2. Parque Ambiental do Encontro dos Rios
O Parque Ambiental Encontro dos Rios é um dos principais pontos turísticos da cidade. É um passeio perfeito para admirar a natureza, respirar ar puro, assistir ao pôr-do-sol e tirar fotos.
Até porque, beleza pra apreciar é o que não falta neste local. Inclusive, sabe porque o Parque Ambiental Encontro dos Rios tem esse nome? Por ser o ponto exato onde o rio Poty, de águas escuras, e o rio Parnaíba, de águas barrentas, se unem. O resultado é uma vista privilegiada.
Ah! O parque também tem um restaurante flutuante. É uma ótima alternativa para você provar pratos e bebidas típicas da região nordestina. Aposto que já bateu curiosidade, né?
3. Mirante da Ponte Estaiada
Quer mais uma opção sobre o que fazer em Teresina? Visitar o Mirante da Ponte Estaiada não pode ficar de fora do seu roteiro! Isso porque estamos falando de mais um dos principais pontos turísticos.
Não à toa, o Mirante da Ponte Estaiada recebe aproximadamente 50 mil visitantes por ano. Lá de cima, é possível ter uma visão belíssima e privilegiada da capital. A entrada no mirante é paga (R$ 4 inteira e R$ 2 meia).
4. Museu do Piauí
Esse museu abriga uma coleção de artefatos e exposições que contam a história do estado do Piauí e de seu povo. São mais de 7 mil peças em exposição distribuídas em 12 salas.
Alguns exemplos de raridades que você pode encontrar lá são: porcelanas chinesas e inglesas, louças da Companhia das Índias e muito mais.
Inclusive, o prédio do Museu do Piauí foi uma das primeiras residências de Teresina e já abrigou a sede do governo da província. Então, ao caminhar por seus corredores, você poderá sentir a energia do passado e admirar a beleza da arquitetura neoclássica.
5. Parque Lagoas do Norte
O Parque Lagoas do Norte é outro ponto turístico que deve estar no seu roteiro! Por lá, os turistas podem caminhar, andar de bicicleta, de skate, correr e muito mais. Depois da prática esportiva, você ainda pode sentar em um dos bancos (na beira do rio) e observar a natureza.
Olha só o que os visitantes falam sobre o Parque Lagoas do Norte, conforme um comentário no TripAdvisor: ‘’Várias Lagoas revitalizadas,com praças ao redor, bem estruturadas, com barracas de lanches e bebidas. Ideal para ir com a família, estacionamento. Ideal para fazer caminhada, corrida e tirar belíssimas fotos. […]’’.
6. Jardim Botânico de Teresina
Essa é mais uma dica para quem prefere estar ao ar livre: O Jardim Botânico de Teresina é um belo local para relaxar ou passear. Ele te dá a oportunidade de conhecer parte da floresta típica do nordeste. Afinal, são 36 hectares repletos de árvores, trilhas e animais.
Ah, também aproveite para conhecer o Museu de História Natural, que fica dentro do Jardim Botânico! Lá você encontra diversos itens históricos e exemplos da fauna brasileira empalhados. E aí, sentiu interesse?
7. Igreja São Benedito
Um ponto histórico de Teresina, assim podemos definir a Igreja São Benedito. Foi no entorno dela que a cidade começou a se desenvolver e tomar forma — isso por volta de 1875.
Já o estilo dessa construção é toscano, assim como muitas igrejas da Itália. Só de falar assim, já dá vontade de conhecê-la, né?
Se você gosta de conhecer igrejas, aproveite para visitar também a Igreja Nossa Senhora do Amparo, no Centro de Teresina. Ela corresponde ao marco zero da capital do Piauí.
8. Mercado Central de Teresina
Mercado Central é um clássico para se visitar em cidades grandes. E é claro que Teresina também tem seu próprio mercado público (conhecido como Mercado Velho, também). Esse é o mais antigo da cidade e tem quase 170 anos de existência.
É o destino certo para você tomar água de coco, experimentar outras frutas típicas da região, comprar acessórios feitos de couro, além de temperos, artesanatos etc.
9. Theatro 4 de Setembro
Inaugurado em 1874 e com capacidade para acomodar 560 pessoas, o Theatro 4 de Setembro é belíssimo. Quer dizer, a estrutura dele é toda portuguesa, bem estilo construções da época do Brasil colônia, sabe?
E, claro, é o espaço que serve de palco para peças, musicais, shows e outras apresentações culturais.
Olha o que o secretário de Estado da Cultura, Carlos Anchieta, falou sobre o Theatro 4 de Setembro: “O Theatro é um símbolo da cultura e da resistência artística do nosso estado. Comemorar seus 130 anos é celebrar a história, a arte e as vozes que ecoam por suas paredes”
10. Parque Potycabana
Com 43 m² de extensão, o Parque Potycabana é mais uma dica sobre o que fazer em Teresina. Você pode, nesse ponto turístico, tomar água de coco, comer abacaxi (uma prática bem tradicional na cidade), caminhar, curtir o clima agradável e admirar a natureza.
Outro destaque é para o letreiro “The Amo” gigante do parque que homenageia Teresina. “The Amo” significa “Teresina, Eu Amo” e representa o amor dos moradores pela cidade, onde muitos costumam ir para tirar fotos.
O que fazer em Teresina à noite?
Teresina tem uma noite agitada. Veja só o que você pode fazer por lá no período noturno:
- caminhar pela Avenida Frei Serafim;
- conhecer o Urbano Bar (que possui mesas e cadeiras, algo mais tranquilo para curtir a noite);
- visitar o 309 Bar (que já tem um estilo diferente, com pista ampla onde os visitantes se reúnem para conversar, dançar);
- conhecer o Theatro 4 de Setembro.
O que fazer próximo à Teresina?
Teresina não tem praia. Mas, a cerca de 350 km, é possível conhecer parte do litoral nordestino. Veja mais algumas outras dicas de locais para você conhecer, partindo de Teresina:
- Delta do Parnaíba;
- Lençóis Maranhenses;
- Serra da Capivara;
- Sete Cidades.
Confira os melhores passeios de viagem para Teresina e locais próximos!
As rotas são repletas de natureza e paisagens inesquecíveis. Aproveite!
Viaje para Teresina com a Eco Adventure
E então, gostou de saber o que fazer em Teresina? Muito além dos pontos turísticos da cidade, vale a pena conhecer destinos próximos à capital do Piauí. Portanto, não perca a chance de conhecer um dos estados mais bonitos do Brasil!Com a Eco Adventure, você pode fazer passeios incríveis, todos ligados à natureza. Conheça, por exemplo, a Rota das Águas (Teresina, Pedro II, Delta do Parnaíba e Sete Cidades), a Rota Pré-Histórica (Serra da Capivara, Sete Cidades, Delta do Parnaíba) e muito mais. Acesse o nosso site e confira os pacotes de viagem!
Continue sua leitura: