Pacote Lençóis Maranhenses: 6 passeios que você precisa fazer

Pacote Lençóis Maranhenses: 6 passeios que você precisa fazer
12 minutos para ler

Os Lençóis Maranhenses, apesar de ser considerado o deserto brasileiro, oferece várias opções de passeios e lazer pelas suas inúmeras lagoas. É um deserto de areias brancas e lagoas de águas cristalinas, onde a natureza brinca com esses extremos e protagoniza um verdadeiro espetáculo. O Pacote Lençóis Maranhenses proporciona conhecer esse paraíso.

Esse destino está localizado no Maranhão e conta com excelente estrutura de hospedagem e gastronomia, assim, nenhum visitante ficará desapontado. O Pacote Lençóis Maranhenses permite conhecer essa região que seduz todos que querem sair da rotina das grandes cidades e contemplar o que há de melhor em uma viagem de ecoturismo.

Conheça agora 5 passeios que você precisa fazer ao pegar o Pacote Lençóis Maranhenses.

As belezas dos Lençóis Maranhenses

Os Lençóis Maranhenses são uma unidade de conservação ambiental que guarda riquezas fantásticas em mais de 150 hectares. Esse destino é a escolha certa para o visitante que aprecia uma viagem cheia de experiências únicas, em meio a uma paisagem paradisíaca. Sendo assim, o Pacote Lençóis Maranhenses é a escolha ideal para a sua próxima viagem.

Além dos atrativos mais conhecidos como suas famosas lagoas, e suas dunas brancas, esse local também abriga nascentes de rios e diversas espécies ligadas aos ecossistemas de mangues, restingas e dunas. Esse destino é a casa de pequenos animais como macacos, patos, pássaros exuberantes e vários tipos aquáticos.

A variedade ambiental dos Lençóis Maranhenses atrai os amantes e estudiosos da natureza. E as suas imagens encantadoras com dunas de areias brancas e lagoas doces de águas azuis e cristalinas já fazem parte do imaginário até de quem não conhece o local. Afinal, várias produções audiovisuais já utilizaram as suas belezas como palco.

Planejando a viagem com um pacote Lençóis Maranhenses

Planejando a viagem com um pacote Lençóis Maranhenses

Agora que você já decidiu pegar o Pacote Lençóis Maranhenses e conhecer esse lugar incrível, está na hora de planejar a sua viagem. Afinal, essa preparação faz toda a diferença no aproveitamento da experiência, principalmente para aqueles visitantes que estão indo pela primeira vez.

Se você não se planejar, pode acabar deixando de aproveitar algumas atrações. Isso acontece porque esse destino recebe milhares de turistas que buscam aventura e admiram as belezas naturais do local. Sendo assim, conheça alguns pontos que precisam fazer parte do seu planejamento antes de adquirir o Pacote Lençóis Maranhenses.

Escolha a melhor época do ano

É importante conhecer as características existentes no local, de acordo com a época do ano. Com base nesse fator, você pode escolher as atividades que deseja praticar, e definir o melhor período para fazer a sua viagem. Ficar atento a essa questão vai evitar frustrações em relação a expectativas de encontrar algo que em determinado momento não é possível.

Defina a data da viagem

Com o período definido, é o momento de definir a data em que a viagem vai acontecer. Tudo deverá ser feito com base na data planejada. Com isso, o Pacote Lençóis Maranhenses poderá ser reservado.

Faça o orçamento

Com a data escolhida, o próximo passo é definir o orçamento que será investido nessa experiência. Com base nesse dado, é possível estabelecer o que será possível fazer durante a viagem, e quais as opções podem ser consideradas.

Esolha o meio de transporte

Com o orçamento definido, já é possível pensar no transporte que será escolhido para chegar no destino. É fundamental também planejar os transportes que serão necessários para se locomover pela região.

Pesquise a hospedagem

Faça uma pesquisa sobre as pousadas e hotéis disponíveis na região. Considere a distância entre ela e todas as atividades que você deseja realizar. Pense também a respeito do orçamento definido, afinal, é preciso optar por uma hospedagem que se enquadre no valor estipulado.

Pense nos passeios para aproveitar o pacote Lençóis Maranhenses

De acordo com o estilo de passeio desejado, pesquise as opções e toda a logística do que será feito em cada dia. Vá encaixando o que for possível, dentro do orçamento estipulado, e sempre considerando o tempo de locomoção para cada atividade e os transportes que serão utilizados para tudo isso.

Garanta a segurança

Pesquise todas as regras e cuidados que serão necessários ter em cada local que você planeja visitar. Esteja informado sobre as medidas de saúde e segurança e respeite o lugar visitado, para que o seu passeio seja o mais agradável e seguro possível.

Defina a época certa

Escolher a época certa para comprar o Pacote Lençóis Maranhenses e curtir esse paraíso é uma das dúvidas mais comuns dos visitantes. O fato é que é possível aproveitar essa região durante todo o ano, porque independente do clima encontrado, não falta beleza e atividades para curtir na região. Contudo, dependendo da época, o cenário e as atividades disponíveis podem ser diferentes.

Entre os meses de Junho a Outubro, você vai encontrar as famosas lagoas, cristalinas e cheias de água, no auge da sua beleza. De Janeiro a Maio, é a temporada de chuvas na região. Já entre Outubro e Fevereiro, é a época das lagoas “secas”, ou seja, a maioria delas está com pouca água.

No período de chuvas os dias costumam ser nublados e cinzentos, com poucos momentos de sol, e isso influencia diretamente na cor da água das lagoas. Outro fator importante é que as dunas ficam molhadas e tudo isso modifica o cenário em relação ao período de sol.

Para quem curte esportes de aventura, o segundo semestre do ano é marcado pela temporada de kitesurf. Nesse período, os ventos e a condição de mar ficam perfeitos para a prática dessa modalidade.

Na hora de comprar o seu Pacote Lençóis Maranhenses é preciso saber que a alta temporada acontece principalmente entre os meses de Junho e Agosto. Nesse período é o momento onde há mais sol e a paisagem se encontra na sua maior beleza. Mas a baixa temporada também tem as suas vantagens. Nessa fase, as tarifas são bem menores e o movimento também é bem abaixo do encontrado no período de alta estação.

Monte o seu roteiro

Ao pegar o Pacote Lençóis Maranhenses, você precisa escolher onde vai montar a sua base, ou seja, qual vai ser o ponto principal onde vai ficar a maior parte do tempo, e vai reservar a hospedagem principal da sua viagem. Existe uma grande opção de hospedagens e restaurantes em Barreirinhas, Atins e Santo Amaro.

O indicado é ficar pelo menos 2 dias em Atins, mais uns 2 ou 3 dias em Barreirinhas e finalizar com uns 2 ou 3 dias em Santo Amaro. Essa é uma indicação, mas você pode fazer pesquisas na internet ou buscar uma agência para te orientar a respeito do seu roteiro. Mas é bem importante que ele seja definido antes da sua viagem começar, isso evita possíveis problemas.

Compre as passagens

Agora que tudo já está definido, chegou a hora de comprar a sua passagem para colocar os seus planos em prática e curtir o Pacote Lençóis Maranhenses. O ideal é comprar as passagens aéreas com pelo menos 3 meses de antecedência para poder aproveitar as promoções.

Só compre as suas passagens quando todo o resto já estiver programado, assim, você evita problemas como ter que pedir cancelamento ou adiamento. Quando tudo já está resolvido e o seu Pacote Lençóis Maranhenses já está garantido, as chances de ter que cancelar as passagens são reduzidas, mas quando não está, você corre o risco de não encontrar hospedagem, transfers ou vagas disponíveis em passeios, tendo que escolher uma nova data.

Economize através da compra de um pacote

Quando decidir visitar os Lençóis Maranhenses, considere sempre ir em grupo, assim, a sua viagem sai muito mais barata, e acaba sendo muito mais legal também. Para isso, compre o Pacote Lençóis Maranhenses e aproveite tudo o que essa viagem tem a oferecer.

Você pode ir com um grupo formado, ou até, viajar sozinho e entrar em algum grupo já existente. Basta ficar ligado nos pacotes de viagens que as agências, como a EcoAdventure oferecem.

Reserve as pousadas

Se você escolheu passar por mais de um destino durante a sua viagem, é preciso planejar hospedagem em cada um deles, antes do passeio ser iniciado. Assim como é feito com o transporte, quando você compra o seu Pacote Lençóis Maranhenses, já é preciso levar em consideração todos os itens falados antes, e começar a reservar as hospedagens necessárias.

Algumas pousadas da região não aceitam reservas de uma única diária, por isso, se possível, fique pelo menos 2 dias em cada lugar. É até melhor, para você poder conhecer todas as principais atrações de cada lugar. No caso de não haver tempo suficiente para isso, opte por escolher uma pousada em Barreirinhas, que funciona como uma boa porta de entrada para os Lençóis.

Reserve os transfers

Para ir de São Luís a Barreirinhas, a forma de transporte mais prático é contratar um transfer compartilhado, seja em van ou micro-ônibus. Na madrugada, é possível pegar esse transfer até do aeroporto. Algumas pousadas indicam um motorista de confiança. Para não correr o risco de ficar sem transfer quando chegar lá, faça uma reserva antecipada e aproveite o seu Pacote Lençóis Maranhenses.

Agende os passeios

Durante a baixa temporada, não é necessário fazer as reservas dos passeios, devido a quantidade menor de visitantes no local. Já na alta temporada, é fundamental que tudo esteja reservado com uma boa antecedência, caso contrário, há um grande risco de não conseguir realizar as atividades que o lugar oferece.

Existem passeios variados na região, para diferentes perfis de visitantes. Quando comprar o seu Pacote Lençóis Maranhenses e for reservar os passeios que serão feitos, escolha aqueles que tenham mais a ver com o seu perfil. Afinal, a região oferece opções variadas, desde as mais tranquilas para fazer em família, com crianças, até as mais agitadas, escolhidas por esportistas.

Conheça 5 opções de passeios que você não pode perder para incluir no pacote Lençóis Maranhenses

Conheça 5 opções de passeios que você não pode perder para incluir no pacote Lençóis Maranhenses

Ao comprar o Pacote Lençóis Maranhenses, independente do seu perfil, existem alguns passeios que não podem ficar fora da sua lista. Separamos 5 para você já ir reservando na sua próxima viagem.

1. Circuito Lagoa Azul e Circuito Lagoa Bonita

Esses circuitos partem da cidade de Barreirinhas. Eles levam os nomes das principais lagoas visitadas, mas também passarão por outras. De acordo com a qualidade e quantidade de água das lagoas ao redor, o roteiro desses circuitos podem ser alterados pelos guias. Esses passeios podem ser feitos à tarde para aproveitar o pôr-do-sol no final do dia.

2. Circuito Vassouras, Mandacaru e Caburé

Esse circuito também parte da cidade de Barreirinhas e é feito todo de lancha pelo Rio Preguiças. A primeira parada é um banho na lagoa dos Pequenos Lençóis, no povoado de Vassouras. A segunda é uma visita ao Mirante Preguiças, no povoado de Mandacaru. A terceira é um belo almoço em frente ao mar, na Praia do Caburé.

3. Circuito Lagoa da Gaivota e Lagoa da Andorinha

Esses circuitos podem ser feitos separadamente ou juntos, e é recomendado que o passeio seja feito à tarde para aproveitar o pôr-do-sol. Eles partem de Santo Amaro e são muito solicitados por estarem próximos à cidade e porque os carros 4×4 praticamente chegam à beira das lagoas. Mas esse trajeto é curto e também pode ser feito à pé.

4. Circuito da Lagoa das Sete Mulheres com a Lagoa da Capivara

Esse passeio sai do povoado de Atins, que é considerado um dos “picos” do kitesurf no Nordeste. Se ele for feito à pé, sua duração é de aproximadamente 1 ano. De 4×4, o passeio dura cerca de 20 minutos. Você ainda vai poder aproveitar uma deliciosa refeição nos restaurantes do Seu Antônio e da Dona Luiza, que estão localizados entre as dunas de areias brancas e o mar.

5. Travessia dos Lençóis Maranhenses

Com o Pacote Lençóis Maranhenses você ainda poderá fazer a Travessia dos Lençóis Maranhenses. Nela estão as lagoas mais belas do parque, e é recomendado que seja feita de Atins para Santo Amaro. Ela leva de 3 à 5 dias e o trajeto é iniciado na madrugada e finaliza no meio da manhã, quando os visitantes aproveitam as lagoas, e continuam a travessia no dia seguinte.

Conte com o apoio de uma empresa especializada como a EcoAdventure

A EcoAdventure atua no mercado há anos, levando seus clientes a passeios incríveis através do Pacote Lençóis Maranhenses. Ela é uma agência de turismo especializada nesse roteiro e te ajuda a escolher a melhor hospedagem, o meio de transporte ideal e os passeios perfeitos para o seu estilo de viagem.

Compartilhe as melhores sensações com as pessoas que você ama e permita que a EcoAdventure te ajude nessa jornada. O nosso objetivo é fazer com que o seu Pacote Lençóis Maranhenses se torne uma experiência inesquecível, repleta de segurança, tranquilidade e muita alegria.

Gostou das dicas? Descubra mais sobre o assunto lendo o artigo Lençóis Maranhenses: Desvende o “deserto” da Rota das Emoções.

Você também pode gostar

Deixe um comentário