Lençóis piauienses: conheça os encantos desse paraíso!
Um conjunto de dunas brancas, chamadas Morro Branco, algumas com 70 m de altura — de onde se avista carnaubeiras que se perdem de vista, a depender do ponto no qual nos encontramos. Lagoas azuis e verdes, piscinas naturais formadas pela chuva. Esse cenário paradisíaco é o retrato dos lençóis piauienses.
Localizados pertinho do centro da cidade, os lençóis são uma região de preservação ambiental que abriga espécies da fauna (garças, coruja etc.) e flora (área de restinga e palmeiras, entre outras). A bela paisagem expande-se até Luís Correia, de onde é possível partir de jardineira para chegar à Lagoa do Tibas.
Neste post, vamos contar detalhes sobre os lençóis piauienses — como chegar lá, quais são os principais atrativos e onde se hospedar. Veja!
Como chegar aos lençóis piauienses?
Quem está em Parnaíba pode pegar um ônibus até Ilha Grande ou alugar um carro para chegar até o local. O trajeto dura, em média, 20 minutos. Do centro da cidade, é fácil se dirigir aos lençóis piauienses.
Você pode recorrer ao GPS ou pedir ajuda aos moradores. Contudo, quando estiver lá, siga a pé para aproveitar ao máximo as suas belezas naturais.
Quais são os atrativos da região?
Os passeios de bugue e quadriciclo, alguns com duração de três horas, estão entre os atrativos dos lençóis piauienses. As dunas possibilitam também a prática de sandboard (descida sobre a prancha) e “skibunda” (deslize sentado pela areia até a caída na lagoa). Vale experimentar essa emoção.
Para entrar ainda mais em contato com a natureza local, outra opção são as trilhas. Entretanto, quem prefere relaxar pode ir à Lagoa do Amor ou banhar-se nas belas piscinas naturais que compõem os lençóis.
Já em Ilha Grande, a dica é visitar a Casa das Rendeiras do Morro da Mariana e, quem sabe, adquirir peças únicas e benfeitas. Por sua vez, à noite os turistas mais românticos têm a oportunidade de contemplar a lua, que ilumina as lagoas da região.
Quando ela não aparece, a alternativa é fazer o safári noturno, um passeio pelas dunas e pela mata, o qual possibilita observar a fauna local — garças, corujas e raposas de pequeno porte, por exemplo.
Onde se hospedar?
A dica para quem visita os lençóis piauienses é se hospedar em Ilha Grande. Outra alternativa é se instalar em hotéis ou pousadas de Parnaíba, onde também há boas ofertas de restaurantes. Listamos algumas opções de hospedagens nessa cidade para você decidir — todas oferecem café da manhã:
- Vila Parnaíba;
- Casa de St. Antônio Hotel Boutique;
- Citi Executivo Hotel;
- Pousada Rio Mar.
Onde ficam os Lençóis Piauienses?
Os Lençóis Piauienses ficam no estado do Piauí, mais precisamente no município de Luís Correia e pertinho de Ilha Grande. Qualquer semelhança entre eles e os Lençóis Maranhenses não é coincidência, já que a vista e a experiência vivida podem ser tão encantadoras quanto.
Qual é a melhor época do ano para visitar os Lençóis Piauienses?
A melhor época do ano para visitar os Lençóis Piauienses pode ser de maio a setembro. Nesse período, há menos probabilidade de chuvas, facilitando a exploração das belezas naturais do lugar. Além disso, o período chuvoso passou e encheu as piscinas naturais.
De maio a setembro as temperaturas também costumam ser mais amenas. Assim, torna-se muito mais agradável fazer caminhadas e atividades ao ar livre. Porém, nesse período também pode ter muitos turistas circulando pela região.
Então, se preferir a baixa temporada, vá de dezembro a maio. No entanto, existe o risco dos seus passeios serem afetados pela chuva, em maior ou menor intensidade.
Quantos dias para conhecer os Lençóis Piauienses?
O tempo necessário para conhecer os Lençóis Piauienses, pode ser de 2 a 3 dias, considerando as principais atrações da região. Quer dizer, esse é o tempo de passear de bugue e quadriciclo, praticar sandboard, fazer trilhas, contemplar a lua etc.
Porém, se você gosta de explorar a fundo um lugar, talvez precise de mais tempo, caso tenha disponibilidade. Seja qual for a sua decisão, verifique as condições climáticas e as recomendações antes de planejar sua visita. Até porque, imagine reservar apenas 2 dias para conhecer os Lençóis Piauienses e chover o dia inteiro.
Quais são as atrações turísticas próximas aos Lençóis Piauienses?
Além dos Lençóis Piauienses, existem outras atrações turísticas nas proximidades que você pode aproveitar e se satisfazer duplamente. Confira algumas sugestões!
Parque Nacional Serra da Capivara
Localizado em torno de 800 km dos Lençóis, esse parque é famoso por suas pinturas rupestres antigas e paisagens espetaculares. Ou seja, visitá-lo é como viajar no tempo e explorar a história da humanidade nas paredes das cavernas.
Cânion do rio Poti
Um fenômeno da natureza esculpido pelo Rio Poti, localizado entre Buriti dos Montes, Castelo do Piauí e Juazeiro do Piauí. O lugar tem formações rochosas imponentes e a paisagem dramática são um convite para os amantes da natureza e da fotografia.
Quem gosta de esportes aquáticos também pode praticar canoagem pelo rio enquanto observa de perto as belezas naturais do lugar. O passeio também permite que você mergulhe pelas águas cristalinas.
Cidades Históricas
O Piauí tem cidades históricas como Parnaíba e Teresina, que também chamam atenção pela riqueza histórica, arquitetônica e cultural. Logo, visitá-las é uma chance de vivenciar a vida local e descobrir mais sobre a região.
Visite os Lençóis Piauienses com a Eco Adventure
Gostou de saber mais sobre os Lençóis Piauienses? O principal conselho para os turistas que desejam conhecer é se programar. Por isso, conte com a ajuda de uma agência especializada no turismo da região, que monta um roteiro perfeito para você, além de encontrar a hospedagem certa.
Quer conhecer os lençóis piauienses? Então, que tal começar a se organizar agora mesmo? Entre em contato com a gente que planejaremos toda a sua viagem!