Como realizar a Rota das Emoções gastando pouco? Confira!

12 minutos para ler

Quer visitar cenários paradisíacos, mas está com o orçamento apertado? Se esse é o seu caso, temos uma ótima notícia. Você já pode começar a planejar seu roteiro. Rota das Emoções é o destino ideal para quem deseja aproveitar praias que valem toda a viagem e, ainda, para os amantes do ecoturismo e esportistas de todas as idades, que buscam atividades ao ar livre, contato com a natureza e lindas paisagens.

Diante de tantos atrativos, muitas pessoas podem imaginar que a viagem tenha um valor elevado. Porém, os custos dependerão do perfil do viajante, das atividades realizadas, da modalidade de hospedagem, entre outros fatores.

Quer descobrir como se aventurar por esse caminho sem comprometer o seu orçamento? Então, continue a leitura e veja as nossas dicas para montar o seu roteiro para a Rota das Emoções!

O que é a Rota das Emoções?

A Rota das Emoções é um corredor turístico que envolve o Maranhão, o Piauí e o Ceará, abrangendo Jericoacoara, o Delta do Parnaíba e os famosos Lençóis Maranhenses. As paisagens de lá são marcadas por altos e baixos de dunas, exigindo um pouco de resistência de quem opta pelo trekking.

A recompensa não poderia ser mais tentadora: um mergulho inesquecível em águas doces e cristalinas na temperatura ideal, as quais fazem parte de um belo conjunto que forma o chamado “deserto” brasileiro.

Os destinos estão em um ecossistema extenso e variado, com rica flora e fauna. Ao longo da Rota, é possível fazer trilhas em áreas verdes, aproveitar ondas e condições climáticas perfeitas para a prática de esportes náuticos, principalmente em Jericoacoara, no Ceará, e em Barra Grande, no Piauí.

Além disso, a Rota também surpreende pela quantidade de lagoas, paisagens de tirar o fôlego, opções de passeios e manifestações culturais únicas. Inclusive, quem viaja em junho ou julho pode desfrutar das festas de São João mais famosas do Brasil, especialmente no Maranhão (onde os arraiás se transformam em experiências fantásticas).

Quem consegue investir um pouco mais pode realizar o roteiro completo, que percorre 14 municípios em três estados. Já quem pretende fazer uma viagem econômica pode optar por um roteiro reduzido e conhecer somente os pontos principais, ou personalizar o itinerário de acordo com as suas preferências.

Existem mais de 20 opções de roteiros, que podem começar por São Luís do Maranhão ou por Fortaleza, no Ceará (rota invertida). Sem dúvida, pelo menos uma delas será uma ótima saída para a Rota das Emoções.

Como montar seu roteiro para a Rota das Emoções com uma empresa de turismo?

Para percorrer a Rota das Emoções, o ideal é contar com a ajuda de uma boa operadora de turismo para providenciar passeios e, principalmente, reservar o serviço de transfer. Afinal, a estrada — de areia ou de asfalto — nem sempre é acessível por carros convencionais.

Quem quiser se aventurar pelas dunas, por exemplo, só terá acesso ao local com o auxílio de veículos 4×4 ou bugues. Sendo assim, será necessário contar com uma empresa especializada para isso. Contudo, não há motivo para desânimo. A dica para não comprometer o seu orçamento é buscar empresas que organizam passeios compartilhados.

Com o objetivo de proporcionar essa experiência a todos os turistas, a Eco Adventure é a primeira e, até o momento, a única empresa low cost da Rota das Emoções. Ela apresenta passeios e serviços de transfer com saídas regulares que podem ser compartilhados. Essa é uma forma prática dos viajantes montarem roteiros que permitam contemplar as belezas naturais desses estados sem gastar muito.

Atualmente, a Eco Adventure é uma empresa que se destaca na Rota das Emoções pela expertise de seu time, pelos serviços pautados pela qualidade da experiência do viajante e pela tecnologia empregada nos processos. Porém, jamais abra mão do atendimento e acompanhamento humanizados antes, durante e após a viagem.

Sendo assim, se você quer gastar pouco, os roteiros e serviços de empresas de baixo custo, que se espalham mundo afora e agora são uma realidade na Rota das Emoções, são um excelente ponto de partida.

Em quantos dias fazer a Rota das Emoções?

O roteiro pela Rota das Emoções pode ser feito em uma semana. Porém, se você tiver mais tempo e deseja curtir mais intensamente os cenários que só essa região proporciona, vale esticar por dez dias.

Ao começar pelo Ceará, você desembarcará na capital Fortaleza. De lá, partirá para Jericoacoara, onde poderá aproveitar suas belas praias e o incrível pôr do sol, além de conhecer o Parque Nacional.

Depois, o destino é o Piauí. Você pode começar por Barra Grande, a 179 quilômetros de Jeri, e visitar o incrível Delta do Parnaíba. Por último, chegará ao Maranhão, onde poderá conhecer cidadezinhas e vilarejos rústicos e apreciar o surpreendente Lençóis Maranhenses.

O trajeto de um local a outro pode ser feito de carro, mas se você está em busca de praticidade e pretende economizar, recomendados que o faça contratando os serviços de transfer compartilhados. Além de sair mais barato, é uma oportunidade de interagir com outras pessoas e tornar a viagem ainda mais rica e divertida.

O que fazer na Rota das Emoções?

A seguir, apresentamos uma sugestão de roteiro pela Rota das Emoções para você aproveitar ao máximo — e do jeito que merece — o que cada lugar tem a oferecer. Confira!

Ceará

Ao desembarcar em Fortaleza, dê uma passada na Feira da Beira Mar, que oferece artesanato e pratos da deliciosa culinária local. Depois, quem deseja uma viagem mais aventureira pode se deslocar até Jericoacoara em uma jardineira 4×4 e apreciar um cenário belíssimo até chegar ao Parque Nacional.

Em Jeri, você terá a oportunidade de fazer um passeio por sua vila extremamente charmosa e experimentar os deliciosos menus locais em seus restaurantes. Outra dica é fazer o passeio de bugue e conhecer a magnífica Pedra Furada. Aliás, as praias de Jericoacora estão entre as mais lindas do mundo, e o pôr do sol no fim da tarde é imperdível.

Piauí

Quando chegar ao Piauí, vá até a Praia de Barra Grande, um paraíso dos praticantes de kite surf, e aproveite também para visitar o Cajueiro da Praia. Faça, ainda, o passeio do cavalo-marinho, uma oportunidade para conhecer o vilarejo de pescadores, observar os mangues e os igarapés, assim como a fauna da região (a garça azul e o caranguejo uçá, por exemplo).

Na parada para um banho em águas claras, você poderá assistir à cata do caranguejo. Depois, é a hora de se dirigir até o ponto de observação do cavalo-marinho, em seu habitat natural, quando a maré está cheia.

O passeio de barco ao Delta do Parnaíba é indispensável a quem vai ao Piauí. Trata-se de um arquipélago formado por mais de 70 ilhas, dunas e mangues — um cenário inigualável, que garante bons banhos. Ao entardecer, aprecie a Revoada dos Guarás, que pintam o céu azul de vermelho.

Maranhão

Por fim, o Maranhão. Aliás, também é possível montar o seu roteiro pela Rota das Emoções por esse estado, se você desejar. Aproveite as cidadezinhas rústicas e calmas — Tutoia e Atins, por exemplo — para descansar, curtir a paisagem e entrar em contato com a comunidade local.

Os passeios que não podem ficar de fora são o tour de barco pelo Rio Preguiça — você passará pelo Farol de Mandacarú e pela Praia Caburé. Vá também ao Porto dos Macacos e tome um refrescante banho de rio. Já o esplendoroso Lençóis Maranhenses pode ser conhecido por meio do circuito da Lagoa Azul. Se puder, separe o dia inteiro para apreciá-lo.

Como é possível cortar mais ainda custos ao viajar para a Rota das Emoções?

Os custos para viajar pelo Brasil nem sempre são um atrativo para quem deseja planejar as próximas férias. Muitos destinos contam com um orçamento elevado, o que, à primeira vista, inviabiliza o passeio. Porém, ao adotar algumas estratégias, é viável viajar com pouco dinheiro.

Uma das dicas para gastar menos é contar com a ajuda de uma agência low cost especializada, antes de se aventurar pela Rota das Emoções. Mas há ainda outras estratégias que podem ajudar nessa missão. Veja, a seguir, quais são elas!

Viaje na baixa temporada

Um ponto relevante é a escolha do período da viagem. Se você tem datas flexíveis, procure elaborar seu roteiro para a Rota das Emoções entre os meses de fevereiro e abril (em datas que não englobem carnaval ou Páscoa).

Outra opção é viajar de outubro a dezembro (com exceção do período de férias e feriados). Nessa época, as tarifas costumam ser bem menores, assim como o fluxo de turistas — ou seja, a oportunidade perfeita para desfrutar dos atrativos naturais de forma mais exclusiva e ainda gastando pouco.

Programe a sua viagem com antecedência

Ao programar a viagem com antecedência, você poderá pesquisar passagens aéreas e hospedagens com uma certa tranquilidade e, assim, encontrar valores mais econômicos. Quem sabe não tem a sorte de pegar uma promoção das companhias aéreas na data da sua viagem?

Outra vantagem é a possibilidade de optar por um parcelamento maior para que os custos da viagem não interfiram no seu orçamento mensal. Além disso, é possível negociar descontos na compra de pacotes e serviços adquiridos com antecedência.

Sendo assim, quanto antes você começar a pesquisar as opções e os preços disponíveis, maior será a chance de ter a viagem dos seus sonhos sem precisar desembolsar uma fortuna com imprevistos.

Reduza a bagagem

Além de economizar no aeroporto com a ausência do excesso de bagagem, você poderá facilitar a sua mobilidade usando os serviços de transfer compartilhados em vez de pagar caro em veículos privativos.

Lembre-se de que o roteiro pela Rota das Emoções inclui trechos de travessia de rios, além do deslocamento em veículos off road. Portanto, faça um esforço para reduzir o tamanho das suas malas e tente maneirar na quantidade de pertences.

Compartilhe as suas experiências

A Eco Adventure acredita que é possível fazer a sua viagem mais sustentável e divertida sem que seja necessário pagar mais por isso. A empresa compartilha seus serviços de transfer com o objetivo de promover integração, redução de custos e de impactos ambientais, oferecendo qualidade com preços acessíveis.

Essa inovação é uma excelente alternativa para mochileiros, casais ou pessoas com poucos acompanhantes, pois podem economizar bastante ao realizar passeios com a modalidade do segmento “low cost” e escapar dos altos preços do aluguel de veículos privados. Além do mais, conhecer pessoas e fazer novas amizades faz parte da experiência de viajar, não é mesmo?

Pesquise bastante sobre os destinos da viagem

A Rota das Emoções passa por diversos destinos e há inúmeras atividades para fazer por lá. É possível praticar kitesurf, andar de quadriciclo, fazer passeios de barco, entre outros atrativos. Contudo, se você deseja realizar uma viagem econômica precisará priorizar alguns deles.

A dica é pesquisar bem sobre os atrativos para investir naqueles que sejam mais alinhados com os seus gostos e interesses. E não pense que isso vai prejudicar a sua experiência com a viagem, afinal, você ainda poderá curtir praias, passear pela cidade, apreciar o pôr do sol sem precisar pagar nada a mais por isso.

Na fase de elaboração do roteiro para a Rota das Emoções, a etapa de pesquisa também é positiva para descobrir hospedagens e restaurantes com o melhor custo-benefício e reduzir os custos da viagem. Assim, você garante diversão e economia de uma só vez.

Economize nas refeições

Outra estratégia para viajar com pouco dinheiro é buscar formas de economizar nas refeições. Uma das dicas para fazer isso é escolher estabelecimentos fora da rota dos turistas, pois eles costumam ter cardápios mais acessíveis.

A outra opção é ir ao mercado e preparar as refeições na hospedagem — isso se você decidir se hospedar em locais que oferecem cozinha compartilhada para os hóspedes. Se deseja gastar pouco, vale a pena considerar essa alternativa.

Utilize transporte público

Como dito anteriormente, o ideal é utilizar um serviço de transfer para se locomover entre os destinos da Rota das Emoções e para realizar alguns passeios. No entanto, para conhecer outras áreas de determinadas cidades, a dica é usar o transporte público. Dessa forma, você poderá visitar praias e regiões afastadas de maneira econômica.

E então, ficou com vontade de montar seu roteiro? Rota das Emoções também é para quem quer gastar pouco. Ao adotar as nossas estratégias, você conseguirá economizar bastante sem comprometer em nada a sua viagem. Sem dúvida, terá ótimas experiências e histórias para contar.

Se você pretende montar o seu pacote para a Rota das Emoções, confira agora mesmo as opções disponíveis em nosso site e desfrute das belezas dessa região incrível e única!

Você também pode gostar

2 thoughts on “Como realizar a Rota das Emoções gastando pouco? Confira!

  1. I am currently writing a paper that is very related to your content. I read your article and I have some questions. I would like to ask you. Can you answer me? I’ll keep an eye out for your reply. 20bet

Deixe um comentário