Como realizar a Rota das Emoções gastando pouco? Confira! - Blog Rota das Emoções: O melhor sobre a Rota das Emoções
Como realizar a Rota das Emoções gastando pouco? Confira!

Quer visitar cenários paradisíacos, mas está com o orçamento apertado? Conhecer a Rota das Emoções para mochileiros pode ajudar você a realizar esse sonho! Dentre tantas belezas naturais e praias que valem toda a viagem, esse destino já é uma opção quase obrigatória para os amantes do ecoturismo e esportistas de todas as idades, que buscam atividades ao ar livre, contato com a natureza e lindas paisagens.

Diante de tantos atrativos, muitas pessoas podem imaginar que a viagem tenha um custo elevado. Entretanto, os custos dependerão do perfil do viajante, das atividades realizadas, da modalidade de hospedagem, entre outros fatores.

Quer descobrir como se aventurar por esse caminho sem comprometer o seu orçamento? Então, continue a leitura e veja as nossas dicas para percorrer a Rota das Emoções no estilo mochileiro!

O que é a Rota das Emoções?

A Rota das Emoções é um corredor turístico que envolve o Maranhão, o Piauí e o Ceará, abrangendo Jericoacoara, o Delta do Parnaíba e os famosos Lençóis Maranhenses. As paisagens de lá são marcadas por altos e baixos de dunas, exigindo um pouco de resistência de quem opta pelo trekking.

A recompensa não poderia ser mais tentadora: um mergulho inesquecível em águas doces e cristalinas na temperatura ideal, que fazem parte de um belo conjunto que formam o chamado “deserto” brasileiro.

Os destinos estão em um ecossistema extenso e variado, com rica flora e fauna. Ao longo da Rota é possível fazer trilhas em áreas verdes, aproveitar ondas e condições climáticas perfeitas para a prática de esportes náuticos, principalmente em Jericoacoara, no Ceará, e em Barra Grande, no Piauí.

Além disso, a Rota também surpreende pela quantidade de lagoas, paisagens de tirar o fôlego, opções de passeios e manifestações culturais únicas. Inclusive, quem viaja em junho ou julho pode desfrutar das festas de São João mais famosas do Brasil, especialmente no Maranhão (onde os arraiás se transformam em experiências fantásticas).

Quem consegue investir um pouco mais pode realizar o roteiro completo, que percorre 14 municípios em 3 estados. Já quem pretende fazer uma viagem econômica pode optar por um roteiro reduzido e conhecer somente os pontos principais, ou personalizar o itinerário de acordo com as suas preferências.

Existem mais de 20 opções de roteiros, que podem começar por São Luís do Maranhão ou por Fortaleza, no Ceará, (rota invertida). Sem dúvida, pelo menos uma delas será uma ótima saída para a Rota das Emoções para mochileiros.

Como fazer a Rota das Emoções para mochileiros com uma empresa de turismo?

Mochileiros, geralmente, optam por realizar transfer e passeios de forma independente para economizar na viagem. Contudo, para percorrer a Rota das Emoções, o ideal é contar com a ajuda de uma boa operadora de turismo para providenciar passeios e, principalmente, reservar o transporte terrestre. Afinal, a estrada — de areia ou de asfalto — nem sempre é acessível por carros convencionais.

Quem quiser se aventurar pelas dunas, por exemplo, só terá acesso ao local com o auxílio de veículos 4×4 ou bugues. Sendo assim, será necessário contar com uma empresa especializada para isso. Contudo, não há motivo para desânimo! A dica para não comprometer o seu orçamento é buscar empresas que organizam passeios compartilhados.

Com o objetivo de proporcionar essa experiência a todos os turistas, a Rota Combo é a primeira e, até o momento, a única empresa low cost da Rota das Emoções. Ela apresenta passeios e traslados com saídas regulares que podem ser compartilhados, sendo uma forma prática dos viajantes montarem roteiros que permitam contemplar as belezas naturais desses estados, sem gastar muito.

Atualmente, a Rota Combo é uma empresa que se destaca na Rota das Emoções pela expertise de seu time, pelos serviços pautados na qualidade da experiência do viajante e na tecnologia empregada nos processos. Porém, jamais abra mão do atendimento e acompanhamento humanizados antes, durante e após a viagem.

Sendo assim, se você quer gastar pouco, os roteiros e serviços de empresas de baixo custo, que se espalham mundo afora, e agora são uma realidade na Rota das Emoções, são um excelente ponto de partida.

Por que viajar com a Rota Combo?

A Rota Combo prega a valorização humana em detrimento das questões materiais. Segundo a direção da empresa, “o turismo é feito por pessoas, por sorrisos, com cordialidade e com boa vontade. Os elementos materiais ficam em segundo plano”. Por isso, a cultura do “sharing”, que enfatiza mais o “ser” do que o “ter”, faz parte da filosofia da empresa.

Além de ser uma forma interessante de tornar as viagens independentes pela Rota das Emoções possível, a Rota Combo facilita a organização das férias, pois permite realizar a compra e a reserva de passeios e transfers de forma online, com o apoio de uma equipe de atendimento disponível por chat, e-mail e telefone.

Como é possível cortar mais ainda custos ao viajar para a Rota das Emoções?

Os custos para viajar pelo Brasil nem sempre são um atrativo para quem deseja planejar as próximas férias. Muitos destinos contam com um orçamento elevado, o que, a primeira vista, inviabiliza o passeio. Contudo, ao adotar algumas estratégias, que são bastante utilizadas por mochileiros, é viável viajar com pouco dinheiro.

Uma das dicas para gastar menos é contar com a ajuda de uma agência low cost especializada, antes de se aventurar pela Rota das Emoções. Mas há ainda outras estratégias que podem ajudar nessa missão. Veja, a seguir, quais são elas!

Viaje na baixa temporada

Um ponto relevante é a escolha do período da viagem. Se você tem datas flexíveis, procure viajar entre entre os meses de fevereiro e abril (em datas que não englobem carnaval ou Páscoa) no primeiro semestre; ou de outubro a dezembro no segundo semestre (com exceção do período de férias e feriados), pois nessa época as tarifas costumam ser bem menores, assim como o fluxo de turistas — ou seja, a oportunidade perfeita para desfrutar dos atrativos naturais de forma mais exclusiva e ainda gastando pouco.

Programe a sua viagem com antecedência

Ao programar a viagem com antecedência você poderá pesquisar passagens aéreas e hospedagens com uma certa tranquilidade e assim encontrar valores mais econômicos. Quem sabe não tem a sorte de pegar uma promoção das companhias aéreas na data da sua viagem?

Outra vantagem é a possibilidade de optar por um parcelamento maior para que os custos da viagem não interfiram no seu orçamento mensal. Além disso, é possível negociar descontos na compra de pacotes e serviços adquiridos com antecedência.

Sendo assim, quanto antes você começar a pesquisar as opções e os preços disponíveis, maior será a chance de ter a viagem dos seus sonhos sem precisar desembolsar uma fortuna com imprevistos.

Reduza a bagagem

Além de economizar no aeroporto com a ausência do excesso de bagagem, você poderá facilitar a sua mobilidade usando transportes compartilhados em vez de pagar caro em veículos privativos.

Lembre-se de que a viagem inclui trechos de travessia de rios, além do deslocamento em veículos off road. Portanto, faça um esforço para reduzir o tamanho das suas malas e tente maneirar na quantidade de pertences.

Compartilhe as suas experiências

A Rota Combo acredita que é possível fazer a sua viagem mais sustentável e divertida sem que seja necessário pagar mais por isso. A empresa compartilha os traslados com o objetivo de promover integração, redução de custos e de impactos ambientais, gerando serviços de qualidade com preços acessíveis.

Essa inovação é uma excelente alternativa para mochileiros, casais ou pessoas com poucos acompanhantes, pois podem economizar bastante ao realizar passeios com essa modalidade do segmento “low cost” e escapar dos altos preços do aluguel de veículos privados. Além do mais, conhecer pessoas e fazer novas amizades faz parte da experiência de viajar, não é mesmo?

Pesquise bastante sobre os destinos da viagem

A Rota das Emoções passa por diversos destinos e há inúmeras atividades para fazer por lá. É possível praticar kitesurf, andar de quadriciclo, fazer passeios de barco, entre outros atrativos. Contudo, se você deseja realizar uma viagem econômica precisará priorizar alguns deles.

A dica é pesquisar bem sobre os atrativos para investir naqueles que sejam mais alinhados com os seus gostos e interesses. E não pense que isso vai prejudicar a sua experiência com a viagem, afinal, você ainda poderá curtir praias, passear pela cidade, apreciar o pôr do sol, etc, sem precisar pagar nada a mais por isso!

A etapa de pesquisa também é positiva para descobrir hospedagens e restaurantes com melhor custo-benefício e reduzir os custos da viagem. Assim, você garante diversão e economia de uma só vez.

Economize nas refeições

Outra estratégia para viajar com pouco dinheiro é buscar formas de economizar nas refeições. Uma das dicas para fazer isso é escolher estabelecimentos fora da rota dos turistas, pois eles costumam ter cardápios mais acessíveis.

A outra opção é ir ao mercado e preparar as refeições na hospedagem. Já que existem diversos locais que oferecem cozinha compartilhada para os hóspedes, vale muito a pena aproveitar.

Utilize transporte público

Como dito anteriormente, o ideal é utilizar um serviço de transfer para se locomover entre os destinos da Rota das Emoções e para realizar alguns passeios. No entanto, para conhecer outras áreas da cidade, a dica é usar o transporte público. Dessa forma, você poderá visitar praias e regiões afastadas de maneira econômica.

Essas são as nossas dicas para conhecer a Rota das Emoções para mochileiros, ou seja, gastando pouco! Ao adotar essas estratégias você conseguirá economizar em diversos elementos, mas sem comprometer a viagem. Sem dúvida, terá ótimas experiências e histórias para contar!

Gostou das dicas do texto? Então, siga os nossos parceiros no FacebookInstagram e Twitter para acompanhar outros conteúdos sobre a Rota das Emoções!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


Share This