Ecoturismo na rota das emoções: conheça as melhores opções
Que tal fazer ecoturismo na Rota das Emoções? Esse tipo de viagem une dois pontos essenciais para dias incríveis e inesquecíveis, que são: conhecer as maravilhas do Nordeste brasileiro — especificamente do Maranhão, Piauí e Ceará —, e ter contato direto com a natureza sem agredi-la.
Mas para que você entenda melhor, e já visualize tudo o que pode vivenciar ao criar uma viagem como essa, é interessante que conheça mais a fundo o que é a Rota das Emoções e o que é ecoturismo, concorda?
A Rota das Emoções é um consórcio de turismo interestadual (o primeiro do Brasil) que contempla visitações a Jericoacoara, no Ceará; aos Lençóis Maranhenses, no Maranhão; e ao Delta do Parnaíba, que fica entre o Maranhão e o Piauí.
Um roteiro completo pela Rota das Emoções permite que o turista visite 14 diferentes destinos e pratique atividades como passeios de buggy, kitesurf, trilhas e muito mais.
Já o ecoturismo pode ser definido como uma modalidade turística na qual o viajante tem contato direto com a natureza, dentro de um conceito de preservação e conscientização.
Unindo essas duas possibilidades, temos o roteiro perfeito para pessoas que gostam de fazer atividades não convencionais e cheias de adrenalina, ao mesmo tempo em que ajuda a manter a preservação do meio ambiente e a promover o desenvolvimento sustentável das regiões visitadas.
Achou interessante? Então continue a leitura deste artigo para conferir as melhores opções de ecoturismo na Rota das Emoções e viva dias extraordinários!
O que é ecoturismo?
Como dissemos, para começar a falar sobre ecoturismo na Rota das Emoções é importante explicar em detalhes o que contempla cada conceito. Para isso, vamos iniciar detalhando o que é ecoturismo.
O ecoturismo, que também costuma ser chamado de turismo ecológico ou turismo da natureza, é um tipo de viagem na qual o turista tem contato direto com a natureza, mas dentro de um propósito de conhecimento, conscientização e preservação do meio ambiente.
Segundo o documento “Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo”, trata-se de:
“um segmento da atividade turística que utiliza, de forma sustentável, o patrimônio natural e cultural, incentiva sua conservação e busca a formação de uma consciência ambientalista por meio da interpretação do ambiente, promovendo o bem-estar das populações”
Na prática, viagens desse tipo integram o turista ao meio ambiente com o menor impacto possível ao biossistema visitado.
Também por conta disso, algumas regras e normas ambientais precisam ser seguidas pelos viajantes. Por exemplo, pesca, desmatamento, caça e poluição são proibidos. Além disso, as áreas de Reservas Biológicas têm limite de visitantes, taxas de entrada e fiscalização mais rígida.
Como surgiu a ideia do ecoturismo e qual a sua importância?
No Brasil, a ideia de ecoturismo ganhou força e destaque após o Rio 92 (Conferência Eco-92, Conferência das Nações Unidas). No entanto, seus primeiros passos foram em 1985, promovidos pela Embratur, Instituto Brasileiro de Turismo, por meio do Projeto Turismo Ecológico.
Mas somente em 1994 houve a regulamentação e definição do conceito dessa modalidade turística, por meio da criação de da publicação das Diretrizes para uma Política Nacional de Ecoturismo.
Todo esse trabalho tem um importante propósito, que é a movimentação da economia das regiões que vivem do turismo e que podem oferecer esse tipo de viagem ao público.
Além de gerar importante fonte de renda para os moradores locais, com a oferta de diferentes postos de trabalho, o ecoturismo implica em um resultado maior, que é o aumento da conscientização sobre a importância de se preservar a natureza.
Por conta disso, os principais pilares de roteiros desse tipo são a sustentabilidade, a educação, a valorização, a harmonia, o respeito e a conservação do patrimônio cultural e natural das regiões visitadas.
O que é a Rota das Emoções?
E não tem como falar sobre ecoturismo na Rota das Emoções sem explicar mais a fundo tudo o que contempla esse turismo integrado, não é?
A Rota das Emoções é um roteiro de viagem que contempla a visitação a lugares de três estados brasileiros, que são o Ceará, o Piauí e o Maranhão. Os principais paraísos naturais dessa jornada são o Delta do Parnaíba, localizado entre o Maranhão e o Piauí; Jericoacoara, no Ceará; e os Lençóis Maranhenses, no Maranhão.
Essa rota tem origem na Rede de Cooperação Técnica para a Roteirização, que é fruto de uma parceria entre o Ministério do Turismo, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e empresários da região.
Os primeiros pacotes Rota das Emoções foram lançados em 1198, sob o nome de Delta-Jeri-Lençóis. Apenas em 2005 que esse roteiro recebeu o nome que utilizamos hoje.
Quais lugares podem ser visitados na Rota das Emoções?
Como dissemos, os três lugares de destaque da Rota das Emoções são o Delta do Parnaíba, Jericoacoara e os Lençóis Maranhenses.
Porém, em um roteiro completo, o turista pode conhecer 14 municípios, que são:
- no Maranhão:
- Araioses;
- Barreirinhas
- Paulino Neves;
- Santo Amaro;
- Tutóia.
- no Piauí;
- Cajueiro da Praia;
- Ilha Grande;
- Luís Correia;
- Parnaíba.
- No Ceará:
- Barroquinha;
- Camocim;
- Chaval;
- Cruz;
- Jericoacoara.
Em um primeiro momento, pode parecer uma viagem longa — afinal, são vários lugares para se conhecer. Mas, por exemplo, um roteiro para Jericoacoara de 3 a 5 dias é o suficiente para conhecer os principais destinos dessa região.
O que você vai encontrar na Rota das Emoções?
A Rota das Emoções é o destino que atende diferentes públicos e interesses. Por exemplo, esse roteiro é ideal tanto para quem está em lua de mel quanto para quem quer viver aventuras radicais.
O motivo é que há diversas atividades que podem ser feitas ao longo da estadia. Indo de visitas a praias paradisíacas, contemplação do pôr do sol, passando por passeios de buggy por dunas incríveis e trilhas, há muito que se fazer e conhecer nessa rota.
Quais são as alternativas de ecoturismo na Rota das Emoções?
Mas falando pontualmente sobre ecoturismo na Rota das Emoções, quais seriam as opções?
Ecoturismo na Rota das Emoções: Jericoacoara
Jericoacoara é uma vila do município de Jijoca de Jericoacoara, no Ceará, que fica a 300 km a oeste de Fortaleza, capital do estado.
Os lugares mais incríveis para você visitar em Jeri, como também costuma ser chamada a região são:
- Duna do Pôr do Sol;
- Farol de Jericoacoara;
- Morro do Serrote;
- Praia Malhada;
- Pedra Furada;
- Lagoa Azul;
- Lagoa do Paraíso.
No que se refere ao ecoturismo na Rota das Emoções, especificamente em Jericoacoara, o turista tem diversas opções de aventuras e passeios incríveis, tais como:
- trilhas, como o trajeto entre Pedra Furada e a Praia Malhada,ou no Morro do Serrote;
- passeios a cavalo, buggys, veículos 4×4 e quadriciclos;
- prática de kitesurf na Praia de Jeri;
- windsurf, surf, e kitesurf na Praia Malhada
Ecoturismo na Rota das Emoções: Delta do Parnaíba
O Delta do Parnaíba, também chamado de Delta das Américas, consiste em um arquipélago formado por mais de 70 ilhas, em uma extensão total de 2.700 km².
Tido como o terceiro maior delta do mundo, o Delta do Parnaíba fica 35% no estado do Piauí e o restante no Maranhão.
A região é conhecida por suas lagoas cristalinas e praias paradisíacas, dunas, mangues, fauna e flora magníficas.
E como estamos falando em ecoturismo na Rota das Emoções, os principais passeios que podem ser feitos no Delta do Parnaíba com esse foco são:
- voos panorâmicos sobre a região;
- prática de diferentes esportes aquáticos, como kitesurf, windsurf e standup paddle;
- cavalgadas;
- caminhadas;
- passeios pelas dunas em veículos 4×4;
- ecoturismo de vivência, com passeio de lancha rápida, canoa e/ou caiaque no Delta Canárias;
- passeio Delta Safári na Baía do Feijão Bravo.
Ecoturismo na Rota das Emoções: Lençóis Maranhenses
Lençóis Maranhense está localizado nas cidades de Santo Amaro do Maranhão, Primeira Cruz e Barreirinhas, sendo que essa última é vista como a capital dessa região, devido a sua infraestrutura ideal para receber os turistas.
As principais atrações dos Lençóis Maranhenses são as suas lagoas, distribuídas em um deserto de areia extremamente branca de mais de 150 mil hectares. Algumas delas são:
- Lagoa Bonita;
- Lagoa dos Peixes;
- Lagoa Verde;
- Lagoa da Esperança.
Com possibilidade de montar diferentes roteiros, no que diz respeito pontualmente ao ecoturismo na Rota das Emoções, nos Lençóis Maranhenses é possível:
- passear de quadriciclos ou veículos 4×4;
- fazer voos panorâmicos pelo Parque Nacional;
- praticar kitesurf, windsurf, stand-up paddle e caiaque na Praia de Atins;
- fazer boia-cross no Rio Formiga;
- caminhar por dunas que podem chegar a 40 metros de altura;
- passear de lancha;
- fazer trekking;
Por que fazer ecoturismo na Rota das Emoções? 5 motivos!
Viu quão rico é o ecoturismo na Rota das Emoções? Opções de passeios e de aventuras incríveis realmente não faltam.
Porém, se você precisa de mais alguns motivos para decidir que esse é o destino perfeito para a sua próxima viagem, vamos trazer mais cinco razões inquestionáveis para você, que são:
- visitar lugares incríveis sem precisar sair do país;
- chance de fazer esportes fora dos praticados habitualmente;
- possibilidade de viver experiências que vão muito além de apenas visitar lindas praias;
- contribuição para a preservação do meio ambiente;
- promoção do turismo e da movimentação econômica local.
Visitar lugares incríveis sem precisar sair do país
O Brasil é um país que concentra as maiores belezas naturais do mundo, isso não se pode negar.
No que se refere ao ecoturismo na Rota das Emoções, você poderá explorar as principais delas, de estar em contato direto com a natureza e conseguir viver emoções que não podem ser sentidas no dia a dia das grandes cidades, e isso tudo sem precisar sair do país.
Chance de fazer esportes fora dos praticados habitualmente
Praticar esporte pode até fazer parte da sua rotina, mas tem alguns que você só conseguirá fazer ao montar um roteiro de ecoturismo na Rota das Emoções, tais como kitesurf e windsurf em praias paradisíacas, e o regional boia-cross.
Possibilidade de viver experiências que vão muito além de apenas visitar lindas praias
É importante que você saiba que uma viagem de ecoturismo na Rota das Emoções não se resume à prática de esportes radicais. Mas isso não quer dizer também que sobrará para você apenas visitas às praias.
Conhecer diversas dunas, andar de quadriciclos, ver um pôr do sol incrível e, claro, provar a gastronomia do local, são exemplos de boas opções para quem visita a região.
Contribuição para a preservação do meio ambiente
E como dissemos logo no início deste artigo, a preservação do meio ambiente é o foco principal do ecoturismo. Nessa modalidade, se tem a chance de conhecer lugares incríveis e, ao mesmo tempo, ampliar a conscientização sobre a importância e necessidade de se preservar a natureza.
Promoção do turismo e da movimentação econômica local
O ecoturismo na Rota das Emoções também ajuda (e muito) na promoção do turismo e na movimentação da economia local.
Quanto mais pessoas exploram as maravilhas de um roteiro como esse, mais recursos os moradores da região têm, e mais investimento esses lugares receberão para manter a sua preservação.
Por que escolher a ECO Adventure para fazer ecoturismo na Rota das Emoções?
E como escolher a melhor agência de ecoturismo na Rota de Emoções? Primeiro, considere a credibilidade e a experiência que a empresa tem no nesse setor.
A ECO Adventure, fundada em 1998, é pioneira na oferta de produtos turísticos para Ceará, Piauí e Maranhão, sendo seu principal foco de atuação a Rota das Emoções (Jeri, Delta e Lençóis).
Nossos roteiros customizados atendem diferentes públicos, interesses e objetivos, tais como: ecoturismo e aventura, viagem esportiva, lua de mel, entre outros.
Oferecemos ao nosso público pacotes de viagem com variados períodos de estadia e opções de passeios.
Quer saber, em detalhes, como tudo isso funciona e o que temos disponível para você? Então acesse agora mesmo o site da ECO Adventure, confira todos os destinos e aproveite para entrar em contato com um dos nossos agentes.